Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia do fluconazol subconjuntival na ceratite experimental por Fusarium solani em modelo animal

Efficacy of subconjunctivally injected fluconazole in experimental Fusarium solani keratitis in animal model

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a eficácia do uso do fluconazol subconjuntival em ceratite fúngica por Fusarium solani experimentalmente induzida em modelo animal.

Métodos:

Após imunossupressão prévia com corticosteróide subconjuntival, o inóculo padrão, preparado com o auxílio do método de espectrofotometria, foi injetado no estroma corneano. Depois de três dias, iniciou-se a aplicação de 300 μl de fluconazol subconjuntival (grupo 1) ou placebo (grupo 2), por quatro dias consecutivos. Cinco dias após a primeira dose subconjuntival de fluconazol ou placebo, procedeu-se ao sacrifício dos animais e à trepanação das córneas e imersão destas em meio de enriquecimento líquido. Alíqüotas de 100, 10 e 1 μl deste meio foram semeadas, após 3 dias, em placas com Sabouraud-dextrose e as colônias crescidas, contadas em 5 dias.

Resultados:

A análise estatística considerou o número de colônias crescidas nas diferentes diluições, para cada grupo. Não houve diferença estatisticamente significante entre o grupo tratado com fluconazol subconjuntival e o grupo controle.

Conclusão:

A utilização de fluconazol subconjuntival, durante 4 dias, não foi eficaz na redução do número de colônias crescidas em placas, quando comparado com o grupo tratado apenas com placebo, em ceratite fúngica por Fusarium solani experimentalmente induzida em coelhos.

Palavras-chave:
Fluconazol; Micose; Ceratite; Fungo; Fusarium

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br