Início da primeira sessão
|
Atenção |
21. Quatro cartas que fazem parte da coleção Exercícios de Memória – 50 Cartas Para Treinar a Mente:
“Observe as figuras por 30 segundos. Vire a carta e desenhe as figuras sem olhar.”
|
Atenção |
1. Cartela de imagens (TIS-F):“Diga quais as ações que estão ocorrendo em cada figura. O que cada pessoa está realizando?” |
Memória |
|
Praxia construtiva |
2. Áudio do TIS-F:
“Escute uma história e frases sobre essas ações da tarefa anterior, ao mesmo tempo. Preste atenção nas frases e aponte-as na cartela, ignorando a história.”
|
Habilidades Auditivas (figura-fundo para sons verbais e atenção seletiva) |
22. Dez melodias de músicas conhecidas pela população idosa:
“Escute algumas melodias e, a partir da melodia, identifique a música.”
|
Atenção |
Memória |
3. Áudio do TIS-F:
“Mude o foco, preste atenção na história e esqueça as frases, depois conte trechos ou palavras que se recorda da história.”
|
Habilidades Auditivas (figura-fundo para sons verbais e atenção seletiva) |
23. Jogo caseiro de memória auditiva:
“Cada caixinha tem um material dentro que produz determinados sons; encontre os semelhantes.”
|
Habilidade Auditiva (discriminação auditiva para sons não verbais) |
Memória |
Atenção |
|
Memória |
4. História impressa do TIS-F:
“Leia a história e diga o que entendeu após a leitura.” (ler em voz alta)
|
Atenção |
Início da quarta sessão
|
Linguagem |
24. Cartela com as frases do SSI:“Leia em voz alta as seguintes frases.” (mostrar a cartela) |
5. Imagens de gatos que tenham diferença (no comprimento dos rabos - curto e longo):
“Aqui estão duas figuras de gatos, qual a diferença entre elas?”
|
Atenção |
25. Cartela com as frases do SSI:
“Responda às perguntas solicitadas. Cada pergunta tem relação com uma palavra das frases lidas na tarefa anterior. Lembre-se que as respostas devem ser curtas.”
|
Memória |
6. Áudio do TPD (3 sons):
“Ouça três sons, alguns são curtos outros longos como os rabos dos gatos. Após ouvir os três sons, deverá nomeá-los como curto e longo e depois, usar três figuras dos gatos e colocar na mesma ordem do som ouvido. Ex.: curto-curto-longo”.
|
Habilidade Auditiva (ordenação temporal para duração) |
26. Áudio do SSI:
“Escute as frases e a história simultaneamente e aponte as frases ouvidas na cartela.”
|
Habilidades Auditivas (figura-fundo para sons verbais e atenção seletiva) |
Atenção |
7. Software eArena®. DIA 2 – ESTRATÉGIA 2:
“Escute uma sequência de dois sons e diga qual foi o tom longo (o 1º ou o 2º).”
|
Habilidade Auditiva (ordenação temporal para duração) |
27. Áudio do SSI:
“Escute novamente as frases e a história, invertendo a atenção em relação à tarefa anterior. Focalize a atenção na história e após, conte ou relembre trechos.”
|
Habilidades Auditivas (figura-fundo para sons verbais e atenção seletiva) |
Atenção |
Atenção |
|
Memória |
|
Processamento do discurso |
8. Software eArena®. DIA 3 – ESTRATÉGIA 6 (ligar ruído junto):
“Escute sequências de números com dois algarismos e ruído junto. Preste atenção nos números e após, aponte o número ouvido na tela do computador.”
|
Habilidade Auditiva (atenção seletiva) |
28. História do SSI impressa:
“Leia em voz alta a história da tarefa anterior e refira o que entendeu.”
|
Atenção |
9. Software eArena®. DIA 3 – ESTRATÉGIA 7 (ligar ruído junto):
“Escute palavras dissílabas e ruído junto. Preste atenção nas palavras e após, aponte a palavra ouvida na tela do computador.”
|
Habilidade Auditiva (atenção seletiva) |
29. Imagens de árvores que tenham diferença (no tronco - grosso e fino):
“Aqui estão duas figuras de árvores; qual a diferença entre elas?”
|
Atenção |
Se necessário, utilizar facilitação: e na largura? |
Início da segunda sessão
|
Atenção |
30. Áudio do TPF (três sons):
“Ouça três sons; alguns são grossos, outros finos, como os troncos das árvores. Após ouvir os três sons, deverá nomeá-los como grosso e fino. E depois, usar três figuras das árvores e colocar na mesma ordem do som ouvido. Ex.: fino-fino-grosso.”
|
Habilidade Auditiva (ordenação temporal para frequência) |
10. Letra de uma música atual impressa. Sugestão: O Sol, Vitor Kley:
“A seguir está a letra de uma música; peço que leia em voz alta.”
|
11. Letra impressa novamente da letra da música com ruído competitivo:
“Leia a mesma letra em voz alta, porém com ruído junto.”
|
Atenção |
31. Quatro cartas que fazem parte da coleção Exercícios de Memória – 50 Cartas Para Treinar a Mente:
“Veja algumas cartas, memorize-as durante 30 segundos e após, relembre-as sem a pista visual.”
|
Atenção |
Memória |
12. Palavras isoladas retiradas da música, associadas à atividade motora:
“Toda vez que ouvir a palavra “sol”, bata palma, na palavra “quem”, bata os pés e na palavra “tranquilo”, bata a mão na mesa. Essas palavras estavam na música, mas por enquanto vou apenas pronunciá-las de forma isolada enquanto você realiza a tarefa.
