Open-access Transtorno do zumbido: implicação em diferentes habilidades cognitivas de adultos jovens

RESUMO

Objetivo  investigar os aspectos cognitivos relacionados à orientação temporoespacial, atenção concentrada auditiva, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, praxias e funções executivas em indivíduos jovens adultos com transtorno do zumbido.

Métodos  estudo analítico de coorte, quantitativo e transversal. Participaram 39 indivíduos, distribuídos em dois grupos: grupo com transtorno do zumbido (G1) e grupo sem o sintoma (G2). Todos foram submetidos à anamnese, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica, avaliação comportamental do processamento auditivo central, Escala de Autopercepção de Habilidades do Processamento Auditivo Central e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve . A análise de comparação foi realizada entre os grupos pelo escore total, habilidades cognitivas e, posteriormente, por tarefas, utilizando o Teste U de Mann-Whitney.

Resultados  houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quando realizada a análise pelo escore total, observando-se pior desempenho nos aspectos cognitivos dos indivíduos com zumbido. Ainda, houve diferença significativa entre os grupos na habilidade de praxia, na tarefa de evocação imediata e na construtiva, sendo pior nos participantes com zumbido.

Conclusão  os indivíduos com zumbido crônico subjetivo apresentaram desempenho cognitivo inferior aos participantes sem a percepção do sintoma.

Palavras-chave:  Zumbido; Cognição; Adulto jovem; Audição; Testes neuropsicológicos

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