Osório et al. (2012)(88 Osório FL, Crippa JA, Loureiro SR. Aspectos cognitivos do falar em público: validação de uma escala de autoavaliação para universitários brasileiros. Rev Psiq Clín. 2012;39(2):48-53. https://doi.org/10.1590/S0101-60832012000200002. https://doi.org/10.1590/S0101-6083201200...
) e Osório et al. (2013)(1919 Osório FL, Crippa JA, Loureiro SR. Validation of the State Version of the Self-statement during Public Speaking Scale. Rev Bras Psiquiatr. 2013;35(1):63-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbp.2012.02.009. PMid:23567602. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbp.2012.02....
)
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Brasil/ São Paulo |
Universitários |
Transversal |
Validado |
Ansiedade ao falar em público (reações cognitivas): pensamentos que o sujeito costuma ter sobre si mesmo, em situação em que tenha que falar em público. Exemplos: “Sou um fracasso”; “Tudo que eu disser vai parecer bobagem”.
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Likert |
Psicométrico validação |
Chodkiewicz e Miniszewska (2015)(2020 Chodkiewicz J, Miniszewska J, Strzelczyk D, Gąsior K. Polish adaptation of the Psychache Scale by Ronald Holden and co-workers. Psychiatr Pol. 2017;51(2):369-81. http://dx.doi.org/10.12740/PP/OnlineFirst/59448. PMid:28581544. http://dx.doi.org/10.12740/PP/OnlineFirs...
)
|
Polônia/ Lordz |
Universitários |
Transversal |
Validado |
Ansiedade ao falar em público (reações comportamentais, fisiológicas). Exemplos: “Eu estou nervoso”; “Tenho dúvidas se o público entende o que eu quero dizer”; Eu sinto meu coração batendo”.
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Likert |
Validação |
García-Fernández et al. (2015)(2121 García-Fernández CM, Raya-Trenas A, Herruzo J. Temor a hablar em público en una muestra de estudiantes universitarios españoles. Ansiedad y estrés. 2015;21(2-3):157-67.)
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Espanha/Córdoba |
Universitários |
Transversal |
Validado |
1. Ansiedade ao falar em público.(reações comportamentais e fisiológicas). Escala de Ansiedad ante uma Audiencia, Inventario: Reações habituais do sujeito ao falar diante de uma audiência. Exemplos: “Eu gosto de falar em público”. 2..Inventario de Assertividad: grau de assertividade das pessoas em diferentes situações sociais. Exemplos: “Expresso minha opinião com facilidade”; “Sou aberto e franco sobre meus sentimentos”. 3. Inventario de Situaciones y Respuestas de Ansiedad: ansiedade em diferentes situações do cotidiano. Exemplos: “Minhas mãos tremem”; “Sinto náuseas”; “Sinto minha boca seca”.
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Likert |
Ferreira Marinho et al. (2016)(33 Ferreira Marinho AC, Mesquita de Medeiros A, Côrtes Gama AC, Caldas Teixeira L. Fear of public speaking: perception of college students and correlates. J Voice. 2017;31(1):127.e7-11. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.12.012. PMid:26898522. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2015....
)
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Brasil/Minas Gerais |
Universitários |
Transversal |
1. Não validado e sem anexo do instrumento proposto |
1. Medo de falar em público. Influência da voz no medo de falar em público. Interesse por treinamento fonoaudiológico. Frequência de participação em atividades de fala em público. Autopercepção vocal: adequada, rouca, aguda, volume baixo, grossa ou nasal. |
Dicotômico, Múltipla escolha, Likert |
2. Validado |
2. Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS). |
Pedrotti e Behlau (2017)(44 Pedrotti CA, Behlau M. Recursos comunicativos de executivos e profissionais em função operacional. CoDAS. 2017;29(3):e20150217. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172015217. PMid:28538820. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2017...
