Acessibilidade / Reportar erro

Análise da variabilidade da frequência cardíaca para identificar a perda auditiva no primeiro ano de vida

RESUMO

Objetivo

investigar a existência de associação entre a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) e a sensibilidade auditiva em crianças saudáveis no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD (Raiz Quadrada Média das Diferenças Sucessivas) e SD1 (Desvio padrão perpendicular à linha de identidade do gráfico de Poincaré).

Métodos

trata-se de um estudo metodológico, com a avaliação de 20 crianças, divididas em dois grupos: 10 crianças sem perda auditiva (G1) e 10 crianças com perda auditiva, independentemente do tipo e/ou do grau (G2). O estímulo clique foi apresentado nas intensidades de 30-60 dB nNA. Para a captação da VFC utilizou-se o monitor cardíaco Polar RS800CX, com taxa amostral de 1.000 Hz. Foram selecionadas séries estáveis com 60 intervalos R-R e apenas àquelas com mais de 95% de batimentos sinusais foram incluídas. A análise de variância ANOVA 2 critérios de medidas repetidas foi utilizada para avaliar os efeitos da estimulação acústica nos índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2. A análise fatorial foi aplicada para avaliar os índices com os fatores sexo, orelha testada, estado comportamental da criança e período do teste.

Resultados

não houve diferenças estatisticamente significantes para os índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2, e entre ambos. Não houve interação entre os índices da VCF e todos os fatores de confusão analisados.

Conclusão

a associação entre a VFC e a sensibilidade auditiva pode não ser aplicável para identificar crianças com perda auditiva no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD e SD1, utilizando-se o estímulo clique nas intensidades de 30-60 dB nNA.

Palavras-chave:
Sistema nervoso autônomo; Estimulação acústica; Audição; Perda auditiva; Criança

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br