Acessibilidade / Reportar erro

Introdução

INTRODUÇÃO

Jornada Acadêmica de Cirurgia

Prof. Alcino Lázaro

Como adimitimos que os alunos de medicina são muito diferenciados, sob o ponto de vista técnico, imaginamos que poderiam promover os eventos de uma forma completamente diferente.

Idealizamos que eles poderiam organizar, participar, concorrer e também ministrar as aulas e mesas-redondas, mas supervisionados.

Organizamos a Jornada de Cirurgia com uma filosofia diferente. Tudo é feito pelos alunos. Reúnen-se. Compõem a Comissão Organizadora. Fazem um inquérito entre o alunato colhendo sugestões para a programação científica. Selecionam os temas de maior interesse e que mais se aplicam a suplementação pedagógica. Submetem-se a concurso para serem selecionados como palestrantes. Classificam-se. Por ordem hierárquica, os primeiros colocados escolhem o tema de sua preferência. Cada selecionado vai em busca de um Orientador, nesse caso um professor diferenciado no tema. Prepara a sua apresentação. Discute-a com o Orientador. Apresenta-a didaticamente. Reserva uma fração de seu horário, no evento, para comentários ou correções por parte do Orientador. É classificado para concorrer aos prêmios de melhores: monografia, tema livre, pôster e palestra.

Ao lado disso, fazem o treinamento de composição programática, divulgação, obtenção de recursos, recepção de convidados e acompanhamento amigo e social de um convidado especial que faz uma palestra técnica e outra de formação.

O que nos coube fazerm, sem possibilidade de transferência para os alunos? Criar. Estimular. Congregar. Compor a banca examinadora para a seleção didática dos palestrantes. Ajudar, às vezes, na escolha do Orientador. Compor os membros da banca examinadora sem o conhecimento alunos e que no plenário assistem à todas apresentações e que no final fazem o julgamento e classificação para os prêmios. Sugerir nomes nacionais para que eles escolham o conferencista convidado. Ajudar no financiamento, pois a jornada é uma das atividades da Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia(Fupec). Incutir na comissão de que os horário cumpridos são fundamentais para o sucesso. Por último, mas não menos importante, orientar quando há desavenças, incompreensões, ou problemas de relacionamento humano.

O resultado é excelente. Tudo sai muito bem organizado e seriamente conduzido. As apresentações são atualizadas e bem preparadas, muitas vezes, não necessitando de intervenção pública do Orientador.

Ponto de vista

Luiz Gonzaga Pimenta

Comprovam os graduandos da Faculdade de Medicina da UFMG que o corpo docente da "Alfredo Balena" ensina medicina com muita propriedade. 0 Internato Rural certifica esse aprendizado.

Chegou o momento de aprender a ser médico confiável, disponível e ético. Amanhã, como médicos e em nova etapa, vocês da décima JAC terão oportunidade de saltar a frente e freqüentar variados congressos de medicina aqui e muito longe!

Saibam que só o primeiro passo foi difícil para os alunos da JAC que vi nascer. A cada ano, esse mini-congresso cresce e comprova que o estudante, em espetacular metamorfose, troca o aprender pelo prazer de ensinar com muito mérito.

Parabéns alunos de todas as jornadas pelo muito que ensinaram e aprenderam.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2003
  • Data do Fascículo
    2002
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com