Resumos
Objetivo
Verificar a eficácia do Treinamento Auditivo e a manutenção das habilidades auditivas treinadas após um, dois, ou três anos do seu término, com o intuito de comprovar a eficácia do treino em longo prazo.
Métodos
Dez crianças com alteração do processamento auditivo - graus variando entre leve a moderado, moderado e moderado a severo - passaram por um programa de treinamento auditivo de oito semanas e foram reavaliadas imediatamente após o treino (PÓS-1) e um, dois, ou três anos depois (PÓS-2).
Resultados
Foram observadas diferenças significativas no desempenho médio, entre a avaliação pré-treino e as avaliações PÓS-1 e PÓS-2, sem diferenças entre as duas últimas. Não foram observadas correlações entre o intervalo de tempo entre PÓS-1 e PÓS-2 e a diferença no desempenho dessas avaliações. Em PÓS-1, a maioria das avaliações apresentou-se dentro da normalidade, ou com alterações leves do PA, sendo que 60% dos indivíduos mantiveram tais resultados em PÓS-2.
Conclusão
Verificamos, neste estudo, que o Treinamento Auditivo é eficaz na intervenção dos Transtornos do Processamento Auditivo e que os benefícios obtidos após o treinamento se mantêm, mesmo após um, dois, ou três anos do seu término.
Percepção auditiva; Transtornos da percepção auditiva; Estimulação acústica; Plasticidade neuronal; Aprendizagem
Purpose
The aim of the current study was to determine the efficacy of auditory training and to establish the long-term effectiveness of the acquired auditory abilities one, two or three years following the completion of the program.
Methods
Ten children, who presented abnormal auditory processing ranging in degree from mild-moderate, moderate, to moderate-severe, underwent an 8-week auditory training program. All participants were reassessed immediately after training (POST-1) and one, two or three years after training (POST-2).
Results
Significant differences were detected in average performance between the assessment made prior to auditory training (PRE) and POST-1 assessment, and between PRE and POST-2 assessments, but no significant differences were found between POST-1 and POST-2 assessments. No correlations were detected between POST-1 and POST-2 time interval, and the difference in performance between these two evaluations. The auditory processing assessments in POST-1 were considered normal, or were mildly altered. Further, 60% of the individuals achieved the same results in POST-2 assessment.
Conclusion
In the current study, we verified that auditory training is an effective intervention for Auditory Processing Disorders, and that the benefits obtained after training persist even after intervals of one, two or three years following intervention.
Auditory perception; Auditory perceptual disorders; Acoustic stimulation; Neuronal plasticity; Learning
INTRODUÇÃO
O Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) está relacionado a dificuldades no
processamento perceptual da informação auditiva no sistema nervoso central e a toda
a atividade neurobiológica que subjaz tal processamento(11 American Speech-Language-Hearing Association. Auditory processing
disorders: the role of audiologist [internet]; 2005 [Acesso em: 22 jan 2013].
Disponível em: http://www.asha.org/policy/PS2005-00114.htm
http://www.asha.org/policy/PS2005-00114....
,22 American Academy of Audiology. American Academy of Audiology
clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children
and adults with central auditory processing disorder [internet]; 2010 [Acesso
em: 22 jan 2013]. Disponível em:
http://www.audiology.org/resources/documentlibrary/Pages/CentralAuditoryProcessingDisorder.aspx
http://www.audiology.org/resources/docum...
). A
intervenção, nesses casos, deve ser composta de abordagens do tipo
Top-down, que compreende estimulação linguística e cognitiva, e
Bottom-up, que compreende as mudanças no ambiente, melhora do
sinal acústico (p.ex.: uso de sistema FM), além da estimulação auditiva por meio do
Treinamento Auditivo (TA)(33 Chermak GD, Musiek FE. Auditory training: principles and
approaches for remediating and managing auditory processing disorders. Semin
Hear. 2002;23(4):297-308.
http://dx.doi.org/10.1055/s-2002-35878
https://doi.org/10.1055/s-2002-35878...
,44 Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. A randomized control trial of
interventions in school-aged children with auditory processing disorders. Int J
Audiol. 2012;51(7):506-18.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.670272
https://doi.org/10.3109/14992027.2012.67...
