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Reconhecimento de emoções pela voz e expressão facial por estudantes de medicina

RESUMO

Objetivo

avaliar a capacidade de estudantes de medicina para reconhecer emoções pela voz e expressão facial, por meio de avaliações de percepção emocional da entonação vocal e das expressões faciais.

Métodos

estudo com delineamento transversal observacional. Para avaliação do reconhecimento de emoções pelas expressões faciais, utilizou-se um teste composto por 20 vídeos de microexpressões faciais e, para avaliação do reconhecimento emocional pela voz, utilizou-se o Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas, baseado no banco de dados de Burkhardt. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Friedman, Shapiro-Wilk, teste t de Student ou Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman.

Resultados

o estudo foi composto por 38 alunos, com média de idade de 20,8 (±2,5). O reconhecimento de emoções pela voz foi significativamente superior, comparado com os resultados do teste de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais. Houve correlação positiva entre a idade e a habilidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais. O gênero masculino apresentou taxa significativa de acertos, superior ao gênero feminino na habilidade de reconhecer emoções pela expressão facial. As emoções com maior média de acertos pela expressão facial foram surpresa, alegria e desprezo, enquanto, por meio da voz, as emoções foram raiva, medo e tristeza.

Conclusão

a capacidade de reconhecimento de emoções por estudantes de medicina foi maior na avaliação de percepção emocional por meio da voz.

Palavras-chave:
Emoções; Reconhecimento de voz; Reconhecimento facial; Comunicação não verbal; Empatia; Comunicação em saúde

ABSTRACT

Purpose

To evaluate the ability of medical students to recognize emotions through voice and facial expression through assessments of emotional perception of vocal intonation and functional expressions.

Methods

Observational cross-sectional study. To evaluate the recognition of emotions by facial expressions, a test composed of 20 videos of facial microexpressions was used, and to evaluate the emotional recognition by voice, the protocol of prosodic impressions of basic emotions, based on the Burkhardt database, was used. For statistical analysis, the Friedman, Shapiro-Wilk, Student t, Mann-Whitney and Pearson or Spearman correlation coefficient tests were used.

Results

The study consisted of 38 students, with an average age of 20.8 (±2.5). The recognition of emotions through the voice was significantly superior to the one through facial expressions. There was a positive correlation between age and the ability to recognize emotions through facial expressions. Males had a significantly higher hit rate than females in the ability to recognize emotions through facial expression. The emotions with the highest average success rates through facial expression were surprise, joy and contempt, while, through the voice, the emotions were anger, fear and sadness.

Conclusion

The ability to recognize emotions by medical students was greater when assessing emotional perception through the voice.

Keywords:
Emotions; Voice recognition; Facial recognition; Nonverbal communication; Empathy; Health communication

INTRODUÇÃO

Durante o exercício de sua profissão, o médico precisa superar desafios de cunho técnico, que envolvem o conhecimento adquirido ao decorrer da sua formação acadêmica, podendo abranger as diferentes patologias e suas correlações anatômicas e fisiológicas. Ao mesmo tempo, esse sujeito se caracteriza como um profissional da área da saúde que, como todos os outros, é exposto a pacientes com diferentes características socioculturais e pessoais, exigindo do clínico uma boa comunicação e relacionamento adequado para cada situação específica(11 Vermeir P, Vandijck D, Degroote S, Peleman R, Verhaeghe R, Mortier E, et al. Communication in healthcare: a narrative review of the literature and practical recommendations. Int J Clin Pract. 2015 Jul 6;69(11):1257-67. http://doi.org/10.1111/ijcp.12686. PMid:26147310.
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).

Na atuação médica, a comunicação eficaz permite o estabelecimento do vínculo e a obtenção da confiança do paciente, aspecto que contribui para o sucesso do tratamento(22 Zanini SB, Dagostini CLAF, Marques RR. Relação médico-paciente nas especialidades médicas: um breve panorama da realidade brasileira. Rev Assoc Méd Rio Gd do Sul. [Internet]. 2021 [citado em 2023 Dec 21];65(4):01022105. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1391204
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). Destaca-se que, para se obter êxito em interações e formações de vínculo com pacientes, a comunicação é um fator essencial, sendo importante observar o uso adequado das palavras e a forma como se fala, caracterizando a parte verbal da comunicação, que representa toda a parcela da comunicação verbalizada.

Por outro lado, é importante estar atento à comunicação não verbal, que pode ser entendida como os aspectos não verbalizados presentes em uma interação, e que representam valor comunicativo na composição da mensagem transmitida, consistindo em gestos, expressões faciais, entonação vocal e movimentos corporais(33 Hall JA, Horgan TG, Murphy NA. Nonverbal communication. Annu Rev Psychol. 2019;70(1):271-94. http://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418-103145. PMid:30256720.
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). É fundamental que todos os profissionais da saúde e, particularmente, o médico, conheçam fundamentos comunicativos não verbais para que essa habilidade contribua para maior satisfação no atendimento clínico(44 Ávila GP, Da Silva RT, Da Silva SG, Damasceno ÁÁM, Silva RMR. Comunicação não verbal na relação médico-paciente: percepções e satisfação de usuários atendidos na unidade básica de saúde da UNIFAP. Concilium. 2022 Nov 2;22(6):376-85. http://doi.org/10.53660/CLM-529-615.
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).

