RESUMO
Objetivo Investigar e correlacionar a pressão lingual da região anterior e posterior em contração isométrica e durante deglutição de saliva de indivíduos com osteogênese imperfeita.
Métodos Estudo transversal observacional, do qual participaram 22 sujeitos, com média de idade de 12,09 anos, divididos em osteogênese imperfeita leve (tipo 1) (n=15) e osteogênese imperfeita moderada-grave (tipos 3, 4 e 5) (n=7). O Iowa Oral Pressure Instrument foi utilizado e foi aferida a pressão em isometria de língua da região anterior, da região posterior e durante deglutição. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS, por meio dos testes Mann Whitney, correlação de Spearman e modelo de regressão linear simples. O nível de significância de p<0,05 foi utilizado.
Resultados A pressão em isometria de língua foi maior na região anterior do que na região posterior na amostra total e no grupo com osteogênese imperfeita moderada-grave. A pressão da região anterior durante deglutição de saliva foi maior no grupo com osteogênese imperfeita leve. Também foi observada maior pressão de língua da região posterior nesse grupo.
Conclusão Maior pressão da região anterior de língua correlaciona-se à maior pressão da região posterior de língua, porém, não há correlação significativa entre a capacidade isométrica de língua e a pressão de língua durante a função de deglutição de saliva.
Palavras-chave: Fonoaudiologia; Sistema estomatognático; Língua; Osteogênese imperfeita; Criança; Adolescente