).
O TA é um conjunto de condições e/ou tarefas acústicas proposto para ativar o sistema auditivo e outros sistemas a ele relacionados, de tal forma que suas bases neurais e comportamentos auditivos sejam alterados de maneira positiva(55 Musiek FE, Chermak GD, Weihing J. Auditory training. In: Chermak GD, Musiek FE. Handbook of (central) auditory processing disorder. San Diego: Plural; 2007. Volume 2, p.77-106.). Isso é possível, pois o Sistema Nervoso Auditivo Central pode ser considerado um sistema plástico, ou seja, capaz de promover mudanças nas células nervosas, de acordo com as influências ambientais(66 Musiek FE, Shinn JMS, Hare CMA. Plasticity, auditory training and auditory processing disorders. Semin Hear. 2002;23(4):263-75.).
Diversos estudos têm demonstrado os benefícios do TA em crianças com TPA, tanto por
meio de avaliações comportamentais, quanto eletrofisiológicas(44 Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. A randomized control trial of
interventions in school-aged children with auditory processing disorders. Int J
Audiol. 2012;51(7):506-18.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.670272
https://doi.org/10.3109/14992027.2012.67...
,77 Musiek FE, Schochat E. Auditory training and central auditory
processing disorders: a case study. Semin Hear.
1998;19(4):357-66.
8 Putter-Katz H, Said LA-B, Feldman I, Miran D, Kushnir D, Muchnik
C, et al. Treatment and evaluation indices of auditory processing disorder.
Seminar Hear. 2002;23(4):357-64.
9 Kozlowski L, Wiemes GMR, Magni C, Silva ALG. A efetividade do
treinamento auditivo na desordem do processamento auditivo central: estudo de
caso. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70(3):427-32.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000300023
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
10 Zalcman TE, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal
em indivíduos com transtorno de processamento auditivo. Rev Soc Bras Fonoaudiol.
2007;12(4):310-4.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000400010
https://doi.org/10.1590/S1516-8034200700...
11 Alonso R, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal em
crianças com transtorno de processameento auditivo (central): avaliação
comportamental e eletrofisiológica. Braz J Otorhinolaryngol. 2009;75(5):726-32.
http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942009000500019
https://doi.org/10.1590/S1808-8694200900...
12 Filippini R, Befi-Lopes DM, Schochat E. Efficacy of auditory
training using the auditory brainstem response to complex sounds: auditory
processing disorder and specific language impairment. Folia Phoniatr Logop.
2012;64(5):217-26. http://dx.doi.org/10.1159/000342139
https://doi.org/10.1159/000342139...
13 Murphy CFB, Schochat E. Effects of different types of auditory
temporal training on language skills: a systematic review. Clinics (São Paulo).
2013;68(10):1364-70.
http://dx.doi.org/10.6061/clinics/2013(10)12
https://doi.org/10.6061/clinics/2013(10)...
-1414 Wilson WJ, Arnott W, Henning C. A systematic review of
electrophysiological outcomes following auditory training in school-age children
with auditory processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(11):721-30.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2013.809484
https://doi.org/10.3109/14992027.2013.80...
), sugerindo que a
eficiência do sistema perceptual auditivo pode ser melhorada com treinamento.
Os efeitos benéficos do treino têm sido denominados “aprendizagem perceptual” e
alguns autores sugerem que essa aprendizagem pode se dar em duas etapas: uma,
rápida, que ocorre durante a sessão e que pode refletir a aprendizagem do estímulo e
do conceito, como por exemplo, aprender o procedimento e a tarefa; outra, de
desenvolvimento lento, que ocorre durante a fase de consolidação e pode demorar de
seis a oito horas, até semanas, refletindo, provavelmente, a modificação da memória
de longo prazo(1515 Bratzke D, Schröter H, Ulrich R. The role of consolidation for
perceptual learning in temporal discrimination within and across modalities.
Acta Psychol. 2014;147:75-9.
http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2013.06.018
https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2013.06...