Podem ser citados como importantes pilares da comunicação não verbal as expressões faciais e a entonação vocal, fatores intimamente ligados à capacidade humana de expressar suas emoções de maneira genuína(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
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). Apesar de não ser um consenso na literatura, existem seis emoções básicas amplamente descritas: alegria, medo, surpresa, tristeza, nojo e raiva(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
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). No que diz respeito à expressão emocional por meio da comunicação não verbal, a alteração no estado emocional do indivíduo pode causar variações no ritmo, tom e velocidade da voz, além da utilização dos músculos e componentes da face, com mudanças na feição, de modo involuntário.

Há evidências de que pessoas capazes de reconhecer no outro as emoções durante uma interação demonstram mais assertividade ao se comunicar, adequando o uso da linguagem ao contexto do seu interlocutor(66 Israelashvili J, Fischer A. Recognition of emotion from verbal and nonverbal expressions and its relation to effective communication: a preliminary evidence of a positive link. J Intell. 2022 Dec 28;11(1):6. http://doi.org/10.3390/jintelligence11010006. PMid:36662136.
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), sendo o reconhecimento de emoções uma habilidade importante para gerar empatia e para o estabelecimento de vínculos(77 dos Santos TD, Andrada e Silva MA. Comunicação não verbal com profissionais da voz: o que se pesquisa na fonoaudiologia. Rev CEFAC. 2016 Dec;18(6):1447-55. http://doi.org/10.1590/1982-021620161865116.
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).

Nesse cenário, o reconhecimento das emoções se torna importante dentro da atuação médica e durante o período de sua formação, em que já é orientado a lidar com situações que envolvem o atendimento. Essa habilidade pode auxiliar em uma interação assertiva e que promova uma conexão genuína com o indivíduo(66 Israelashvili J, Fischer A. Recognition of emotion from verbal and nonverbal expressions and its relation to effective communication: a preliminary evidence of a positive link. J Intell. 2022 Dec 28;11(1):6. http://doi.org/10.3390/jintelligence11010006. PMid:36662136.
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). A comunicação eficaz do profissional permite adequar sua linguagem para transmitir segurança e empatia no acolhimento do paciente, levando ao sucesso a formação do vínculo no propósito da sessão e/ou processo terapêutico: a saúde do paciente(88 Campos CFC, Fígaro R. Relação médico-paciente vista sob o olhar da comunicação e trabalho. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2021 Apr 1;16(43):2352. http://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2352.
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).

Sendo assim, o presente estudo, teve como objetivo avaliar a capacidade de estudantes de medicina para reconhecer emoções pela voz e expressão facial, por meio de avaliações de percepção emocional da entonação vocal e das expressões faciais.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo observacional transversal, vinculado ao ensaio clínico randomizado denominado “Modulação neurobiológica e empatia no aprimoramento das habilidades de comunicação em saúde”, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PPG-CR/UFCSPA), aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 5.204.872.

Foram convidados a participar da pesquisa estudantes do curso de medicina, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 18 e 30 anos, regularmente matriculados entre o primeiro e o segundo ano de curso em uma universidade federal do Sul do Brasil. Na primeira etapa do processo, os estudantes que aceitaram participar do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), após a explicação sobre o andamento do projeto, e responderam ao questionário para caracterização da amostra (Apêndice 1 Apêndice 1 Questionário de caracterização da amostra Q1 Nome completo: _______________________________________________________________ Q2 Gênero: (M) (F) Q3 Data de nascimento: ____/____/___ Q4 Idade: ________ Q5 Estado civil:____________Q6 Telefone:(__)________-_________________ Q7 E-mail:______________ Q8 Raça: ( ) Branca ( ) Parda ( ) Negra ( ) Indígena ( ) Amarela Q9 Curso de graduação _________________ Q10 Semestre:__________ Q11 Realiza atualmente tratamento(s) terapêutico(s)/medicamentoso(s)? ( ) Sim ( ) Não Q11.1 Se sim, que tipo de tratamento(s): ______________________________________________________________ Legenda: Q = Questão ).

Na sequência, o grupo foi submetido à aplicação de um teste baseado em estudos(99 Ekman P, Friesen WV. Unmasking the face : a guide to recognizing emotions from facial clues. Cambridge: Prentice-Hall, Cop; 1975.) sobre as emoções e expressões faciais (Anexo 1 Apêndice 1 Questionário de caracterização da amostra Q1 Nome completo: _______________________________________________________________ Q2 Gênero: (M) (F) Q3 Data de nascimento: ____/____/___ Q4 Idade: ________ Q5 Estado civil:____________Q6 Telefone:(__)________-_________________ Q7 E-mail:______________ Q8 Raça: ( ) Branca ( ) Parda ( ) Negra ( ) Indígena ( ) Amarela Q9 Curso de graduação _________________ Q10 Semestre:__________ Q11 Realiza atualmente tratamento(s) terapêutico(s)/medicamentoso(s)? ( ) Sim ( ) Não Q11.1 Se sim, que tipo de tratamento(s): ______________________________________________________________ Legenda: Q = Questão ). O teste consiste na apresentação de 20 vídeos retirados da plataforma E-Facials (1010 E-Facials [Internet]. 2023 [citado em 2023 Dez 21]. Disponível em: https://efacials.andersontamborim.com/index.php/pt/
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), idealizada para testar a capacidade de indivíduos de reconhecer as emoções por meio das microexpressões faciais. Nesses vídeos, atores recebem um estímulo visual e auditivo e, de forma genuína, apresentam uma reação na forma de microexpressão facial, que caracteriza uma das sete emoções: alegria, medo, raiva, surpresa, nojo, desprezo ou tristeza. Cada uma dessas emoções foi apresentada em dois ou três momentos diferentes, de forma aleatória, e cada um dos vídeos foi exibido duas vezes no momento da avaliação. Os alunos foram instruídos a marcar uma das sete emoções que julgassem mais adequada, de acordo com a expressão facial apresentada no vídeo. Todos os vídeos foram apresentados de forma presencial, por meio de projetores de imagem das salas de aula da universidade, sem áudio, e a aplicação foi conduzida em grupos.

