Romero et al. (2013)(19)
|
Brasil |
Comparar os achados do potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com e sem TDAH. |
Crianças com e sem TDAH. |
30 crianças
15 - TDAH 15 - sem TDAH |
8 a 12 anos |
Tone burst frequência e duração. |
Soares et al. (2011)(12)
|
Brasil |
Caracterizar o PAC e o PEALL em crianças com alterações de leitura e escrita. |
Crianças com alteração de leitura e escrita. |
12 crianças |
8 a 12 anos |
Tone burst frequência. |
Rocha-Muniz et al. (2015)(4)
|
Brasil |
Investigar a discriminação de sinais acústicos complexos (fala) no sistema auditivo, por meio do MMN, em crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), comparando com transtorno do processamento auditivo (TPA) e desenvolvimento típico (DT). |
Crianças com desenvolvimento típico, transtornos do processamento auditivo e distúrbio específico de linguagem. |
75 crianças
25 - DEL 25 - TPA 25 - DT |
6 e 12 anos |
Estímulo acústico de fala /ba/ e /da/. |
Zaric et al. (2014)(20)
|
Holanda |
Testar a relação MMN com diferenças individuais na fluência de leitura em crianças com e sem dislexia. |
Crianças com desenvolvimento típico e crianças com dislexia. |
61 crianças
41 - dislexia 20 - DT |
9 anos |
Estímulo acústico de fala das vogais /a/ e /o/. |
Haapala et al. (2014)(21)
|
Finlândia |
Avaliar associação entre a otite média de repetição e codificação neural cortical atípica, bem como atenção pré-atencional, em crianças de 2 anos. |
Crianças com otite média de repetição e desenvolvimento típico. |
39 crianças
20 - com otite média 19 - DT |
22 a 26 meses |
Estímulo acústico de fala /ke/ e /pi/. |
Koravand et al. (2013)(22)
|
Canadá |
Investigar as respostas eletrofisiológicas em crianças com perda de audição. |
Crianças com limiares auditivos normais, crianças com perda auditiva e crianças com transtornos de processamento auditivo central. |
40 crianças
16 - audição normal 12 - perda auditiva 12 - PAC |
9 a 12 anos |
Tone burst e estímulo acústico de fala /ba/ e /da/. |
Zuijen et al.(2013)(23)
|
Holanda |
Investigar o processamento auditivo das sílabas /bak/ e /dak/ em crianças com risco de dislexia e desenvolvimento típico. |
Crianças com risco de dislexia e com desenvolvimento típico. |
38 crianças
26 - risco de dislexia 12 - DT |
2 meses |
Estímulo acústico de fala /bak/ e /dak/. |
Zhang et al. (2012)(24)
|
China |
Investigar a ocorrência de deficit de percepção categórica em tons lexicais do mandarim, em crianças chinesas com dislexia. |
Crianças com dislexia e com desenvolvimento típico. |
36 crianças
18 - dislexia 18 - DT |
média 10 anos |
Estímulo acústico de fala /pa/ com diferença de frequência. |
Noordenbos et al. (2012)(25)
|
Holanda |
Verificar a discriminação de som de fala, por meio do MMN, em crianças com risco para dislexia. |
Crianças com risco para dislexia e com desenvolvimento típico. |
61 crianças
31 - com risco 30 -DT |
6 anos |
Estímulo acústico de fala /ba/ e /da/. |
Chobert et al. (2012)(26)
|
França |
Examinar o processamento pré- atencional de sílabas em crianças com e sem dislexia. |
Crianças com e sem dislexia. |
48 crianças 24 - dislexia
24 - sem dislexia |
9 a 11 anos |
Estímulo acústico de fala /ba/ com variação de duração. |
Yang et al. (2011)(27)
|
China |
Explorar informações sobre o sistema auditivo central em lactentes com fissura de lábio e/ou palato, por meio da análise dos potenciais evocados auditivos. |
Crianças com fissura de lábio e/ou palato e crianças normais. |
68 crianças
