Acessibilidade / Reportar erro

Venda de colírios, sem receita médica, em farmácias com serviço de entrega a domicílio

Selling of eye drops, without prescription

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a venda de colírios, sem receita médica, em farmácias com serviço de entrega a domicílio, para um paciente com olho vermelho.

Métodos:

Neste estudo, cem farmácias que dispunham de serviço de entrega a domicílio, em Recife-Brasil, foram selecionadas aleatoriamente. Por meio de contato telefônico, um cliente que alegava sensação de corpo estranho ocular unilateral, lacrimejamento e vermelhidão com 24 horas de evolução questionou ao atendente a conduta a ser tomada. Ao final do contato foi perguntado se o atendente era farmacêutico ou balconista.

Resultados:

Em todas as farmácias o contato foi feito com balconistas. Em 91 % dos casos foi sugerida a compra de medicação sem receita médica. Colírio para alívio sintomático foi a mais freqüente sugestão, oferecido em 45 % dos casos.

Conclusão:

Estes dados sugerem que a venda de colírios sem receita médica, em farmácias com serviço de entrega a domicílio, é comum em Recife, PE.

Palavras-chave:
Abuso de medicamentos; Anormalidades do olho; Infecção ocular; Auto-medicação

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br