Para finalizar, os alunos responderam o ao Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas, baseado no banco de dados de Burkhardt(1111 Burkhardt F, Paeschke A, Rolfes M, Sendlmeier WF, Weiss BP. A database of German emotional speech. Proc Interspeech. 2005:1517-20. http://doi.org/10.21437/Interspeech.2005-446.
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) (Anexo 2), uma ferramenta gratuita, amplamente utilizada em pesquisas de reconhecimento de emoções por meio da voz. A justificativa para escolha desse instrumento deveu-se ao fato de que, até o momento da realização desta pesquisa, não existia uma ferramenta semelhante validada no português brasileiro. A aplicação desse teste consistiu na utilização de 21 arquivos de áudio, com uma frase na língua alemã - In sieben Stunden wird es soweit sein - que tem como tradução “Isso acontecerá em sete horas”. Essa frase foi apresentada em diferentes entonações realizadas por atores treinados, a fim de caracterizar uma das seguintes emoções: alegria, medo, raiva, tristeza, tédio, nojo ou neutralidade. Os alunos foram orientados a se basearem apenas na prosódia vocal para responder ao teste. Cada um dos áudios foi reproduzido duas vezes, de forma seguida, e cada uma das emoções foi apresentada em três momentos diferentes, de forma aleatória. A instrução dada aos alunos foi para que marcassem uma emoção que julgassem mais adequada para cada um dos itens, tendo como referência apenas a entonação e/ou prosódia vocal. Os áudios que compunham o teste foram apresentados em grupo, de forma presencial, por meio das caixas de som conectadas ao computador da sala, em intensidade de volume adequada para todos os participantes.

Para cada áudio ou vídeo apresentado, havia uma única resposta correta, de acordo com os autores de cada teste, ou seja, uma emoção específica. Dessa forma, ao comparar a emoção assinalada pelo indivíduo com a resposta correta de cada item, foi possível verificar a efetividade da amostra para reconhecer cada uma das emoções, bem como comparar as possíveis diferenças no reconhecimento dessas emoções quando apresentadas pela expressão facial e voz.

O cálculo amostral foi orientado para a média de acurácia, com base no material composto por 20 vídeos e 21 áudios, e cada aluno obteve uma porcentagem de acertos no reconhecimento das emoções, que representou a sua acurácia. Cada participante teve uma acurácia de acerto nos áudios, nos vídeos, de forma individual para cada emoção, para cada um dos testes, e uma acurácia global, que considera a porcentagem total de acertos nos testes. A amostra foi estimada em 31 estudantes, considerando um desvio padrão de 14,8% para a acurácia no reconhecimento não verbal (média = 85,6%)(1212 Lima CF, Castro SL, Scott SK. When voices get emotional: a corpus of nonverbal vocalizations for research on emotion processing. Behav Res Methods. 2013 Feb 27;45(4):1234-45. http://doi.org/10.3758/s13428-013-0324-3. PMid:23444120.
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). Foi adotada margem de erro de 5,5 para o intervalo de confiança de 95%.

Os resultados das variáveis qualitativas foram apresentados por meio de frequências absoluta e relativa e das quantitativas em média e desvio padrão, quando simétricas, e mediana e intervalo interquartil (IQR), quando assimétricas. A normalidade foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Aplicou-se o teste de Friedman com post-hoc de Bonferroni para comparação da porcentagem de cada emoção, conforme o meio de reconhecimento. Para a comparação da acurácia conforme o gênero, foi aplicado o teste t de Student ou teste Mann-Whitney, e para a comparação conforme o tipo de reconhecimento de emoções foi aplicado teste t para dados pareados ou teste Wilcoxon. O coeficiente de correlação de Pearson ou de Spearman foi utilizado para verificar a correlação da acurácia conforme o tipo de reconhecimento de emoções e a idade. O nível de significância adotado foi de 0,05. As análises foram realizadas no softwareestatístico SPSS (IBM SPSS Statistics for Windows, Version 25.0. Armonk, NY: IBM Corp.).

RESULTADOS

A amostra foi composta por 38 alunos, sendo 24 do gênero masculino (63,2%) e 14 do gênero feminino (36,8%). No que tange à raça da amostra, 35 alunos se denominaram brancos (92,1%), 2 alunos se denominaram negros (5,3%) e 1 aluno se denominou pardo (2,6%). A idade dos indivíduos variou entre 18 e 28 anos, com média de 20,8 (±2,5). Desse total, 36 alunos estavam no primeiro ano do curso (94,7%) e apenas 2 alunos no segundo ano (5,3%).

Cada uma das emoções testadas apresentou uma porcentagem de acertos total para cada um dos testes, reconhecimento pela voz e expressão facial. Houve diferença significativa na porcentagem de acertos conforme o tipo de emoção e o meio de reconhecimento, sendo possível perceber desempenhos distintos para uma mesma emoção, quando testada de formas diferentes. Todas as emoções testadas pelas expressões faciais apresentaram porcentagem de acertos igual ou inferior a 50%, enquanto todas as emoções testadas pela voz apresentaram taxas superiores a 50%. (Tabela 1).

