Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição ao estudo dos efeitos locais do Tiotepa no pós-operatório do pterígio* * Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina da USP, área de Oftalmologia. Orientadores: Prof. Newton Kara José e Prof. Paulo Braga de Magalhães

Evaluation of Thio-tepa's local effects after pterygium excision

RESUMO

Determinaram-se alterações dos epitélios corneano e conjuntival e do filme lacrimal em 40 pacientes com diagnóstico clínico de pterígio, distribuídos ao acaso em 2 grupos (grupo sem Tiotepa e grupo com Tiotepa), através de biomicroscopoa, estesiometria corneana, do teste de Schirmer I, do tempo de rompimento do filme lacrimal pré-corneano e do teste do rosa bengala.

No grupo sem Tiotepa, um olho foi submetido à excisão do pterígio e recebeu no pós-operatório colírio, com a associação de dexametasona 1 mg e cloranfenicol 5 mg, 1 gota 3 vezes o dia até o 25º, tendo o olho contralateral servido de controle. Variações significativas de estesiometria corneana e teste do rosa bengala ocorreram apenas no 15º dia pós-operatório e foram imputadas ao trauma cirúrgico.

No grupo com Tiotepa, um olho foi submetido à excisão do pterígio e recebeu pós-operatório colírio, com a associação de dexametasona 1 mg e cloranfenicol 5 mg, 1 gota 3 vezes ao dia até o 25º e colírio de Tiotepa 1:2000, 1 gota 5 vezes ao dia até o 40º, servindo o olho contralateral de controle. As variações de estesiometria corneana, teste de Schirmer I, tempo de rompimento do filme lacrimal pré-corneano e teste do rosa bengala mantiveram-se significativas durante os 40 dias de utilização do Tiotepa, sendo que, para a maioria dos indivíduos, esses parâmetros se normalizaram entre 1 e 3 semanas após a suspendo da droga. No olho contralateral, evidenciaram-se alterações significativas de estesiometria corneana e do tempo de rompimento do filme lacrimal pré-corneano, que sugerem efeitos de absorção sistêmica da droga.

A pesquisa demonstra que, embora sendo transitórias, as alterações de sensibilidade corneana, do filme lacrimal (volume e estabilidade) e da vitalidade dos epitélios corneano e conjuntival estão relacionados ao uso do Tiotepa.

Unitermos:
Pterígio - Tiotepa; efeitos colaterais - Ceratite; quimicamente induzida

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br