Resumo
A atividade imobiliária está permeada por inúmeros riscos, os quais podem inviabilizar em determinado grau o investimento feito em um empreendimento. Entre esses, um dos mais impactantes é a falta de adequação do produto ofertado ao mercado que se pretende atingir. Nesse sentido, é primordial o entendimento do comportamento do consumidor-alvo de um empreendimento, o que torna fundamental a compreensão de como ocorre o processo decisório e de quais fatores e atributos impactam em sua escolha. Com esse intuito, a pesquisa apresenta uma revisão sistemática de literatura, tendo como objetivo principal a identificação de clusters para análise de conteúdo e uma proposta de classificação dos fatores que influenciam a decisão de compra de imóveis para fins de moradia. Os resultados obtidos indicam que as pesquisas realizadas acerca do assunto são recentes e vêm ganhando maior volume nos últimos anos, e que há baixa oferta de publicações brasileiras com tal abordagem. Poucos estudos relacionam todas as categorias de aspectos que afetam o processo decisório estudado, sendo os fatores relacionados ao consumidor os menos considerados.
Palavras-chave: Mercado imobiliário; Comportamento do consumidor; Processo decisório; Habitação; Revisão sistemática