Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos clínicos da adaptação de óculos com lentes progressivas

Clinical aspects of the adaptation to glasses with progressive lenses

RESUMO

Em estudo prospectivo duplo cego, foram avaliados 80 pacientes présbitas, com o objetivo de avaliar a influência dos fatores ametropia básica, valor da adição, uso prévio de outras correções ópticas e idade, na adaptação de lentes progressivas. Foram utilizados 3 tipos de lentes progressivas; Ultravue, Varilux e Vip 70, denominadas respectivamente de lentes I, II e III, em grupos A, B, C e D de 20 pacientes cada. O grupo A usou primeiro lentes II e depois lentes I, o B usou primeiro lentes II e depois III, o grupo C usou primeiro lentes I e depois II e o grupo D usou primeiro lentes III e depois II. Os 2 óculos foram montados pelo mesmo óptico em armações padrão idênticas. Cada paciente usou pelo período de 1 mês cada tipo de lente.

Os resultados foram baseados em questionários e analisados pelos testes estatísticos do qui quadrado, exato de Fisher e teste de Wilcoxon. Dos 80 pacientes estudados, 68 (85%) se adaptaram melhor a uma das lentes progressivas utilizadas, enquanto 12 (15%) não se adaptaram a nenhuma delas.

Com relação às marcas das lentes progressivas, houve preferência estatisticamente significante pelas lentes Varilux II quando comparadas com as lentes Vip, tanto para a visão de perto, quanto para a visão de meia distância; porém com predomínio da visão para meia distância. Quando comparamos as lentes Varilux com as lentes Ultravue, houve preferência estatisticamente significante pelas lentes Varilux tanto para as visões de perto quanto para a de meia distância.

Palavras-chave:
Presbiopia; Lentes progressivas

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br