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Teleconsulta em um hospital público de ensino oftalmológico durante a pandemia do COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Analisar a teleconsulta em um hospital público de ensino oftalmológico, durante o período da pandemia do COVID-19.

Métodos:

Foram revisados os registros médicos dos pacientes que solicitaram teleconsulta oftalmológica, no período de Junho de 2020 a Março de 2021. Os resultados incluem dados demográficos, sintomas de queixas oculares e hipóteses diagnósticas. Além disso, foram analisados dados da pesquisa de satisfação aplicada após cada teleconsulta.

Resultados:

Um total de 161 prontuários foram revisados. A idade média dos pacientes foi de 45.98 ± 17.57 (8 a 90) anos, a maioria mulheres, 113 (70,20%). Apenas 57 (35,60%) eram pacientes acompanhados no hospital previamente. A principal razão pela busca pela teleconsulta foi o erro refracional, 73 (45.43%), seguido de olho seco, 16 (9.93%), pterígio, 13 (8.07%). Outros motivos foram o acompanhamento de doenças prévias como glaucoma, retinopatias, miopia, estrabismo e ceratocone. Quanto a pesquisa de satisfação, 151(93,87%) pacientes responderam a pesquisa on-line. A maioria deles mostrou-se satisfeito com a teleconsulta (94.03%) e fariam uma nova teleconsulta (90.06%).

Conclusão:

A teleconsulta pode auxiliar a saúde pública em oftalmologia podendo ser utilizada em hospitais universitários. Embora o erro refracional tenha sido o motivo mais frequente nas consultas, os pacientes mostraram-se satisfeitos com essa modalidade de atendimento que serve como um serviço de orientação.

Descritores:
COVID-19; Telemedicina; Pandemias; Consulta remota; Oftalmopatias/diagnóstico; Hospitais públicos

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