OBJETIVO: Verificar a eficácia do uso do software "Pedro no Parque de Diversões" no desenvolvimento da consciência fonológica e na construção da escrita alfabética. MÉTODOS: Participaram do estudo 12 crianças, com idades entre 4 e 5 anos, de uma escola particular de educação infantil da cidade de Porto Alegre. Cada criança foi avaliada individualmente quanto à consciência fonológica e hipótese de escrita. Por meio de sorteio, as crianças com hipótese de escrita pré-silábica foram divididas em dois grupos: o grupo estudo (GE) e o grupo controle (GC). As crianças do GE foram estimuladas com o uso do software e as do GC receberam, unicamente, a estimulação de linguagem e de consciência fonológica padrão da escola. Ao término da estimulação (dez encontros) as crianças foram reavaliadas. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram diferença significativa no que se refere à consciência fonológica, no nível da sílaba e do fonema, e à mudança da hipótese de escrita dos participantes do GE, em relação ao desempenho dos participantes do GC. CONCLUSÃO: O estudo verificou que o software, tendo o fonoaudiólogo como mediador, foi eficaz para desenvolver a consciência fonológica e facilitou a mudança da hipótese de escrita pré-silábica para a silábica. Dessa forma, programas de estimulação usados na educação infantil devem ser cuidadosamente selecionados, para garantir maiores resultados.
Linguagem Infantil; Aprendizagem; Escrita Manual; Estimulação Auditiva; Validação de Programa de Computador; Fonoaudiologia