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Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas

RESUMO

Objetivo

Investigar a percepção do ruído, a ocorrência de efeitos auditivos e extra-auditivos e a qualidade de vida de professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas.

Métodos

Estudo realizado com 57 professores de 15 escolas públicas, homens e mulheres, que responderam a um questionário elaborado para a ocasião, com perguntas relacionadas ao perfil ocupacional e à saúde auditiva. Também foram submetidos à versão abreviada do instrumento Quality of Life-Bref Questionnaire (WHOQOL-Bref).

Resultados

Dentre os professores participantes do estudo, muitos apresentaram algum efeito auditivo ou extra-auditivo. Os professores sem ansiedade e cefaleia tiveram melhores escores nos domínios psicológico, ambiental e escore geral de qualidade de vida do WHOQOL-Bref, enquanto aqueles sem intolerância a sons intensos e zumbido apresentaram melhor qualidade de vida nos domínios físico e social.

Conclusão

Os professores demonstraram conhecer as consequências da exposição ao ruído, mas sem considerá-la um risco ocupacional. Entre os efeitos investigados, a presença de zumbido, intolerância a sons intensos, ansiedade e cefaleia esteve relacionada à pior qualidade de vida.

Efeitos do ruído; Audição; Qualidade de vida; Saúde pública; Educação

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