16 Ortiz JA, Wright BA. Contributions of procedure and stimulus
learning to early, rapid perceptual improvements. J Exp Psychol Hum Percept
Perform. 2009;35(1):188-94. http://dx.doi.org/10.1037/a0013161
https://doi.org/10.1037/a0013161...
-1717 Atienza M, Cantero JL, Dominguez-Marin E. The time course of
neural changes underlying auditory perceptual learning. Learn Mem.
2002;9(3):138-50. http://dx.doi.org/10.1101/lm.46502
https://doi.org/10.1101/lm.46502...
).
A consolidação e a manutenção dos benefícios obtidos nas habilidades auditivas após o
TA têm sido uma preocupação de pesquisadores e clínicos, pois, em geral, a
reavaliação é realizada em seguida ao término das sessões de estimulação, sem
acompanhamento longitudinal dos pacientes. Poucos estudos verificaram a manutenção
dos efeitos do TA nas habilidades auditivas em longo prazo(1818 Schochat E, Carvalho LZ, Megale RL. Treinamento auditivo:
avaliação da manutenção das habilidades. Pró-Fono Rev Atual Cient.
2002;14(1):93-8.
19 Moore DR, Rosenberg JF, Coleman JS. Discrimination training of
phonemic constrasts enhances phonological processing in mainstream school
children. Brain Lang. 2005;94(1):72-85.-2020 Murphy CFB, Filippini R, Palma D, Zalcman TE, Lima JP, Schochat E.
Auditory training and cognitive functioning in adult with traumatic brain
injury. Clinics (São Paulo). 2011;66(4):713-5.
http://dx.doi.org/10.1590/S1807-59322011000400030
https://doi.org/10.1590/S1807-5932201100...
) e esses observaram manutenção dos resultados após algumas
semanas ou meses do término do TA.
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do TA e a manutenção das habilidades auditivas treinadas após um, dois, ou três anos do seu término, por meio da reavaliação comportamental do processamento auditivo (PA), com o intuito de comprovar a eficácia desse programa ao longo dos anos.
MÉTODOS
Este estudo foi realizado no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Processamento Auditivo do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da FMUSP, sob o protocolo de pesquisa número 0117/08.
Fizeram parte do estudo dez indivíduos, com idades que variaram entre 7 e 14 anos
(9,6±2,9), na primeira avaliação, e entre 8 e 17 anos (12±2,7), na última
reavaliação. Todos realizaram um programa de TA baseado no procedimento proposto
anteriormente e já validado no Brasil(77 Musiek FE, Schochat E. Auditory training and central auditory
processing disorders: a case study. Semin Hear.
1998;19(4):357-66.,2121 Chermak GD, Musiek FE. Managing central auditory processing
disorders in children and youth. Am J Audiol. 1992;1(3):61-5.
http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0103.61
https://doi.org/10.1044/1059-0889.0103.6...
,2222 Chermak GD, Musiek FE. Three commonly asked questions about
central auditory processing disorders management. Am J Audiol. 1995;4(1):15-8.
http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0401.15
https://doi.org/10.1044/1059-0889.0401.1...
), que consiste em um treinamento de oito sessões,
uma por semana, com duração de 50 minutos cada, em cabina acústica, a fim de
estimular as habilidades auditivas alteradas. Ao final do TA, o paciente foi
reavaliado com a mesma bateria de testes utilizada na avaliação inicial, para
constatar se houve melhora nas habilidades auditivas treinadas.
Todos os sujeitos passaram por avaliação comportamental do PA, antes do TA (PRÉ), imediatamente após o TA (PÓS-1) e um, dois, ou três anos após o TA (PÓS-2). No momento das avaliações, todos apresentaram limiares auditivos menores que 20 dB NA, nas frequências de 250 a 8000 Hz e timpanometria Tipo A, com reflexos acústicos presentes nas frequências de 1000 e 2000 Hz. Todos os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Não foi utilizado um protocolo de avaliação do PA fechado, optando-se pela realização de testes mais adequados à idade, queixa e condições motoras e linguísticas de cada indivíduo. O protocolo das reavaliações foi composto pelos mesmos testes aplicados na avaliação (Quadro 1).
