Resumos
OBJETIVO: Verificar e comparar habilidades de consciência fonológica (CF) de crianças estudantes de escola pública e particular, em processo de alfabetização. MÉTODOS: Foi aplicado um teste de CF em 70 crianças da primeira série do Ensino Fundamental, sendo 35 estudantes de escola pública e 35 de escola particular, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do ano letivo. RESULTADOS: Todas as crianças obtiveram melhora no desempenho, quando comparados o pré e o pós-teste. No pré-teste, os melhores escores foram relativos às provas que envolviam o nível silábico e rimas. No entanto, comparando-se o pré-teste com o pós-teste, as provas de nível fonêmico foram as que resultaram em índices significativos de melhora em toda a amostra. As crianças da escola particular obtiveram maior pontuação na maioria das provas, assim como maior número total de pontos no pré-teste e no pós-teste, em relação às crianças da escola pública. Houve redução da diferença entre as escolas no desempenho da CF no final do ano letivo. CONCLUSÃO: Todas as crianças apresentaram melhora nas habilidades de CF com o processo de alfabetização. As crianças da escola particular demonstraram melhor desempenho, principalmente no pré-teste, indicando possível influência dos aspectos socioeconômicos no desenvolvimento dessas habilidades. As habilidades de rimas e as habilidades silábicas desenvolveram-se antes do processo de alfabetização e as habilidades de consciência fonêmica foram desenvolvidas concomitantemente com esse processo. Enfatiza-se, ainda, na amostra estudada, a importância do ensino da escola pública na diminuição da discrepância dessas habilidades entre as escolas, no final do ano letivo.
Aprendizagem; Linguagem; Linguagem infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Educação
PURPOSE: To verify and compare phonological awareness (PA) abilities of public and private school children in the literacy process. METHODS: A test of phonological awareness (PA) was applied in 70 children in the first grade of elementary school (35 students from public school and 35 from private school) at the beginning (pretest) and end (posttest) of the school year. RESULTS: All children showed improvement in their performance when compared pre and posttest. In the pretest, the best scores were observed in the syllable level and in rhymes; however, comparing the pre with the posttests, the phonemic level showed the most significant improvement rates in the whole sample. The private school children had higher scores in most tests applied, as well as a higher total number of points compared to public school children in the pre and posttest. There was a decrease in the difference of the PA performance between schools at the end of the school year. CONCLUSION: All children showed improvement in PA skills with literacy process, although children from private schools had better performance, especially in the pretest, which can be a sign of the socioeconomic influence in the development of these skills. Syllabic and rhymes skills were developed before the literacy process and phonemic awareness skills were developed concurrently with this process. Also this study lays emphasis on the importance of the instruction in public schools in reducing the discrepancy between the abilities of these schools at the end of the school year, in this sample.
Learning; Language; Child language; Language development; Education
-
1Dambrowski AB, Martins CL, Theodoro JL, Gomes E. Influência da consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Rev CEFAC. 2008;10(2):175-81.
-
2Nunes C, Frota S, Mousinho R. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita: implicações teóricos para o embasamento da prática fonoaudiológica. Rev CEFAC. 2009;11(2): 207-212.
-
3Frohlich LP, Metz D, Petermann F. Program for the enhancement of phonological awareness in preschoolers. Kindheit und Entwicklung. 2009; 18(4):204-212.
-
4Basso FPA. A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2006.
-
5Billard C, Bricout L, Ducot B, Richard G, Ziegler J, Fluss J. Reading, spelling and comprehension level in low socioeconomic backgrounds: Outcome and predictive factors. Revue d'Épidémiologie et de Santé Publique. 2010Apr; 58(2):101-10.
-
6Townsend M, Konold TR. Measuring early literacy skills: a latent variable investigation of the phonological awareness literacy screening for preschool. J Psychoeduc Assess. 2010Apr;28(2):115-28.
-
7Enricone JRB, Salles JF. Relação entre variáveis psicossociais familiares e desempenho em leitura/escrita em crianças. Psicologia Escolar e Educacional. 2011;15(2):199-210.
-
8Adams MJ, Foorman BR, Lundberg I, Beeler T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed; 2006.
-
9Alcock KJ, Ngorosho D, Deus C, Jukes MC. We don't have language at our house: disentangling the relationship between phonological awareness, schooling, and literacy. Br J Educ Psychol. 2010Mar;80(1):55-76.
