Resumo
Incorporar o BIM na formação de profissionais tornou-se uma demanda e um tema de grande importância para o ensino superior. Existem várias propostas de implementação curricular do BIM. No entanto, na maioria dos casos, são específicos de uma única universidade oudomínio, não contemplam políticas acadêmicas ou simplificam a prática segmentando o conhecimento. Este trabalho propõe um protocolo para a implementação curricular do BIM semelhante aoda indústria, considerando aspectos de processo, tecnologia e políticas alinhados com a missão da instituição de ensino e com as competências existentes. Pesquisa-ação foi o método utilizado. Três ações foram realizadas: (1) proposição, (2) sistematização e (3) aplicação. As ações foram realizadas em ciclos de forma incremental, resultando em (1) diretrizes, (2) ferramentas de apoio e (3) planos de implementação. Duas universidades brasileiras participaram de estudos-piloto do Projeto Construa Brasil. Os estudos-piloto inspiraram uma rede de células BIM que aplicaram as diretrizes curriculares de implementação BIM em larga escala. As diretrizes mostraram-se genéricas e abrangentes, orientando a transformação com base empírica para a tomada de decisão dos acadêmicos. A facilitação de um especialista BIM foi confirmada como fator essencial de sucesso. Observa-se que, mesmo com uma tímida introdução de competências BIM em um escopo limitado de soluções de engenharia, o impacto na maturidade BIM do currículo é significativo.
Palavras-chaves:
Plano de implementação BIM curricular; Construa Brasil; Células BIM