)
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Brasil/Rio Grande do Sul |
Executivos e operadores |
Transversal |
Não validado e com anexo do instrumento proposto |
Quatro eixos de avaliação: Comportamento vocal: Qualidade vocal: normal, alterada. Tom de voz: grossa, fina, regular. Volume da voz: forte, fraca, regular. Velocidade de fala: aumentada, reduzida, regular. Modo respiratório: nariz, boca, ambos. Entonação vocal: monótona, expressiva, regular. Recursos comunicativos: Sotaque. Articulação. Gestos. Contato visual. Desinibição. Recursos audiovisuais. Objetividade no discurso. Recursos de influência positiva no discurso: Tom de voz. Sotaque. Vocabulário adequado. Objetividade. Respiração. Dicção. Projeção de voz. Velocidade de fala. Pausas. Postura corporal. Gestos. Contato visual. Desinibição. Domínio do assunto. Uso adequado dos recursos audiovisuais. Criatividade. Atualização. Uso correto do microfone. Recursos de influência negativa no discurso: Voz monótona. Voz fraca. Vocabulário inadequado. Prolixidade. Problema de dicção. Nervosismo. Timidez. Fala rápida. Excesso de pausas. Incoordenação fala-respiração. Postura corporal inadequada. Gestos inadequados. Ausência de contato visual. Falta de didática. Falta de domínio do assunto. Uso inadequado do tempo no discurso. Utilização inadequada dos recursos audiovisuais. Falta de criatividade. Uso de gírias. Críticas e preconceitos. |
Dicotômico, Múltipla escolha, Analógico-Visual |
Sales et al. (2016)(2222 Sales NJ, Castaneda DF, Barreto ÍD, Paoliello M, Campanha SM. Autoavaliação da comunicação em promotores de justiça em um estado do nordeste, Brasil. CoDAS. 2016;28(6):678-86. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015238. PMid:27849215. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2016...
)
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Brasil/Sergipe |
Promotores de Justiça |
Transversal |
Não validado e com anexo do instrumento proposto |
Três eixos de avaliação: Percebe piora da comunicação ao logo dos anos de exercício profissional. |
Dicotômico |
Autoperceção da comunicação em público: Exemplos: “Você percebe voz alterada?”. “Você é motivado para falar?. “Você investe na interação interpessoal?”.
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Reação do ouvinte na impressão do falante: Exemplos: “Você percebe que persuade?”. “Você percebe que atrai?”.
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Marinho et al. (2019)(1111 Marinho ACF, Medeiros AM, Lima EP, Pantuza JJ, Teixeira LC. Prevalência e fatores associados ao medo de falar público. CoDAS. 2019;31(6):e20180266. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018266. PMid:31644711. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2019...
)
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Brasil/Minas Gerais |
Universitários |
Transversal |
1. Validado |
1. Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS): reações cognitivas da ansiedade ao falar em público. |
Likert |
2. Não validado e sem anexo do instrumento proposto |
2. Autoavaliação da comunicação oral: Sintomas somáticos do medo de falar em público: tremores, rubor facial, respiração ofegante e taquicardia. Autopercepção vocal: muito ruim, ruim, boa, muito boa. Capacidade de captar e manter a atenção do ouvinte; Capacidade de influenciar o outro com a sua comunicação. |
Dicotômico |
Lira et al. (2019)(2323 Lira AAM, Borrego MC, Behlau M. Autoavaliação dos recursos comunicativos por representantes comerciais e sua relação com o desempenho em vendas. CoDAS. 2019;31(6):e20190067. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192019067. PMid:31721891. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2019...
)
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Brasil/Santa Catarina |
Vendedores |
Transversal |
Não validado e com anexo do instrumento proposto |
Mesmo instrumento utilizado em Pedrotti e Behlau, 2016. |
Dicotômico |
Analógico visual |
Bauth et al. (2019)(2424 Bauth MF, Angélico AP, Oliveira DCR. Association between social skills, sociodemographic factors and self-statements during public speaking by university students. Trends Psychol. 2019;27(3):677-92.)
