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Modelagem para o acoplamento do transporte de umidade, calor e cloreto de sódio em estruturas de concreto

A model for coupled moisture, heat and sodium chloride transport in concrete structures

Resumo

A durabilidade dos materiais está diretamente ligada a sua capacidade de resistir aos agentes de deterioração. Nesse contexto, as estruturas de concreto podem estar sujeitas aos efeitos da umidade e do sal, reduzindo consideravelmente o seu tempo de vida útil. Os sais que entram pelos poros do concreto podem atacar sua armadura, bem como se concentrar em alguns pontos e cristalizar, gerando trincas e fissuras e reduzindo, deste modo, a sua resistência. Nesse sentido, este trabalho apresenta um modelo matemático para o transporte acoplado de calor, umidade e sal em meios porosos. As equações governantes foram discretizadas por meio do método dos volumes finitos resolvidas simultaneamente a partir do algoritmo MultiTriDiagonal Matrix Algorithm (MTDMA). A verificação do modelo foi realizada a partir da comparação de estudos de casos obtidos na literatura, mostrando uma boa concordância entre os resultados.

Palavras-chave:
Transporte de sal; Meio poroso; Concreto

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