3 EFEITO DOS INIBIDORES DA ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA SOBRE A REGENERAÇÃO HEPÁTICA
(estudo experimental)
EFFECT OF ANGIOTENSIN-CONVERTING ENZYME INHIBITORS ON LIVER REGENERATION (experimental study)
Ramalho FS, Ramalho LNZ, Castro-e-Silva Jr O, Zucoloto S, Corrêa FMA
Departamentos de Cirurgia e Anatomia, Patologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
Introdução e ObjetivosMétodo - Ratos adultos foram tratados com lisinopril, captopril, enalaprilato ou solução salina, via intraperitoneal, por 5 dias anteriores à HP até o sacrifício. Animais também foram tratados com bradicinina, HOE 140 ou losartan. Os ratos foram sacrificados 12, 24, 36, 72 e 120 horas após a HP. A regeneração hepática foi estimada através da dosagem do conteúdo de DNA hepático, do grau de restauração do peso hepático em relação ao peso corporal e através de estudo imuno-histoquímico para o PCNA (proliferating cell nuclear antigen).
Resultados - O índice de hepatócitos marcados pelo PCNA no grupo tratado com lisinopril foi maior que no grupo controle em todos os tempos após a HP, exceto 120 horas. O peso seco do fígado remanescente foi maior no grupo tratado com lisinopril em relação ao controle nos tempos 12, 24, 36 e 48 horas após a HP. O conteúdo de DNA hepático também foi maior nos grupos tratados com lisinopril, captopril e enalaprilato 36 horas após a HP. A resposta regenerativa induzida pela bradicinina foi semelhante àquela induzida pelo lisinopril e pela associação lisinopril+bradicinina. O emprego do HOE 140 juntamente com o lisinopril reduziu a resposta regenerativa induzida pelo lisinopril, sugerindo que a bradicinina deve estar envolvida no processo de estimulação da atividade regenerativa hepática promovido pelos inibidores da ECA.
Conclusão - O atual estudo revela que os inibidores da ECA são capazes de estimular a regeneração hepática após a HP.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Mar 2001 -
Data do Fascículo
2000