Acessibilidade / Reportar erro

Causas de exenteração

Causes of exenteration

RESUMO

Objetivo:

Analisar as causas das exenterações realizadas no Serviço de Órbita do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto-USP.

Métodos:

Foi realizada análise retrospectiva dos prontuários de 23 pacientes exenterados no Serviço de Órbita do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Ribeirão Preto-USP, no período de maio de 1992 a janeiro de 1998, levando-se em conta sexo, idade, tipo histológico e origem da lesão orbital.

Resultados:

Todas as órbitas foram exenteradas por neoplasia. Em 95, 7 % dos casos a órbita foi acometida por processos neoplásicos locais que se originaram na própria órbita ou em estruturas circunvizinhas. Dentre estes, 61,9% apresentavam lesões diagnosticáveis ectoscopicamente. A maioria apresentava tumores palpebrais que já tinham sido operados em algum outro serviço.

Conclusões:

Os resultados mostram que os tumores palpebrais são extremamente perigosos, pois invadem a órbita com freqüência constituindo-se na principal causa de exenteração. Uma análise rigorosa da história desses pacientes, mostra que se a conduta inicial fosse adequada a exenteração teria sido evitada em praticamente todos os casos.

Palavras-chave:
Órbita; Pálpebra; Tumor; Exenteração

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br