Acessibilidade / Reportar erro

Instabilidade do filme lacrimal e perda de glândulas meibomianas em pacientes com acne vulgaris

RESUMO

Objetivo:

Neste estudo prospectivo, pacientes com acne vulgaris e indivíduos saudáveis do grupo controle foram comparados em relação ao tempo de ruptura do filme lacrimal, taxa de abandono de glândulas meibomianas e parâmetros da câmara anterior, usando o tempo de ruptura do filme lacrimal topográfico não invasivo, meibografia não invasiva e fotografia de Scheimpflug, respectivamente.

Métodos:

Setenta e três olhos de 73 pacientes com acne vulgaris e 67 olhos de 67 indivíduos saudáveis foram incluídos. Todos os participantes submetidos ao primeiro tempo de ruptura do filme lacrimal não-invasivo e ao tempo médio de ruptura do filme lacrimal não-invasivo foram avaliados pelo uso do tempo de ruptura do filme lacrimal; perda de glândulas meibomianas foram avaliadas por meibografia; os parâmetros da córnea e da câmara anterior foram medidos por fotografia de Scheimpflug; e, finalmente, as queixas oculares subjetivas foram pontuadas com o uso do questionário do Indice de doenças de superfície ocular.

Resultados:

Os valores do tempo de ruptura do primeiro filme lacrimal não-invasivo do Grupo com acne vulgaris e do Grupo controle foram 4,7 ± 2,8 e 6,4 ± 3,5 segundos, respectivamente, refererindo-se a uma diferença significativa entre os valores dos grupos (p=0,016). Qualitativamente, o número de olhos com ruptura lacrimal a qualquer momento durante o período de medição foi significativamente maior no grupo de pacientes. (p=0,018). No Grupo com acne vulgaris, a perda de glândulas meibomianas nas pálpebras superiores foi de 33,21 ± 15,5% e nas pálpebras inferiores foi de 45,4 ± 14,5%; por outro lado, no Grupo controle foi de 15,7 ± 6,9% e 21 ± 9,7% respectivamente; ambos os casos referem-se a uma diferença significativa entre os grupos (p=0,000).

Conclusão:

Encontramos estabilidade comprometida do filme lacrimal em pacientes com acne vulgaris. No entanto, o comprometimento foi de grau muito menor, em comparação com a taxa de perda das glândulas meibomianas que desempenham um papel fundamental na estabilidade do filme lacrimal. Esta condição pode ser documentada de forma objetiva - uma metodologia parcialmente sem contato, totalmente não-invasiva e livre de corantes.

Descritores:
Acne vulgar; Glândulas de Meibomius; Câmara anterior; Teste não-invasivo de tempo de ruptura; Filme lacrimal

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br