Acessibilidade / Reportar erro

Cicatrização epitelial corneana em olhos de coelhos com deficiência parcial de limbo corneo-conjuntival e conjuntival

RESUMO

Objetivo:

Comparar a cicatrização epitelial corneana de olhos de coelhos com deficiência parcial de limbo (DPL) córneo-conjuntival e conjuntival com olhos normais (controles).

Métodos:

A DPL foi induzida pela retirada cirúrgica de 1/3 do limbo superior realizando uma ceratectomia a 2 mm do limbo (Grupo 1) e pela remoção do limbo conjuntival sem ceratectomia (Grupo 2). Posteriormente, todos os olhos operados e os controles foram submetidos a duas queimaduras alcalinas consecutivas.

Resultados:

Após a 1a e 2a queimaduras, os olhos do Grupo 1 tiveram uma curva de cicatrização epitelial significativamente mais lenta que os controles, os olhos do Grupo 2 e os contro les tiveram curvas de cicatrização similares. As córneas dos Grupos 1 e 2 apresentaram mais vascularização periférica que os controles porém sem diferença significativa. A incidência de leucomas transitórios foi maior no Grupo 1 quando comparado aos controles (p < 0.05). Houve apenas um caso de leucoma permanente, vascularização e defeito epiteliais persistentes que pertencia ao Grupo 1. A avaliação cito lógica demonstrou células epiteliais normais, com exceção de um caso do Grupo 1 que apresentou células caliciformes.

Conclusões:

Nossos resultados sustentam o conceito de que nas córneas com DPL o epitélio ainda pode estar comprometido após uma queimadura moderada e que a remoção de limbo córneo-conjuntival causa uma DPL mais grave do que a remoção de limbo conjuntival. Além disso, trata-se de um procedimento tecnicamente mais dificil e invasivo para o olho doador.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br