Acessibilidade / Reportar erro

Reconhecimento de emoções pela voz e expressão facial por estudantes de medicina

RESUMO

Objetivo

avaliar a capacidade de estudantes de medicina para reconhecer emoções pela voz e expressão facial, por meio de avaliações de percepção emocional da entonação vocal e das expressões faciais.

Métodos

estudo com delineamento transversal observacional. Para avaliação do reconhecimento de emoções pelas expressões faciais, utilizou-se um teste composto por 20 vídeos de microexpressões faciais e, para avaliação do reconhecimento emocional pela voz, utilizou-se o Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas, baseado no banco de dados de Burkhardt. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Friedman, Shapiro-Wilk, teste t de Student ou Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman.

Resultados

o estudo foi composto por 38 alunos, com média de idade de 20,8 (±2,5). O reconhecimento de emoções pela voz foi significativamente superior, comparado com os resultados do teste de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais. Houve correlação positiva entre a idade e a habilidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais. O gênero masculino apresentou taxa significativa de acertos, superior ao gênero feminino na habilidade de reconhecer emoções pela expressão facial. As emoções com maior média de acertos pela expressão facial foram surpresa, alegria e desprezo, enquanto, por meio da voz, as emoções foram raiva, medo e tristeza.

Conclusão

a capacidade de reconhecimento de emoções por estudantes de medicina foi maior na avaliação de percepção emocional por meio da voz.

Palavras-chave:
Emoções; Reconhecimento de voz; Reconhecimento facial; Comunicação não verbal; Empatia; Comunicação em saúde

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br