Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da correção volêmica por infusão de diferentes tipos de solução, na mucosa do intestino delgado em ratos

EFEITOS DA CORREÇÃO VOLÊMICA POR INFUSÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SOLUÇÃO, NA MUCOSA DO INTESTINO DELGADO EM RATOS.

BRITO MVH,

NIGRO AJT,

MONTERO EFS,

NOVO NF,

JULIANO Y.

RESUMO:

Objetivo: Estudar o efeito de diferentes tipos de solução de reposição na mucosa do intestino delgado de ratos, submetidos a choque hipovolêmico.

Métodos: Foram utilizados 150 ratos Wistar (Rattus novergicus albinus, rodentia, Mammalia), machos, adultos, peso entre310 e 410g, oriundos do Instituto Evandro Chagas de Belém do Pará. Os animais foram distribuídos nos seguintes grupos e subgrupos: Grupo padrão (P), Grupo Choque (Ó), Grupo solução fisiológica (SF), Grupo solução hipertônica (SH) e Grupo solução hipertônica + dextram 40 (SHD), com 30 animais cada. Os grupos foram separados em subgrupos com 10 animais cada, de acordo com o dia de pós-operatório(DPO) previsto para a eutanásia dos animais, (1° , 3° ou 7° DPO), sendo após esta colhido material para a realização de teste de resistência intestinal à insuflação gasosa, absorvância pelo MTT (Methyl-Thiazolyl Blue) e estudo histológico em todas as peças retiradas dos animais. Resultados: Os melhores resultados tenderam a ocorrer nos Grupos C, SH e SHD, nos quais foram observadas melhores curvas de ganho ponderal, mais altos índices de viabilidade celular, e, menores graus de lesão da túnica mucosa, em relação ao Grupo SF. Conclusão: A correção volêmica com solução de cloreto de sódio a 7,5%, isolado ou associado ao dextram (soluções hipertônicas) , quando comparadas a correção com cloreto de sódio a 0,9% (solução isotônica) levou ao aumento da quantidade de células viáveis, e portanto, menor grau de lesão da túnica mucosa no intestino delgado em ratos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com