34 – com fissura 34 - crianças sem fissura |
6 a 24 meses |
Tone burst com variação de frequência. |
Huotilainen et al. (2011)(28)
|
Finlândia |
Verificar a eficácia do programa para dislexia Audilex na cognição de crianças com baixo peso. |
Crianças de baixo peso extremo. |
83 crianças |
6 anos |
Tone burst com variação de frequência. |
Gomot et al. (2011)(29)
|
França |
Examinar detecção auditiva em crianças com transtornos do espectro do autismo. |
Crianças com autismo e crianças com desenvolvimento típico. |
54 crianças
27 - autismo 27 - DT |
5 a 11 anos |
Tone burst com variação de frequência. |
Ojima et al. (2011)(30)
|
França |
Analisar os potenciais relacionados a evento em crianças de séries iniciais. |
Dois grupos de crianças normais de faixa etárias diferentes. |
80 crianças
40 crianças em cada grupo |
6 a 11 anos |
Estímulo de fala com palavras. |
Kaganovich et al. (2010)(31)
|
EUA |
Analisar o processamento auditivo, não linguístico em crianças com gagueira. |
Crianças com e sem gagueira. |
36 crianças
18 - gagueira 18 - sem gagueira |
4 e 5 anos |
Tone burst com variação de frequência. |
Datta et al. (2010)(32)
|
EUA |
Verificar associação entre duração absoluta de estímulos vocais semelhantes e dificuldades de processamento em crianças com DEL. |
Crianças com distúrbio específico de linguagem e com desenvolvimento típico de linguagem. |
18 crianças
9 - DEL 9 - DT |
8 a 10 anos |
Estímulo acústico de fala /i/ e /e/. |
Paul et al. (2006)(33)
|
Alemanha |
Investigar a relação entre MMN e tarefas comportamentais e investigar a influência dos programas de treinamento de dislexia. |
Crianças com dislexia e crianças normais. |
79 crianças
58 - dislexia 21 - normal |
9 anos |
Estímulo acústico /ba/ e /da/. |
Kul et al. (2005)(34)
|
EUA |
Avaliar o processamento linguístico e social de crianças da pré-escola com transtorno do espectro autista. |
Crianças com autismo e desenvolvimento típico. |
58 crianças
29 - autismo 29 - DT |
1 a 5 anos |
Estímulo acústico /ba/ e /wa/. |
Lepstö et al. (2004)(35)
|
Finlândia |
Verificar a influência da depressão na memória auditiva e atenção, por meio dos potenciais relacionados a eventos. |
Crianças com depressão que apresentam deficit de memória e concentração e grupo controle. |
20 crianças
10 - depressão 10 - GC |
10 a 12 anos |
Estímulo /ka/ e /ta/. |
Jansson-Verkasalo et al. (2003)(36)
|
Finlândia |
Verificar a habilidade de nomeação e discriminação auditiva para sons de fala por meio do MMN. |
Crianças prematuras de baixo peso e crianças de grupo controle. |
24 crianças
12 - prematuras 12 - GC |
4 anos |
Estímulo acústico /taa/ /ta/ /kaa/. |
Bar-Haim et al. (2003)(37)
|
Israel |
Investigar as características das respostas eletrofisiológicas do MMN em crianças isoladas socialmente e crianças sociáveis. |
Crianças isoladas socialmente e grupo controle. |
45 crianças
23 - isoladas socialmente 22 - GC |
7 a 12 anos |
Tone burst frequência. |
Ceponiene et al. (2002)(38)
|
Finlândia |
Estudar potenciais relacionados a evento em crianças com fissura labiopalatina. |
Crianças com fissura labiopalatina e crianças saudáveis. |
110 crianças 7
8 - fissura 32 - saudáveis |
8 anos |
Tone burst frequência. |
Holopainen et al. (1997)(39)
|
Finlândia |
Comparar os resultados do MMN em crianças com afasia e crianças que apresentam desenvolvimento típico de linguagem, |
Crianças com afasia e grupo controle. |
24 crianças
10 - afasia 14 - GC |
3 a 7 anos |
Tone burst frequência. |