Acessibilidade / Reportar erro

CIRURGIA VASCULAR

001

ESTUDO EXPERIMENTAL COMPARATIVO DA EFICÁCIA ANTI-TROMBÓTICA DA HEPARINA CONVENCIONAL E DA HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR

EXPERIMENTAL STUDY COMPARING THE ANTITHROMBOTIC EFFICACY OF THE CONVENTIONAL HEPARIN AND THE LOW MOLEUCLAR WEIGHT HEPARIN

Silveira, P.G., Galego, G.N., d'Acampora, A.J.,Ferreira, F.O., Philippi,F.F., Ferreira, Steckert, S.J., Schmitz, M..A.

Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC.

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: A partir da estandarização de modelos de trombose venosa experimental, foi possível o estudo em laboratório das distintas heparinas. Este estudo objetiva comparar uma heparina de baixo peso molecular (HBPM) com a heparina convencional (HC), analisando sua atividade antitrombótica com diferentes métodos de indução de trombose.

MÉTODOS: Estudo experimental randomizado, cego, comparando a eficácia antitrombótica (redução do peso do trombo) entre duas heparinas (HBPM e HC). Foram utilizados dois métodos distintos de trombose venosa experimental: no grupo I a trombose venosa foi induzida injetando-se oleato de etanolamina na veia jugular de 30 coelhos e glicose a 50% em mais 30, todos da raça New Zealand. No Grupo II a trombose venosa foi induzida por estase mediante a ligadura da veia cava de 30 ratos da raça Wistar.

RESULTADOS: No grupo I, 52 animais desenvolveram trombos; já no grupo II, a maioria dos animais não desenvolveu trombos. Em ambos os grupos obtiveram-se reduções semelhantes nos pesos dos trombos com uso de HC e HBPM;

CONCLUSÃO: Não houve diferenças significativas na redução do peso do trombo em ambos os grupos, com as duas heparinas.

***

002

ESTUDO EXPERIMENTAL DO TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL

EXPERIMENTAL STUDY OF ENDOVASCULAR TREATMENT OF ABDOMINAL AORTA ANEURYSM

Ferreira, O. F., Rampinelli, A., Silveira, P.G., Galego, G.N., d'Acampora, A.J., Philippi,F.F., El-kouba, G.J.

Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC.

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: O tratamento endovascular do aneurisma da aorta abdominal baseia-se na implantação de um dispositivo intravascular expansível cuja função é reconstituir a anatomia e conseqüente função da área acometida. O objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade e a eficácia do tratamento endovascular dos aneurismas de aorta abdominal através de um modelo experimental em cães.

MÉTODOS: Estudo experimental utilizando 10 cães sem raça definida, "portadores"de aneurisma de aorta abdominal construído cirurgicamente com a implantação de um remendo de Dacronâ. Após a criação do aneurisma e realização de aortografia diagnóstica, todos os cães foram submetidos ao tratamento endovascular mediante a implantação de uma endoprótese reta auto-expansível. Ao fim de 4 semanas, realizou-se nova aortografia para avaliar se o aneurisma havia sido excluído pela endoprótese. A seguir, os cães foram sacrificados, e a artéria aorta ressecada para realização de estudo histopatológico.

RESULTADOS: As endopróteses excluíram todos os aneurismas. Em nenhum dos casos observou-se fuga, migração ou oclusão das endoprótese. O estudo histopatológico demonstrou a presença de início de processo de endotelização.

CONCLUSÃO: O tratamento dos aneurismas de aorta abdominal e cães mediante a implantação de endoprótese auto-expansível mostrou-se factível e eficaz.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    2001
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com