Open-access Independência funcional, aspectos clínicos e fatores sociodemográficos em pacientes na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral: uma análise de associação

RESUMO

Objetivo  Analisar a associação da independência funcional com aspectos clínicos de comprometimento neurológico, a localização e extensão do dano neuronal e os fatores sociodemográficos em pacientes na fase aguda do AVC.

Método  Estudo analítico de recorte transversal, realizado com 90 pacientes adultos e idosos acometidos por AVC isquêmico, que tiveram admissão no ambiente hospitalar nas primeiras 24 horas após o evento vascular. A coleta dos dados referentes aos aspectos clínicos e fatores sociodemográficos foi realizada pelo prontuário eletrônico e/ou entrevista para descrever o perfil dos pacientes, Oxfordshire Community Stroke Project, Alberta Stroke Programme Early CT Score, National Institute of Health Stroke Scale e a Medida de Independência Funcional.

Resultados  O comprometimento neurológico, de acordo com a National Institute of Health Stroke Scale, foi associado à funcionalidade nas primeiras 24 horas após o AVC. Além disso, a presença de hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo e extensão do dano neuronal estiveram associados à dependência funcional, mas não permaneceram no modelo final deste estudo.

Conclusão  A dependência funcional está associada à hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo, extensão do dano neuronal e grau de comprometimento neurológico nas primeiras 24 horas após o evento vascular. Além disso, um nível mais elevado de comprometimento neurológico foi independentemente associado a níveis aumentados de dependência funcional.

Palavras-chave:  Estado funcional; AVC isquêmico; Neurologia; Atividades cotidianas; Manifestações neurológicas

location_on
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro