Acessibilidade / Reportar erro

Análise microbiológica de estojos de lentes de contato: impacto do ambiente nosocomial

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi analisar a microbiota bacteriana e fúngica encontrada em estojos de lentes de contato em dois grupos, correlacionar os dados sobre os hábitos de uso de lentes de contato e avaliar se há diferença na positividade das culturas entre os usuários estojos de lentes de contato com ranhuras e sem ranhuras.

Métodos:

Dois grupos foram formados, trabalhadores do hospital e pessoas que não visitaram o hospital (35 indivíduos por grupo), e um questionário foi aplicado sobre dados epidemiológicos e hábitos relacionados ao uso de lentes de contato e estojos de lentes. Além disso, 140 amostras, coletadas do compartimento direito e esquerdo de cada estojo de lente, esfregando o fundo dos mesmos, foram testadas por bacterioscopia e por culturas de fungos e bactérias, com identificação computadorizada da espécie.

Resultados:

Não houve crescimento fúngico em nenhum dos 70 estojos de lentes de contato, porém bactérias foram encontradas em 39; não houve diferença estatística entre os grupos. A maioria das bactérias (>85%) eram bacilos gram-negativos. Quando um compartimento estava contaminado, o risco de contaminação do outro compartimento era elevado (>80%). A contaminação foi estatisticamente maior nos estojos com ranhuras (p=0,0149).

Conclusão:

A contaminação dos estojos parece ocorrer por bactérias que, em geral, não são encontradas em doenças oculares associadas ao uso de lentes de contato, sugerindo que existem outras variáveis decisivas nas infecções oculares de uma lente ou estojo contaminado. Contaminação de estojos de lentes de contato com fungos parece ser uma exceção. O uso de estojos com ranhuras é uma prática comum e apresenta um risco potencial à saúde ocular. Não foram encontradas diferenças significativas nos resultados dos testes bacterianos entre trabalhadores hospitalares e pessoas que não visitaram o hospital.

Descritores:
Lentes de contato; Ceratite; Hospital; Microbiota

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br