|
Atenção |
Início da quinta sessão
|
Habilidade Auditiva (figura-fundo para sons verbais) |
Funções Executivas |
32. Áudio de duas músicas desconhecidas pela população idosa, reproduzidas simultaneamente e a letra de uma delas:
“Escute duas músicas simultaneamente, preste atenção em apenas uma, a qual você tem a letra em mãos e deverá cantar.”
|
Atenção |
Praxia Motora |
|
|
13. Música O Sol, Vitor Kley, realizando as ações treinadas na tarefa anterior:
“Realize as ações treinadas, mas com a música tocando, ou seja, quando ouvir as palavras na música, deve realizar as ações.”
|
Atenção |
33. Áudio e letra da música que não era foco na tarefa anterior, com palavras aleatórias no decorrer do texto:
“Mude o foco, a música que antes estava atrapalhando, passa a ser a que deverá manter a atenção, visto que a letra dessa música está alterada e terá palavras absurdas que não fazem parte dela, as quais deverá identificar e destacar.”
|
Atenção |
Funções Executivas |
14. Quatro cartas que fazem parte da coleção Exercícios de Memória – 50 Cartas Para Treinar a Mente:
”Veja algumas cartas, memorize-as durante 30 segundos e após, deve relembrá-las sem a pista visual.”
|
Atenção |
34. Software eArena®. DIA 19 – ESTRATÉGIA 10:
“Veja 12 cartas fechadas. Aponte uma carta e ouvirá uma amostra de som. Agora aponte uma segunda carta. Se os sons apresentados forem iguais, as imagens das cartas irão se revelar. Encontre todos os pares. Atenção: às vezes os sons se diferenciam apenas na intensidade, frequência ou duração.”
|
Habilidade Auditiva (discriminação auditiva) |
Memória |
Memória |
15. Software eArena®. DIA 3 – ESTRATÉGIA 9:
“Escute uma sequência de três sons do cotidiano. Após, aponte na tela do computador os três sons, seguindo a ordem.”
|
Habilidade Auditiva (discriminação auditiva para sons não verbais) |
35. Software eArena®. DIA 19 – ESTRATÉGIA 5:
“Escute uma sequência de sons do cotidiano. Após, aponte na tela do computador os sons, seguindo a ordem.”
|
Habilidade Auditiva (discriminação auditiva e ordenação auditiva) |
Atenção |
Memória |
16. Software eArena®. DIA 4 – ESTRATÉGIA 4:
“Visualize várias imagens na tela do computador. Após, verá uma sequência de três imagens destacadas com uma moldura laranja; aponte na tela do computador quais imagens foram destacadas seguindo a ordem de apresentação.”
|
Atenção |
36. Teste de Fala Comprimida - monossílabos (lista orelha direita) com ruído competitivo:
“Escute as palavras comprimidas, as reconheça e repita.”
|
Habilidade Auditiva (fechamento auditivo) |
Memória |
Início da terceira sessão
|
Atenção |
Início da sexta sessão
|
Habilidade Auditiva (resolução temporal) |
17. Software eArena®. DIA 2 – ESTRATÉGIA 7:
“Visualize várias imagens na tela do computador. Após, verá uma sequência de três imagens destacadas com uma moldura laranja; aponte na tela do computador quais imagens foram destacadas seguindo a ordem de apresentação.”
|
Memória |
37. GIN Faixa 1, 2, 3 e 4:
“Ouça um chiado e nesse chiado vai ter alguns intervalos de silêncio; você deverá identificar e responder cada vez que perceber o silêncio. Eles poderão ter um, dois, três ou nenhum intervalo.”
|
Atenção |
18. Software eArena®. DIA 2 – ESTRATÉGIA 8:
“Observe 12 imagens e seus respectivos nomes. Em seguida, você terá 30 segundos para fazer o maior número possível de associações entre as palavras e as figuras.”
|
Memória e atenção |
38. Áudio TPD (quatro sons):
“Ouça quatro sons, alguns são curtos e outros longos. Após ouvir os quatro sons, deverá nomear como curto e longo. Ex.:curto-curto-longo-curto.”
|
Habilidade Auditiva (ordenação temporal para duração) |
19. Software eArena®. DIA 2 – ESTRATÉGIA 9:
“Veja 12 cartas fechadas. Aponte uma carta e ouvirá uma amostra de som. Após, aponte uma segunda carta. Se os sons apresentados forem iguais, as imagens das cartas irão se revelar. Encontre todos os pares. Atenção: às vezes os sons se diferenciam apenas na intensidade, frequência ou duração.”
|
Atenção |
39. Áudio do TPF (quatro sons):
“Ouça quatro sons, alguns são grossos e outros finos. Após ouvir os quatro sons, deverá nomear como grosso e fino. Ex.: fino-fino-grosso-fino”
|
Habilidade Auditiva (ordenação temporal para frequência) |
20. Apresentação de 15 slides com palavras descrevendo cores, destacadas de uma cor diferente e com fundo de outra cor:
“Aqui estão algumas imagens com palavras descrevendo cores, destacadas de uma cor diferente e com o fundo de outra cor. Após, vou pedir a cor de acordo com a localização solicitada. Por exemplo: Qual a cor da palavra?”
|
Funções Executivas |
|
|