Tabela 1
Comparação da porcentagem de acertos conforme emoção e meio de reconhecimento

Para a comparação entre os dois meios de reconhecimento, voz e expressão facial, realizou-se o cálculo por meio do desempenho geral dos estudantes em cada um dos testes, considerando, respectivamente, a porcentagem de acertos em todos os vídeos e em todos os áudios. O desempenho geral no reconhecimento de emoções foi superior por meio da voz, em comparação com o reconhecimento por meio das expressões faciais, de forma estatisticamente significante (p<0,001), com percentual de 78,4% de acertos ao total para voz e apenas 31,8% para as expressões faciais. (Tabela 2).

Tabela 2
Comparação da porcentagem de acertos total entre expressões faciais e voz

O teste de correlação de Spearman indicou correlação positiva fraca entre a idade e a capacidade de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais (rho = 0,358; p-valor = 0,030).

Comparando os gêneros, encontrou-se diferença significativa na capacidade de reconhecimento de emoções pela voz, com os indivíduos do gênero masculino se sobressaindo e apresentando porcentagem média de acertos superior. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa no que diz respeito ao reconhecimento por meio das expressões faciais (Tabela 3).

Tabela 3
Comparação da porcentagem de acertos entre os gêneros masculino e feminino para expressões faciais e voz

DISCUSSÃO

A habilidade de reconhecimento de emoções predispõe uma comunicação mais efetiva na área da saúde, favorecendo a formação do vínculo com o paciente e contribuindo no desenvolvimento de sentimentos de empatia e compaixão, apontados como benéficos, por estarem relacionados a desfechos positivos nos tratamentos de saúde(1313 Patel S, Pelletier-Bui A, Smith S, Roberts MB, Kilgannon H, Trzeciak S, et al. Curricula for empathy and compassion training in medical education: a systematic review. PloS One. 2019 Aug 22;14(8):e0221412. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0221412.
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). Alia-se a isso o fato de que, em um contexto geral, é importante que estudantes de medicina sejam capazes de identificar as emoções, porque essa habilidade representará a possibilidade de uma linguagem mais assertiva na prática clínica(66 Israelashvili J, Fischer A. Recognition of emotion from verbal and nonverbal expressions and its relation to effective communication: a preliminary evidence of a positive link. J Intell. 2022 Dec 28;11(1):6. http://doi.org/10.3390/jintelligence11010006. PMid:36662136.
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).

As emoções podem ser entendidas como um conjunto de reações e processos fisiológicos e psicológicos frente a uma situação(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
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). Na literatura, descreve-se a existência de seis emoções básicas: alegria, medo, surpresa, nojo, raiva e tristeza, com padrões universais vocais e de expressão facial, expressados de forma natural e inconsciente, que podem ser percebidos durante a presença de cada uma dessas emoções(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
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).

A partir da comparação entre a porcentagem de acertos no reconhecimento das emoções, percebe-se que a ordem de desempenho varia de acordo com o estímulo, pois sua avaliação é subjetiva e composta por uma série de padrões contextuais, vocais e musculares, chamados de pistas(1414 Newen A, Welpinghus A, Juckel G. Emotion recognition as pattern recognition: the relevance of perception. Mind Lang. 2015 Apr;30(2):187-208. http://doi.org/10.1111/mila.12077.
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). Em um contexto de diálogo, a expressão ocorre pelo conjunto de uma ou mais pistas, porém, ao isolar as pistas auditivas e visuais e testá-las separadamente, algumas emoções podem ser mais facilmente identificadas por meio de determinados tipos de estímulo. Aliado a isso, destaca-se que cada emoção expressa por aspectos não verbais transmite uma mensagem a quem a interpreta e, seja pelo que transmite, ou pela configuração vocal ou muscular característica dessa emoção, cada expressão emocional pode impactar de forma diferente o indivíduo, dependendo do modo que é apresentada.

Estudo brasileiro realizado em São Paulo buscou investigar a relação da capacidade de alunos do curso de medicina de reconhecer emoções com a empatia, a partir de expressões faciais apresentadas por meio de fotografias em preto e branco, obtendo melhor resposta nas emoções de surpresa e alegria e pior julgamento na emoção de medo(1515 de Ávila RF, de Morais D, Bomfim AJ, Chagas MHN. Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr. 2016 Sep;65(3):209-14. http://doi.org/10.1590/0047-2085000000126.
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), confirmando os achados deste estudo. Outro estudo brasileiro também encontrou o medo como a emoção com menor índice de reconhecimento(1616 Nozima AMM, Demos B, de Souza WC. Ausência de prejuízo no reconhecimento de expressões faciais entre indivíduos com Parkinson. Psicol Teor Pesqui. 2018;34:34. http://doi.org/10.1590/0102.3772e3421.
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).

As ativações musculares presentes na expressão facial característica da surpresa são o levantamento das sobrancelhas, o enrugamento da testa e o ato de arregalar os olhos(1717 Ekman P. Emotions revealed : understanding faces and feelings. London: Weidenfeld & Nicolson; 2012.), sendo uma expressão facial semelhante às presentes durante a emoção de medo(1717 Ekman P. Emotions revealed : understanding faces and feelings. London: Weidenfeld & Nicolson; 2012.). Desse modo, dada a semelhança entre ambas as expressões faciais, pode haver uma relação proporcional em que, ao reconhecer melhor a surpresa, passa-se a confundir essa emoção com a de medo, causando assim, o baixo índice no reconhecimento da expressão facial de medo.

