Objetivo:
Avaliar a concordância entre as medidas de elevação e curvatura das superfícies anterior e posterior da córnea obtidos pelos analisadores de Scheimpflug Galilei e Pentacam.
Método:
Estudo de teste diagnóstico, prospectivo, não-intervencional realizado no Departamento de Oftalmologia do Centro Médico da Universidade Americana de Beirute. Sessenta olhos de 60 pacientes consecutivos. As medições foram feitas usando dois analisadores Scheimpflug diferentes (Galilei e Pentacam). A esfera de melhor ajuste foi fixada em 8 mm para ambos equipamentos. Paquimetria (CCT), elevação anterior (AE) e elevação posterior (PE), e curvatura foram avaliados. Coeficientes de correlação de Pearson, comparação das médias, e gráficos de Bland-Altman foram utilizados para avaliar a correlação.
Resultados:
A média de CCT (no ápice da córnea) foi 533 ± 35 µm usando o Galilei e 532 ± 37 µm usando o Pentacam (p=0,980). As médias centrais de AE foram de 1,25 ± 3,95 µm e 2,29 ± e 5,28 µm com o Galilei e Pentacam, respectivamente (p=0,964). As médias de centrais de PE foram 4,19 ± 8,18 µm e 5,42 ± 14,05 µm com a Galilei e Pentacam, respectivamente (p=0,956).
Conclusões:
Os analisadores de Scheimpflug avaliados correlacionam bem em termos de paquimetria, elevação e curvatura.
Córnea/patologia; Córnea/anatomia e histologia; Topografia da córnea; paquimetria corneana; Fotografia/instrumentação