Acessibilidade / Reportar erro

A influência do método de armazenamento na transparência do cristalino de porco

RESUMO

Objetivos:

Olho de porco é frequentemente usa do como modelos de pesquisa. Este estudo analisa o efeito de di ferentes métodos de armazenamento na preservação da transparência do cristalino de porco.

Métodos:

Uma curva de transmissão espectral (de 220 até 780 nm) para o cristalino foi experimentalmente determinada após armazenamento em diferentes condições: solução salina, formol, óleo de mamona e congelamento a -80°C. Transmissão total do espectro visível, que foi usada como um índice de transparência foi calculada a partir dessas curvas. Para fins comparativos, lentes frescas foram avaliadas e usadas como controles.

Resultados:

O armazenamento do cristalino suíno em solução salina ou óleo de mamona resultou uma perda de transparência de aproximadamente 10% após 24 h e o armazenamento em formol resultou uma perda de quase 30%. O armazenamento por congelamento a -80°C durante 4 semanas manteve a transparência do cristalino; a transmissão espectral medida imediatamente após o descongelamen to à temperatura ambiente coincidiu exatamente com a da lente extraída recentemente.

Conclusão:

A transparência do cristalino suíno é afetada pelo método de armazenamento. O espectro visível é o mais afetado, evidenciado pelo efeito sobre a transparência e consequentemente a quantidade de luz transmitida. Os resultados mostram que o congelamento a -80°C mantém a transparência do cristalino suíno por pelo menos 4 semanas.

Descritores:
Cristalino; Preservação de órgãos; Congelamento; Animais; Suínos

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br