Acessibilidade / Reportar erro

Pupila artificial vs adaptação contralateral equilibrada de lentes de contato para correção da presbiopia

Objetivo:

Avaliar e comparar os efeitos da pupila artificial baseada em lentes de contato e a combinação equilibrada de lente de contato multifocal contralateral (CBMCLC) sobre o desempenho visual.

Métodos:

Estudo realizado na Universidade de Valência, Espanha. Em um projeto de estudo do tipo "cross-over", 38 pacientes présbitas foram avaliados utilizando uma lente de contato com pupila artificial no olho não-dominante e CBMCLC. Após 1 mês, foram avaliadas, em condições fotópicas (85 cd/m2), a acuidade visual binocular para distância (BDVA), a acuidade visual binocular para perto (BNVA), a curva de desfocagem, a sensibilidade ao contraste binocular para distância e para perto, assim como a acuidade estereoscópica para perto (NSA). Além disso, a BDVA e a sensibilidade ao contraste binocular para distância foram avaliadas em condições mesópicas (5 cd/m2).

Resultados:

A acuidade visual em distâncias intermediárias e para perto foram melhores com CBMCLC do que com pupila artificial (p<0,05). Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a sensibilidade ao contraste com os dois tipos de correção para distância (em condições mesópicas) e para perto, com CBMCLC ser melhor em ambos os casos (p<0,05). Os valores médios da NSA obtidos com as lentes de contato das pupilas artificiais foram significativamente piores do que com CBMCLC (p=0,001).

Conclusão:

CBMCLC proporciona melhor desempenho visual para visão intermediária e para perto do que a lente de contato com pupila artificial.

Lentes de contato; Presbiopia/reabilitação; Pupila; Ajuste de prótese; Dominância ocular


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br