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Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita

RESUMO

Objetivo

o presente estudo buscou investigar a autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo, no que se refere às suas habilidades de leitura e escrita, e comparar com a percepção de seus terapeutas.

Métodos

participaram desta pesquisa dez crianças com diagnóstico de distúrbio do espectro do autismo e seus respectivos terapeutas. Foi aplicado, oralmente, um questionário individual para ambos os grupos, composto por oito perguntas de múltipla escolha.

Resultados

as respostas apresentadas pelos dois grupos foram divergentes em algumas questões. Alguns terapeutas registraram que o trabalho da autopercepção faz parte do planejamento terapêutico de seus pacientes.

Conclusão

nem sempre as crianças com distúrbio do espectro do autismo possuem autopercepção realista sobre suas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa da autopercepção das crianças pode ser importante para que pais e profissionais possam auxiliar os escolares a se engajarem e trabalharem suas dificuldades.

Palavras-chave:
Transtorno autístico; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Psiquiatria infantil; Serviços de saúde escolar; Síndrome de Asperger

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