1 |
10 minutos - orientações sobre anatomia e funcionamento da voz |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração. |
3 minutos de fricativo /s/ |
3 minutos de fricativo /s/ + vogais |
3 minutos de fricativo /z/ |
3 minutos de fricativo /z/ + vogais |
3 minutos fricativo surdo e sonoro /s/ + /z/ |
2 |
10 minutos - dinâmica com figuras para explicar sobre distúrbios vocais e funcionamento da voz |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração. |
3 minutos de fricativo /s/ com rotação de cabeça. |
3 minutos de fricativo /z/ com rotação de cabeça. |
3 minutos de som nasal. |
3 minutos de som nasal com técnica mastigatória. |
3 minutos bocejo-suspiro |
3 |
10 minutos - vídeo educativo sobre hábitos vocais saudáveis. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração. |
3 minutos de som nasal com rotação de língua. |
3 minutos de fricativos (/v/, /z/, /j/) + vogais. |
3 minutos de fricativo glissando |
3 minutos de som nasal com técnica mastigatória |
3 minutos bocejo-suspiro |
4 |
10 minutos - discussão sobre recursos para fazer os exercícios propostos em casa. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração. |
3 minutos de som nasal com rotação de língua em vestíbulo oral. |
3 minutos de fricativos (/v/, /z/, /j/) + vogais. |
3 minutos de fricativo glissando. |
3 minutos vibrante de língua. Na impossibilidade de realização, sugeriu-se vibrante de lábios. |
3 minutos bocejo-suspiro |
5 |
10 minutos - dinâmica de hábitos vocais saudáveis com figuras. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração. |
3 minutos de som fricativo com escalas musicais ascendentes e descendentes |
3 minutos de vibrante de língua em escala |
3 minutos de contagem de números com rolha |
3 minutos de som nasal com técnica mastigatória. |
3 minutos bocejo-suspiro |
6 |
10 minutos - discussão de hábitos que fazem mal para a voz. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração, juntamente com contagem de números, a fim de observar a postura corporal e verificar se há tensão durante a fonação. |
3 minutos de som nasal com estalo de língua |
3 minutos de fricativos (/v/, /z/, /j/) + vogais |
3 minutos de fricativo /s/ + vogais |
3 minutos de finger kazoo
|
3 minutos bocejo-suspiro |
7 |
10 minutos - discussão sobre as dificuldades de ter um problema de voz. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração, juntamente com a fala dos dias da semana, a fim de observar a postura corporal e verificar se há tensão durante a fonação. |
3 minutos de som nasal com escala musical |
3 minutos de fricativo surdo e sonoro (/s/ e /z/) + vogais. |
3 minutos de fricativo com glissando. |
3 minutos de TVSO com cartão de papel (cartão de visita) |
3 minutos de bocejo-suspiro |
8 |
10 minutos - vídeo sobre o uso da voz profissional. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração, juntamente com a fala dos meses do ano, a fim de observar a postura corporal e verificar se há tensão durante a fonação. |
3 minutos de fricativo /s/ com rotação de cabeça. |
3 minutos de fricativos surdo e sonoro (/s/ e /z/). |
3 minutos de som nasal com técnica mastigatória. |
3 minutos de TVSO com tubo de silicone na água |
3 minutos bocejo-suspiro |
9 |
10 minutos - discussão sobre hábitos saudáveis que impactam na voz. |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração, juntamente com a fala de frases simples, a fim de observar a postura corporal e verificar se há tensão durante a fonação. |
3 minutos de som nasal + vogais. |
3 minutos de som nasal + escalas musicais ascendentes e descendentes |
3 minutos de fricativos (/v/, /z/, /j/) + vogais |
3 minutos TVSO com tubo de silicone na água |
3 minutos bocejo-suspiro |
10 |
10 minutos - leitura e discussão de folder com orientações para a voz |
5 minutos de exercício de respiração. Participante em pé, com as mãos posicionadas na cintura para propriocepção da inspiração e expiração, juntamente com a fala de frases simples, a fim de observar a postura corporal e verificar se há tensão durante a fonação. |
3 minutos de fricativo /s/ com rotação de cabeça |
3 minutos de som nasal + escalas musicais ascendentes e descendentes |
3 minutos de nasal + rotação de língua |
3 minutos de TVSO com tubo de silicone na água |
3 minutos bocejo-suspiro |