As emoções de raiva, medo, tristeza e alegria foram as mais bem avaliadas no teste de reconhecimento por meio da voz, atingindo mais de 75% de acertos, com a emoção de nojo figurando como a menor pontuação, próxima a 55%. Pesquisa realizada na Austrália testou a capacidade de idosos de reconhecer emoções em diferentes intensidades, por diferentes canais de transmissão de emoção, e os resultados encontrados para as emoções expressas pelo uso da voz trouxeram pontuações semelhantes, concordando com os achados deste estudo para as emoções de raiva, alegria, tristeza e nojo(1818 Simonetti S, Davis C, Kim J. Older adults’ emotion recognition: no auditory-visual benefit for less clear expressions. PloS One. 2022 Dec 30;17(12):e0279822. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0279822. PMid: 36584136.
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).

Optou-se pela utilização do banco de dados de Burkhardt(1111 Burkhardt F, Paeschke A, Rolfes M, Sendlmeier WF, Weiss BP. A database of German emotional speech. Proc Interspeech. 2005:1517-20. http://doi.org/10.21437/Interspeech.2005-446.
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) para testar o reconhecimento de emoções pela voz, por conta da inexistência de uma ferramenta validada no português brasileiro. No entanto, é improvável que o fato de as frases utilizadas terem sido gravadas em outra língua tenha grande impacto nos resultados, uma vez que, apesar de existirem evidências de determinadas influências socioculturais na transmissão e percepção das emoções(1919 Lukáč M, Zhambulova G, Abdiyeva K, Lewis M. Study on emotion recognition bias in different regional groups. Sci Rep. 2023 May 24;13:13001. http://doi.org/10.1038/s41598-023-40126-4.
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), a literatura aponta os padrões emocionais como universais(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
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,99 Ekman P, Friesen WV. Unmasking the face : a guide to recognizing emotions from facial clues. Cambridge: Prentice-Hall, Cop; 1975.), sendo possível verificar essa habilidade em diferentes contextos e culturas, por meio de ferramentas produzidas em diversos locais do mundo.

Deve-se acrescentar, ainda, que o conteúdo das frases não é importante para a expressão da emoção, fato explicado para os alunos antes da aplicação do teste.

Tanto o medo quanto a raiva são emoções associadas com a percepção de perigo, relacionadas ao instinto de proteção ou de se sentir ameaçado(2020 Yin H, Cui X, Bai Y, Cao G, Zhang L, Ou Y, et al. The effects of angry expressions and fearful expressions on duration perception: an ERP study. Front Psychol. 2021 Jun 3;12:12. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.570497. PMid:34149492.
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). A expressão vocal da raiva é caracterizada por alta intensidade vocal e frequência, enquanto o medo se caracteriza por alta frequência e baixa intensidade na voz, com ambas possuindo, como semelhança, a presença de fala acelerada(2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
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).

Dessa forma, observam-se características em comum entre as duas emoções com maior índice de reconhecimento vocal, a raiva e o medo, nos seus aspectos sociais e acústicos, fatores que podem estar ligados ao desempenho semelhante dessas emoções. Acrescenta-se, ainda, sobre a expressão emocional característica do sentimento de raiva, o fato de ela estar relacionada ao padrão vocal de ataques vocais rápidos, também presentes na emoção de alegria(2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.7...
).

Cada emoção expressa pela voz possui diferentes variações de frequência fundamental (f0) e pitch (2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.7...
), fatores associados com a notória diferença em cada emoção expressa e, possivelmente, relacionados à maior facilidade para reconhecer determinadas emoções por meio da voz. As expressões vocais dos sentimentos de raiva e medo, emoções mais reconhecidas pela amostra, estão associadas com níveis altos de pitch e frequência fundamental, sendo mais variáveis na raiva que no medo(2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.7...
).

É possível que o melhor reconhecimento da raiva também esteja associado à sua função social, uma vez que se entende a raiva como uma reação negativa, algumas vezes mais agressiva(2020 Yin H, Cui X, Bai Y, Cao G, Zhang L, Ou Y, et al. The effects of angry expressions and fearful expressions on duration perception: an ERP study. Front Psychol. 2021 Jun 3;12:12. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.570497. PMid:34149492.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.570497...
,2222 Williams R. Anger as a basic emotion and its role in personality building and pathological growth: the neuroscientific, developmental and clinical perspectives. Front Psychol. 2017;8:1950. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01950. PMid:29163318.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01950...
). Pode-se concluir que a realização de alguma ação que desperte essa emoção é agir de forma a violar o tolerável pelo outro indivíduo. Sendo assim, o ato de reconhecer essa emoção, em específico, é necessário para o convívio em sociedade para perceber, ou não, desaprovação de ações durante o convívio social.

As emoções descritas pela literatura como expressões vocais de maior variação na intensidade obtiveram melhores índices de reconhecimento por parte da amostra, seja essa variação negativa, com tons mais baixos, como ocorreu nas emoções de surpresa e medo, ou positiva, com tons mais altos, como aconteceu nas emoções de alegria e raiva, enquanto o pior desempenho se apresentou na emoção de medo, em que houve menor variação na intensidade vocal(2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.7...
,2323 Scherer KR. Expression of emotion in voice and music. J Voice. 1995 Sep;9(3):235-48. http://doi.org/10.1016/S0892-1997(05)80231-0. PMid:8541967.
http://doi.org/10.1016/S0892-1997(05)802...
).

