Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento lexical e gagueira na criança: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo

mapear as publicações que abordam a relação entre habilidade lexical e gagueira em crianças na faixa etária dos 2 anos aos 9 anos.

Estratégia de pesquisa

busca nas bases de dados Cochrane Library, MEDLINE, via PubMed, Scopus, Web of Science, Embase.

Critérios de seleção

estudos clínicos comparativos, longitudinais ou caso-controle, que incluíam análise do vocabulário expressivo e receptivo de crianças com gagueira na faixa etária de 2 a 9 anos. Análise dos dados: após a busca inicial com 426 artigos, 42 foram selecionados para leitura na íntegra, dos quais, 16 atenderam aos critérios de elegibilidade.

Resultados

a maior parte dos registros analisados referiu haver relação entre desenvolvimento ou desempenho lexical e gagueira em crianças. No entanto não houve consenso sobre a relação entre maior ou menor desenvolvimento lexical.

Conclusão

o mapeamento dos estudos incluídos indicou que não há evidências suficientes que relacionem gagueira e desenvolvimento lexical.

Palavras-chave:
Gagueira; Transtorno da fluência com início na infância; Desenvolvimento da linguagem; Linguagem infantil; Vocabulário; Semântica; Criança

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br