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Avaliação do processamento auditivo central em crianças e adolescentes acometidos por acidente vascular cerebral: revisão sistemática da literatura

RESUMO

Objetivos

Identificar estudos que tenham abordado as avaliações do processamento auditivo central, eletrofisiológicas e/ou comportamentais, em crianças e adolescentes acometidos por acidente vascular cerebral.

Estratégia de pesquisa

Conduziu-se uma busca no mês de julho de 2017, usando os descritores: stroke , auditory perception, childhood, child, children e evoked potentials auditory nas bases de dados PubMed, Scopus e SciELO.

Critérios de seleção

Foram selecionados artigos em inglês e português, publicados até julho de 2017, sem limitação de data inicial. Os artigos deveriam apresentar abordagem metodológica que referisse achados da avaliação do processamento auditivo central, em crianças e adolescentes com diagnóstico de acidente vascular cerebral.

Resultados

Inicialmente, foram encontrados 15 estudos, resultando na seleção de três artigos que atendiam aos critérios de inclusão e que foram considerados relevantes para a amostra deste estudo. Devido ao fato de que nenhum dos estudos incluídos tenha utilizado os potenciais evocados auditivos de longa latência em suas avaliações audiológicas, optou-se por realizar uma segunda busca, com os descritores: stroke AND children AND evoked potentials, auditory, nas mesmas bases de dados. Com estes descritores, obteve-se 36 artigos e, destes, apenas um artigo foi selecionado, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos.

Conclusão

Foram verificados poucos estudos na literatura, que tenham avaliado o processamento auditivo central em crianças e adolescentes acometidos por acidente vascular cerebral. Não obstante, salienta-se a importância dos estudos encontrados para contribuição nos processos de diagnóstico e de monitoramento terapêutico dessa população.

Palavras-chave:
Acidente vascular cerebral; Infância; Percepção auditiva; Potencial evocado auditivo; Eletrofisiologia; Revisão

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