1 |
Boneca, colher, caneca, babador, cama, cobertor, garrafa, caixa-surpresa |
Deixe a criança abrir a caixa e pegar o que quiser. Permita que manuseie livremente os objetos, acompanhe seus interesses e converse sobre o que ela está fazendo. Em momentos apropriados, simule ações – por exemplo, alimente e limpe a boca da boneca – e estimule a criança a imitá-las. |
2 |
Pato de plástico, cachorrinho de borracha que late quando apertado, bola que faz barulho quando sacudida |
Incentive a criança a explorar os objetos. Mostre-lhe como fazem barulho. Façam silêncio para ouvir os sons. Procurem simular esses sons com a voz. |
3 |
Fantoches de dedo, copos plásticos empilháveis |
Agite o dedo do fantoche e faça cócegas na criança, crie uma história. Permita-lhe que examine o fantoche, tire-o do dedo, dirija a atenção da criança para você, equilibrando um copo de plástico sobre a cabeça. |
4 |
Cesto plástico para roupa, corda de varal |
Brinquem de que estão lavando roupas juntos, dobrem e arrumem peças de roupa, pendurem-nas e brinquem com os pregadores. Momento oportuno para falar de quem são as roupas, explorar tamanho, cor, textura e tipo de vestuário. |
5 |
Conjunto de brinquedos associados com rimas previamente escolhidas (“Atirei o pau no gato” etc.) |
Tente associar as imagens (em sequência temporal, por exemplo) com as rimas que você for cantando. |
6 |
Caixas de papelão de vários tamanhos, com um lado aberto e cobertas com papel de presente, bola grande |
Mostre à criança a caixa maior. Abra a tampa e dê uma espiada. Feche-a de novo rapidamente – isso deve encorajá-la a olhar também. Converse sobre o que ela está fazendo. |
7 |
Gaveta de cozinha que esteja na altura da criança cheia de itens “perigosos” |
Estimule a criança a explorar utensílios de cozinha. Siga seu interesse e brinque da maneira que ela quiser. |
8 |
Duas mudas de roupa, com peças de diferentes cores, tamanhos de manga, texturas e espessuras |
Divirtam-se vestindo roupas que sejam muito diferentes, por exemplo, tentando colocar roupas ou calçar sapatos muito pequenos para você. |
9 |
Caixa de papelão onde caiba um caminhão de brinquedo, com um lado cortado para simular uma porta |
Estimule a criança a abrir a “porta da garagem” dando uma olhada e falando entusiasticamente. Converse com a criança sobre o que ela manifestar mais interesse. |
10 |
Massinha para modelar e forrminhas de gato e cachorro |
Cheire a massinha e permita que a criança a manipule livremente. Finja que o gato de massinha é real e diga “vem, gatinho”; depois, responda “miau”. Faça o mesmo com o cachorro. |
11 |
Boneca de plástico com cabelos, com roupas sujas e limpas |
Cheire a boneca e dê a entender que ela está suja e com mau cheiro e que precisa ser trocada ou lavada. |
12 |
Balões, garrafa de água |
Faça com que a criança ajude a encher um balão. Contem até três, soltem o balão, olhem-no voar, deem “tchau” e peça à criança que vá buscá-lo. |
13 |
Dois bonecos “Sr. Cabeça de Batata” |
Fale sobre as partes do corpo que a criança manuseia, por exemplo, um braço. Chame-lhe atenção para o próprio braço e faça coincidirem partes de seu corpo com as do corpo do boneco. |
14 |
Caixas-surpresa que contenham avião, miniônibus, trem, barco |
Converse com a criança sobre o que ela está fazendo e, com frases curtas e claras, procure destacar o som de cada veículo: “vummm” para o avião, “brum” para o carro, “tibum” para o barco etc. |
15 |
Peças de louça plásticas coloridas: xícara de chá, pires, colher, pratos, jarra d´água, açucareiro etc. |
Apresente as xícaras, os pires, os pratinhos, as colheres, a chaleira e uma lata de biscoitos. Brinquem de mexer e tomar um chá imaginário. Mantenha o interesse da criança apresentando o chá, o açúcar, a água. |
16 |
Dois tambores pequenos, baquetas, chapéu de papel |
Música “Marcha Soldado”. Ouçam um pouco de música de marcha e só toque o tambor quando a música começar. Brincando de estátua, fique imovél quando parar a música. |
17 |
Utensilios de cozinha, gaveta com talheres, gaveta de geladeira, legumes |
Incentive a criança a abrir a gaveta, mostre que não há comida e pergunte “O que podemos fazer?”. Peça ajuda para pôr a mesa e vá indicando o que é necessário. |
18 |
Massinha, formas de animais e veículos |
Estimule a criança a brincar com a massinha amassando-a, fazendo formas e acompanhando com onomatopeias. |
19 |
Bolsa com varios utensilios (óculos, espelho, pente, porta-moedas, molho de chaves etc.) |
Deixe a criança explorar a bolsa. Siga seu interesse e fale sobre o que ela está fazendo ou manuseando. |
20 |
Conjunto de animais (cavalo, porco, coelho), potes para alimentá-los, caixa de papelão |
Estimule a criança a explorar a caixa, a pegar os animais, acariciá-los e alimentá-los. Leve-a para ver animais de verdade. |
21 |
Retalhos de tecido em tamanhos diferentes. Procure selecionar texturas diferentes |
Dirija a atenção da criança para as diferenças, dizendo “olhe, o meu retalho é pequeno, o seu é grande”, “o meu é pequeno, o seu é grande” etc. |
22 |
Uma gaveta de cozinha que a criança alcance, recipientes de plástico, fantoches |
Dirija a atenção da criança para a gaveta com um fantoche de mão, fazendo-a abrir a gaveta e dar uma olhada dentro. Deixe que ela brinque livremente com o que encontrar e vá conversando a respeito. |
23 |
Instrumentos musicais |
Atraia a atenção da criança indicando que ela está ouvindo alguma coisa. Fique quieto, aponte para a orelha e mostre-se entusiasmado. |
24 |
Fotografias da criança e/ou irmãos e pais em atividades de rotina |
Essas imagens devem ser relativamente grandes, coloridas e simples, com apenas um evento. A criança deve ser capaz de identificar facilmente os eventos. |
25 |
Uma coleção de livros apropriados para a idade da criança |
A criança deve ter acesso a livros, explorar o mesmo livro várias vezes ajuda a criança a rever a história, personagens e suas ações, podendo, assim, antecipar eventos, esperar por reações entusiasmadas do adulto e tentar dramatizar. |
26 |
Passarinho de brinquedo, gaiola, alpiste, jornal |
Apresente um pássaro de brinquedo de forma divertida (tirando-o do bolso, por exemplo). Faça sons de pássaros, aponte a gaiola, mostre que o pássaro não tem água ou comida e explore os cuidados com ele. |
27 |
Sacola de compras com enlatados, cereais, pão, manteiga, ovos |
Fale sobre manuseio cuidadoso, sobre refrigeração, sobre o que acontece se um ovo cair, sobre a contagem de ovos, sobre o armazenamento dos ovos na prateleira da geladeira etc. Permita que a criança participe de atividades domérticas de rotina, como guardar as compras. |
28 |
Frutas |
Faça uma salada de frutas. Para que essa atividade seja linguisticamente proveitosa, a criança deve estar ativamente envolvida e o adulto deve conduzi-la devagar, aproveitando todas as oportunidades para falar significativamente com a criança. |