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Brasil/ Minas Gerais |
Universitários |
Transversal |
Validado |
1. Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS): reações cognitivas de ansiedade ao falar em público. Inventário de Habilidades Sociais (IHSDel-Prette): repertório de habilidades sociais. |
Likert |
Grilo et al. (2019)(55 Grilo APS, Oliveira AAP, Puggina ACG. Public speaking: relationship with competency in communication, anxiety and student oratory experiences. Rev Eferm Cent Oeste Min. 2019;9:e3534.)
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Brasil/São Paulo |
Universitários |
Transversal |
Validado |
1. Estado de ansiedade. Traço de ansiedade. Exemplos: Fico tenso e preocupado quando penso em meus problemas do momento”; “Sinto-me seguro”. 2. Escala de Competência em Comunicação e Interpessoal (ECCI): Competência comunicativa interpessoal. 3. Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS): Cognições ao falar em público. |
Likert |
Tonon et al. (2020)(2525 Tonon IG, Gomes NR, Teixeira LC, Medeiros AM. Perfil de comportamento pessoal autorreferido por professores universitários: associação com a autoavaliação comunicativa e vocal. CoDAS. 2020;32(2):e20180141. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018141. PMid:32049096. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2019...
)
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Brasil/Minas Gerais |
Professores |
Transversal |
Não validado e sem anexo do instrumento proposto |
Quatro eixos de avaliação: Perfil comportamental comunicativo: pragmático, analítico, expressivo e afável. Recursos vocais: qualidade vocal: negativa - muito ruim ou ruim, ou positiva – boa ou muito boa. Tom de voz: fino demais, grosso demais ou adequado. Intensidade da voz: fraca, forte ou adequada. Articulação: ruim, boa. Velocidade de fala: lenta, rápida ou adequada. Ritmo de fala: mesma cadência, variado. Sintomas vocais: rouquidão, cansaço da voz, dificuldade de projetar a voz, voz monótona, esforço para falar, garganta seca e pigarro. Aspectos comunicativos: captação da atenção do aluno, necessidade de repetição do discurso. |
Múltipla escolha |
Dicotômico |
Marinho et al. (2020)(2626 Marinho ACF, Medeiros AM, Pantuza JJ, Teixeira LC. Autopercepção de timidez e sua relação com aspectos da fala em público. CoDAS. 2020;32(5):e20190097. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019097. PMid:33053085. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2020...
)
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Brasil/Minas Gerais |
Universitários |
Transversal |
1. e 2. Validados |
1. Escala Revisada de Timidez: 13 perguntas. Exemplos: “Eu sou socialmente desastrado; “Eu fico nervoso(a) quando estou falando com uma autoridade”. 2. Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS): reações cognitivas ao falar em público. 3. Questionário de autoavalição da comunicação oral em público: Frequência de participação em atividades de fala em público: pouca, muita. Autorrelato do medo de falar em público. Tom de voz: adequado ao sexo e idade, grave, agudo. Velocidade de fala: adequada, rápida, lenta. Intensidade de voz: adequada, forte, fraca. Contato visual. Uso das mãos nas apresentações em público: fica sem saber onde colocar as mãos, usa as mãos com naturalidade durante o discurso. |
Likert |
3. Não validado e sem anexo do instrumento proposto |
Múltiplo escolha |
Oliveira et al. (2020)(1515 Oliveira BL, Sales HF, Lima KD, Santos NA, Galdino MK. Adaptação da Escala de Ansiedade de Falar em Público (PSAS) para o Brasil. Contextos Clín. 2020;13(1). http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.02. http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.0...
)
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Brasil/Paraíba |
Universitários |
Transversal |
Validado |
Ansiedade ao falar em público (reações fisiológicas, cognitivas e comportamentais) Exemplos: “Minha voz treme quando eu dou um discurso”; “Se eu cometer um erro no discurso serei incapaz de retomar meu foco”.
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Likert |