Acessibilidade / Reportar erro

Reações emocionais do paciente oftalmológico

Emotional reactions of the ophthalmological patient

RESUMO

O paciente oftalmológico pode apresentar sintomas de ansiedade frente à sua doença, com variáveis graus de comprometimento, quando tende a desenvolver mecanismos psíquicos de defesa, que têm por finalidade a atenuação daqueles sintomas.

Os objetivos deste estudo são a verificação da maneira como o oftalmologista percebe as eventuais reações emocionais de seus pacientes, da forma com que ele julga solucioná-las ou atenuá-las e quais as características dos pacientes que tornam o relacionamento profissional mais ou menos difícil.

A metodologia utilizada foi a de levantamento de opiniões, através de questionário, tipo auto-administrado, respondido em presença de um entrevistador previamente treinado.

A população amostral foi composta por 4S oftalmologistas, que relataram que os tipos de dificuldades emocionais mais freqüentemente observadas na prática clínica foram: 1) as associadas ao ato cirúrgico; 2) as decorrentes de problemas econômicos; 3) as dificuldades emocionais primárias; e 4) as associadas à hospitalização.

As condutas relativas ao encaminhamento para um psiquiatra ou psicólogo, após tentativa de resolução da dificuldade emocional ou a orientação do paciente ou de seus familiares quanto a problemas emocionais, foram as mais citadas por esses profissionais, que relataram ainda ter maior dificuldade de relacionamento com pacientes "poliqueixosos”, pacientes que apresentam quadros clínicos de mau prognóstico e pacientes rebeldes ao tratamento ou que não seguem orientações médicas.

Palavras-chave:
Relação oftalmologista-paciente; sintomas emocionais em Oftalmologia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br