-
10Stanovich KE, Cunningham AE, Cramer BE. Assessing phonological awareness in kindergarter children: issues of task comparability. J Exp Child Psychol. 1984;38(2):175-90.
-
11Berninger VW, Abbott RD, Nagy W, Carlisle J. Growth in phonological, orthographic, and morphological awareness in grades 1 to 6. J Psycholinguist Res. 2010Apr;39(2):141-63.
-
12Thatcher KL. The development of phonological awareness with specific language-impaired and typical children. Psychology in the Schools. 2010May;47(5):467-80.
-
13Vloedgraven D, Verhoeven L. The nature of phonological awareness throughout the elementary grades: An item response theory perspective. Learn Individ Differ. 2009Jun;19(2):161-69.
-
14Godoy DMA. Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2001.
-
15Godoy DMA. O papel da consciência fonológica no processo de alfabetização. Pro Fono. 2003Set-Dez;15(3):241-49.
-
16Fadine CC, Capellini AP. Treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para a dislexia. Psicopedagogia. 2011;28(85):3-13.
-
17Tenório SMPCP, Ávila CRB. Processamento fonológico e desempenho escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev CEFAC. 2012;14(1):30-8.
-
18Furlan SA, Fukuda MTH, Granzotti RBG. Habilidades de consciência fonológica em criança portadora de síndrome da imunodeficiência adquirida: pré e pós-terapia fonoaudiológica. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):86-90.
-
19Paes CTS, Pessoa ACRG. Habilidades fonológicas em crianças não alfabetizadas e alfabetizadas. Rev CEFAC. 2005Abr-Jun;7(2):149-57.
-
20Piccolo LR, Falcetol OG, Fernandes CL, Levandowski DC, Grassi-Oliveira R, Salles JF. Variáveis psicossociais e desempenho em leitura de crianças de baixo nível socioeconômico. Psic Teor e Pesq. 2012;4(28):389-98.
-
21Duursma E, Pan BA, Raikes H. Predictors and outcomes of low-income fathers'reading with their toddlers. Early Child Res Q. 2008;23(3):351-65.
-
22Skibbe LE, Justice LM, Zucker TA, McGinty AS. Relations among maternal literacy beliefs, home literacy practices, and the early literacy skills of preschoolers with specific language impairment. Early Education and Development. 2008;19(1):68-88.
-
23Peeters M, Verhoeven L, de Moor J, van Balkom H, van Leeuwe J. Home literacy predictors of early reading development in children with cerebral palsy. Res Dev Disabil. 2009May-Jun;30(3):445-61.
-
24Kim YS. The relationship between home literacy practices and developmental trajectories of emergent literacy and conventional literacy skills for Korean children. Reading and Writing. 2009;22(1):57-84.
-
25Carvalho AMP. Baixo rendimento escolar: uma visão a partir do professor. In: Funayama CAR (Org.). Problemas de aprendizagem: enfoque multidisciplinar. Campinas: Alínea; 2000. p. 115-46.
-
26Leybaert J, Alégria J, Deltour JJ, Skinkel R. Aprender a ler: o papel da linguagem, da consciência fonológica e da escola. In: Grégoire J, Piérart B (Orgs.). Avaliação dos problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997. p. 143-66.
-
27Capovilla AGS, Capovilla FC. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicol Reflex Crit. 2000Jan-Jun;13(1):7-24.
-
28Santos AA. A influência da consciência fonológica na aquisição da leitura e da escrita. In: Sisto FF, Campos GC, Fini LDT, Souza MTCC, Brenelli RP (Orgs). Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes; 1996. p. 213-47.
-
29Pedras CTPA, Geraldo T, Crenitte PAP. Consciência fonológica em crianças de escola pública e particular. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2006;11(2):65-9.
-
30Krajewski K, Schneider W. Exploring the impact of phonological awareness, visual-spatial working memory, and preschool quantity-number competencies on mathematics achievement in elementary school: findings from a 3-year longitudinal study. J Exp Child Psychol. 2009Ago;103(4):516-31.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Ago 2013 -
Data do Fascículo
Jun 2013
Histórico
-
Recebido
28 Jun 2012 -
Aceito
24 Jul 2013