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Análise do ambiente de trabalho de professores: fatores que influenciam a voz

Objetivo

Identificar os fatores do ambiente de trabalho que influenciam na produção de voz de professores do ensino fundamental, e o impacto de repouso vocal e da metodologia utilizada para ensinar.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa quantitativa de tipo correlacional com um desenho não experimental transversa. Foram aplicados um questionário estruturado de autopreenchimento e outro preenchido por um avaliador, envolvendo 90 professores do ensino fundamental. Foram consideradas as seguintes variáveis: tamanho da sala de aula, ruído, número de alunos, produtos químicos, temperatura, disciplina, metodologia e tempo que fala em sala de aula. A análise dos dados foi realizada utilizando o software estatístico SPSS versão 20.

Resultados

O isolamento de som externo é dado por janelas que são de vidro ou grade sem revestimento, telhados de zinco ou cimento e portas em alumínio; o ruído médio na sala de aula foi de 77 dB, o ambiente foi considerado quente e úmido. O método predominante de ensino foi o expositivo, sendo que os professores ministram todas as disciplinas e o intervalo tem a duração de 30 minutos. Na análise inferencial, por meio do teste qui-quadrado, comprovou-se que não houve correlação entre os fatores do ambiente de trabalho e a presença de disfonia.

Conclusão

Os elementos do ambiente de aprendizagem e os fatores intrínsecos da prática docente não estão relacionados com a presença de disfonia. Estes elementos sozinhos não geram distúrbios vocais.

Voz; Docentes; Saúde do trabalhador; Fatores de risco; Disfonia


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