A baixa taxa de acertos no reconhecimento das emoções pelas expressões faciais, percebida na comparação do reconhecimento de diferentes emoções e na comparação direta entre os meios de reconhecimento das emoções, apontou a grande dificuldade da amostra na capacidade em perceber os sentimentos pelas expressões faciais, fator que não ocorreu em outros estudos do tipo(1515 de Ávila RF, de Morais D, Bomfim AJ, Chagas MHN. Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr. 2016 Sep;65(3):209-14. http://doi.org/10.1590/0047-2085000000126.
http://doi.org/10.1590/0047-208500000012...
,1616 Nozima AMM, Demos B, de Souza WC. Ausência de prejuízo no reconhecimento de expressões faciais entre indivíduos com Parkinson. Psicol Teor Pesqui. 2018;34:34. http://doi.org/10.1590/0102.3772e3421.
http://doi.org/10.1590/0102.3772e3421...
,1818 Simonetti S, Davis C, Kim J. Older adults’ emotion recognition: no auditory-visual benefit for less clear expressions. PloS One. 2022 Dec 30;17(12):e0279822. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0279822. PMid: 36584136.
http://doi.org/10.1371/journal.pone.0279...
,2424 Costa-Vieira HA, de Souza WC. O reconhecimento de expressões faciais e prosódia emocional: investigação preliminar em uma amostra brasileira jovem. Estud Psicol. 2014 Jun;19(2):119-27. http://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000200004.
http://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000...
). Destaca-se que a comparação do desempenho geral entre os dois meios de reconhecimento foi realizada por dois instrumentos distintos, os quais apresentam representações de algumas emoções diferentes, condição relacionada às limitações nas ferramentas disponíveis e desenvolvidas para pesquisa na área. Essas limitações impossibilitaram o uso de instrumentos que apresentassem maior compatibilidade nos diferentes tipos de expressão emocional.

A maior dificuldade de reconhecimento de emoções pela expressão facial por parte da amostra pode estar atribuída ao fato de que algumas emoções diferentes possuem ativações musculares bastante semelhantes(55 Miguel FK. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF. 2015 Apr;20(1):153-62. http://doi.org/10.1590/1413-82712015200114.
http://doi.org/10.1590/1413-827120152001...
), aspecto que pode vir a confundir o indivíduo testado. Em contrapartida, apesar de existirem semelhanças na expressão emocional pela voz, ela é composta por variações no tom, ritmo da fala, prosódia, pitch e frequência fundamental(2121 Juslin PN, Laukka P. Communication of emotions in vocal expression and music performance: different channels, same code? Psychol Bull. 2003;129(5):770-814. http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.770. PMid:12956543.
http://doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.7...
), podendo facilitar a diferenciação das emoções, mesmo quando há uma característica semelhante.

Destaca-se o fato de que os indivíduos foram testados por meio de microexpressões faciais, movimentos rápidos e curtos, partindo de uma posição neutra, sendo que a habilidade de reconhecer esse tipo de expressão emocional tão veloz e sutil não é algo comumente treinado, existindo fatores que podem atrapalhar o reconhecimento das emoções, como a falta de foco em pontos-chave durante a apresentação. No entanto, é possível aperfeiçoar essa habilidade com trabalho específico orientado para esse objetivo(2525 Döllinger L, Laukka P, Högman LB, Bänziger T, Makower I, Fischer H, et al. Training emotion recognition accuracy: results for multimodal expressions and facial micro expressions. Front Psychol. 2021 Aug 12;12:12. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867. PMid:34475841.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867...
).

De acordo com estudos semelhantes, o ápice da habilidade de reconhecer emoções acontece quando o indivíduo está na faixa etária descrita como “jovem adulto”(2626 Demenescu LR, Mathiak KA, Mathiak K. Age- and gender-related variations of emotion recognition in pseudowords and faces. Exp Aging Res. 2014 Mar 13;40(2):187-207. http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882210. PMid:24625046.
http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882...
,2727 Abbruzzese L, Magnani N, Robertson IH, Mancuso M. Age and gender differences in emotion recognition. Front Psychol. 2019 Oct 23;10:10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371. PMid:31708832.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371...
). Estudos que utilizaram amostras com média de idade um pouco maior obtiveram resultados melhores para o reconhecimento de emoções pelas expressões faciais(1616 Nozima AMM, Demos B, de Souza WC. Ausência de prejuízo no reconhecimento de expressões faciais entre indivíduos com Parkinson. Psicol Teor Pesqui. 2018;34:34. http://doi.org/10.1590/0102.3772e3421.
http://doi.org/10.1590/0102.3772e3421...
,1818 Simonetti S, Davis C, Kim J. Older adults’ emotion recognition: no auditory-visual benefit for less clear expressions. PloS One. 2022 Dec 30;17(12):e0279822. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0279822. PMid: 36584136.
http://doi.org/10.1371/journal.pone.0279...
,2424 Costa-Vieira HA, de Souza WC. O reconhecimento de expressões faciais e prosódia emocional: investigação preliminar em uma amostra brasileira jovem. Estud Psicol. 2014 Jun;19(2):119-27. http://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000200004.
http://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000...
,2626 Demenescu LR, Mathiak KA, Mathiak K. Age- and gender-related variations of emotion recognition in pseudowords and faces. Exp Aging Res. 2014 Mar 13;40(2):187-207. http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882210. PMid:24625046.
http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882...
). Por outro lado, pesquisa realizada com uma amostra semelhante, composta por estudantes de medicina, encontrou resultados mais próximos, mas ainda superiores aos do presente estudo, possivelmente por diferenças nos testes utilizados e pela média de idade, que foi superior no estudo utilizado para comparação(1515 de Ávila RF, de Morais D, Bomfim AJ, Chagas MHN. Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr. 2016 Sep;65(3):209-14. http://doi.org/10.1590/0047-2085000000126.
http://doi.org/10.1590/0047-208500000012...
).

É possível que a amostra desta pesquisa, por ser bastante jovem e possuir pouca experiência social e profissional, ainda não tenha alcançado o ápice de sua habilidade de reconhecimento de expressões faciais, uma vez que se encontram resultados mais compatíveis quando se compara com amostras semelhantes, fator que pode ajudar a explicar o baixo índice de desempenho na habilidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais.

Apesar de existirem estudos que apontam para o declínio da capacidade de reconhecimento de emoções pela expressão facial conforme o indivíduo envelhece(2626 Demenescu LR, Mathiak KA, Mathiak K. Age- and gender-related variations of emotion recognition in pseudowords and faces. Exp Aging Res. 2014 Mar 13;40(2):187-207. http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882210. PMid:24625046.
http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882...
,2727 Abbruzzese L, Magnani N, Robertson IH, Mancuso M. Age and gender differences in emotion recognition. Front Psychol. 2019 Oct 23;10:10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371. PMid:31708832.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371...
), a correlação positiva encontrada entre a idade e o desempenho nesse teste, embora fraca, não contradiz a literatura. Uma vez que a amostra avaliada foi composta por indivíduos entre 18 e 28 anos de idade, entende-se que esse achado pode estar relacionado com a maior experiência socioemocional, o que garante um conhecimento mais amplo dos padrões de cada emoção expressa pela face.

É provável que o desempenho superior do gênero masculino no teste de reconhecimento de emoções pela voz tenha sido decorrente do maior número de homens compondo a amostra, visto que a literatura aponta na direção contrária, indicando que as mulheres são mais responsivas no que diz respeito à identificação de emoções pelas expressões faciais(1515 de Ávila RF, de Morais D, Bomfim AJ, Chagas MHN. Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr. 2016 Sep;65(3):209-14. http://doi.org/10.1590/0047-2085000000126.
http://doi.org/10.1590/0047-208500000012...
,2727 Abbruzzese L, Magnani N, Robertson IH, Mancuso M. Age and gender differences in emotion recognition. Front Psychol. 2019 Oct 23;10:10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371. PMid:31708832.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02371...
,2828 Forni-Santos L, Osório FL. Influence of gender in the recognition of basic facial expressions: a critical literature review. World J Psychiatry. 2015 Sep 22;5(3):342-51. http://doi.org/10.5498/wjp.v5.i3.342. PMid:26425447.
http://doi.org/10.5498/wjp.v5.i3.342...
) e por meio da prosódia vocal(2626 Demenescu LR, Mathiak KA, Mathiak K. Age- and gender-related variations of emotion recognition in pseudowords and faces. Exp Aging Res. 2014 Mar 13;40(2):187-207. http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882210. PMid:24625046.
http://doi.org/10.1080/0361073X.2014.882...
), fato possivelmente ligado à aspectos socioculturais(2828 Forni-Santos L, Osório FL. Influence of gender in the recognition of basic facial expressions: a critical literature review. World J Psychiatry. 2015 Sep 22;5(3):342-51. http://doi.org/10.5498/wjp.v5.i3.342. PMid:26425447.
http://doi.org/10.5498/wjp.v5.i3.342...
).

A empatia é uma habilidade social que envolve a percepção e entendimento do que o outro indivíduo sente(2929 Aftab R. The enigma of empathy. Br J Gen Pract. 2021 Sep 30;71(711):464-4. http://doi.org/10.3399/bjgp21X717269. PMid:34593398.
http://doi.org/10.3399/bjgp21X717269...
). Estudo brasileiro apontou para correlação positiva entre a capacidade de reconhecer emoções pela expressão facial e os níveis de empatia apresentados por um indivíduo(1515 de Ávila RF, de Morais D, Bomfim AJ, Chagas MHN. Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr. 2016 Sep;65(3):209-14. http://doi.org/10.1590/0047-2085000000126.
http://doi.org/10.1590/0047-208500000012...
), fato negativo, considerando o baixo desempenho da amostra nessa habilidade, uma vez que entende-se a empatia como benéfica para o processo de tratamento do paciente(1313 Patel S, Pelletier-Bui A, Smith S, Roberts MB, Kilgannon H, Trzeciak S, et al. Curricula for empathy and compassion training in medical education: a systematic review. PloS One. 2019 Aug 22;14(8):e0221412. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0221412.
http://doi.org/10.1371/journal.pone.0221...
).

Estudo realizado na Suécia identificou impacto positivo de treinamento de reconhecimento de emoções por microexpressões faciais e estímulos dinâmicos em estudantes(2525 Döllinger L, Laukka P, Högman LB, Bänziger T, Makower I, Fischer H, et al. Training emotion recognition accuracy: results for multimodal expressions and facial micro expressions. Front Psychol. 2021 Aug 12;12:12. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867. PMid:34475841.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867...
). Alia-se ao achado desta pesquisa a compreensão de que a expressão emocional é composta por pistas padronizadas(1414 Newen A, Welpinghus A, Juckel G. Emotion recognition as pattern recognition: the relevance of perception. Mind Lang. 2015 Apr;30(2):187-208. http://doi.org/10.1111/mila.12077.
http://doi.org/10.1111/mila.12077...
). A partir disso, apesar da amostra ter apresentado resultados negativos no que diz respeito à habilidade de reconhecer as emoções pela expressão facial, é possível projetar a melhora dessa capacidade se submetida a treinamento que vise melhorar a percepção das pistas visuais que expressam a emoção e de outras habilidades relacionadas com o reconhecimento emocional.

Em um contexto geral, é importante que estudantes de medicina sejam capazes de identificar as emoções, também de forma visual por meio das expressões faciais, visto que, no cenário da atuação clínica, essa habilidade representará a possibilidade de uma linguagem mais assertiva(66 Israelashvili J, Fischer A. Recognition of emotion from verbal and nonverbal expressions and its relation to effective communication: a preliminary evidence of a positive link. J Intell. 2022 Dec 28;11(1):6. http://doi.org/10.3390/jintelligence11010006. PMid:36662136.
http://doi.org/10.3390/jintelligence1101...
). Sendo a medicina uma profissão que coloca o indivíduo frente a pacientes e familiares fragilizados, que necessitam de um apoio humanizado, é fundamental aprender a compreender emoções e se comunicar adequadamente(3030 Vaz BMC, Paraizo VA, Almeida RJ. Aspectos relacionados a empatia médica em estudantes de medicina: uma revisão integrativa. R Bras Mil Cienc. 2021 Apr 19;7(17):43-9. http://doi.org/10.36414/rbmc.v7i17.90.
http://doi.org/10.36414/rbmc.v7i17.90...
).

Apesar da capacidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais ter se apresentado menor na amostra, é possível projetar uma melhora nessa capacidade, por meio de treinamento específico(2525 Döllinger L, Laukka P, Högman LB, Bänziger T, Makower I, Fischer H, et al. Training emotion recognition accuracy: results for multimodal expressions and facial micro expressions. Front Psychol. 2021 Aug 12;12:12. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867. PMid:34475841.
http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.708867...
). Desta forma, a aquisição da habilidade citada pode surgir na atuação médica como mais uma ferramenta no processo de formação de vínculo com o paciente, auxiliando o bom relacionamento terapêutico e melhores resultados no processo de tratamento.

CONCLUSÃO

O reconhecimento de emoções expressas pela voz foi superior, comparado com o reconhecimento das emoções pelas expressões faciais, por estudantes de medicina que fizeram parte da amostra, o que pode indicar a melhor percepção da habilidade de reconhecimento emocional pela voz.

Apêndice 1 Questionário de caracterização da amostra

Q1 Nome completo:

_______________________________________________________________

Q2 Gênero: (M) (F) Q3 Data de nascimento: ____/____/___ Q4 Idade: ________

Q5 Estado civil:____________Q6 Telefone:(__)________-_________________

Q7 E-mail:______________

Q8 Raça: ( ) Branca ( ) Parda ( ) Negra ( ) Indígena ( ) Amarela

Q9 Curso de graduação _________________ Q10 Semestre:__________

Q11 Realiza atualmente tratamento(s) terapêutico(s)/medicamentoso(s)? ( ) Sim ( ) Não

Q11.1 Se sim, que tipo de tratamento(s):

______________________________________________________________

Legenda: Q = Questão

Anexo 1. Teste de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais

NOME:

DATA:

Ao longo do teste, serão apresentadas microexpressões faciais em formato de vídeo. Para cada expressão apresentada, você deve marcar na coluna da grade de respostas a opção que julgar corresponder àquela emoção.

Exemplo: para a microexpressão 1, que será apresentada no começo do teste, você deve marcar a resposta correspondente na linha do vídeo 1, na coluna correspondente à emoção que julgar adequada.

OBSERVAÇÃO: Você deve marcar apenas uma emoção para cada vídeo.

Alegria Raiva Medo Surpresa Nojo Desprezo Tristeza
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
Vídeo 6
Vídeo 7
Vídeo 8
Vídeo 9
Vídeo 10
Vídeo 11
Vídeo 12
Vídeo 13
Vídeo 14
Vídeo 15
Vídeo 16
Vídeo 17
Vídeo 18
Vídeo 19
Vídeo 20

Anexo 2. Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas (Burkhardt)

NOME:

DATA:

Ao longo do teste, serão apresentadas frases em alemão. Para cada frase apresentada, você deve marcar a opção que julgar corresponder à emoção representada no áudio.

Exemplo: para a frase 1, que será apresentada no começo do teste, você deve marcar a resposta correspondente na linha da frase 1, na coluna correspondente à emoção que julgar adequada.

OBSERVAÇÃO: Você deve marcar apenas uma emoção para cada frase.

Neutro Alegria Medo Raiva Tristeza Tédio Nojo
Áudio 1
Áudio 2
Áudio 3
Áudio 4
Áudio 5
Áudio 6
Áudio 7
Áudio 8
Áudio 9
Áudio 10
Áudio 11
Áudio 12
Áudio 13
Áudio 14
Áudio 15
Áudio 16
Áudio 17
Áudio 18
Áudio 19
Áudio 20
Áudio 21
  • Trabalho realizado no Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (88882.442869/2019-01); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (88887.162304/2017-00).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jun 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    21 Dez 2023
  • Aceito
    06 Mar 2024
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