Foram aplicados critérios de normalidade e materiais validados e largamente
utilizados na prática clínica(2323 Pereira LD, Schochat E. Processamento auditivo central: manual de
avaliação. São Paulo: Lovise; 1997.
24 Pereira LD, Schochat E. Testes auditivos comportamentais para
avaliação do processamento auditivo central. São Paulo: Pró-Fono;
2011.-2525 Auditec. Evaluation manual of pitch pattern sequence and duration
pattern sequence. Saint Louis; Auditec; 1997.). Para a determinação do grau de
alteração da avaliação do PA, foram considerados o número de testes alterados e o
desempenho em cada um dos testes, mantido tal critério para todas as avaliações.
Foram comparados o desempenho, em cada teste nas avaliações PRÉ, PÓS-1 e PÓS-2, o grau de alteração do PA, em cada avaliação e foi verificada a correlação destes com os diferentes intervalos entre PÓS-1 e PÓS-2. Para a análise dos dados, foram aplicados Correlação de Pearson, Teste t de Student e Análise de variância (ANOVA), todos com nível de significância de 5%.
RESULTADOS
Para os testes que avaliaram cada orelha separadamente, não foram observadas diferenças entre orelhas, em nenhuma das avaliações ou testes (p>0,05 para todas as comparações). Portanto, para uma análise com maior poder estatístico, optou-se por reunir, para tais testes, os dados obtidos em ambas as orelhas.
Observou-se que houve aumento na proporção das médias de acertos entre as avaliações PRÉ e PÓS-1, e que, de modo geral, as médias de PÓS-1 se mantiveram na avaliação PÓS-2 (Tabela 1).
Foram verificadas diferenças entre as três avaliações para os testes FR, TPF, DNV e SSW/TDD, obtidas em função daquelas entre o desempenho na avaliação PRÉ e nas avaliações PÓS-1 (FR: p=0,020; TPF: p<0,001; DNV: p=0,003; SSW/TDD: p=0,035) e PÓS-2 (FR: p=0,019; TPF: p=0,017; DNV: p=0,001; SSW/TDD: p=0,027). Entre PÓS-1 e PÓS-2 não foram observadas diferenças, para nenhum dos testes realizados (Figura 1).
Barra de erros e média da porcentagem de acertos para cada avaliação, de acordo com o teste aplicado
Dos dez participantes, a maior parte (n=5) havia passado por TA três anos antes da reavaliação PÓS-2. Três dos participantes passaram por treino dois anos antes e dois passaram por TA um ano antes. Não foram observadas correlações entre o período de tempo entre PÓS-1 e PÓS-2 e a diferença no desempenho dessas reavaliações, para nenhum dos testes avaliados.
Com relação ao grau de alteração do PA, na avaliação PRÉ, os indivíduos participantes deste estudo apresentaram alterações de grau leve a moderado (10%; n=1), moderado (70%; n=7), ou moderado a severo (20%; n=2). Logo após o TA (PÓS-1), todos apresentaram melhora na avaliação do PA, sendo que a maioria das avaliações apresentou-se dentro da normalidade (40%; n=4), ou com alterações leves do PA (40%; n=4). Na reavaliação PÓS-2, 60% dos indivíduos mantiveram os resultados obtidos em PÓS-1. Entre os restantes, um apresentou melhora e três apresentaram piora nos resultados (Figura 2).
Distribuição do grau da alteração do PA obtido por cada sujeito em cada uma das avaliações realizadas
DISCUSSÃO
Neste estudo, observamos melhora no PA após o treino, e que tal melhora se manteve,
mesmo após três anos do final da estimulação. Outros pesquisadores(1010 Zalcman TE, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal
em indivíduos com transtorno de processamento auditivo. Rev Soc Bras Fonoaudiol.
2007;12(4):310-4.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000400010
https://doi.org/10.1590/S1516-8034200700...
,1111 Alonso R, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal em
crianças com transtorno de processameento auditivo (central): avaliação
comportamental e eletrofisiológica. Braz J Otorhinolaryngol. 2009;75(5):726-32.
http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942009000500019
https://doi.org/10.1590/S1808-8694200900...
) encontraram resultados bastante similares aos obtidos
neste estudo, com cerca de 70% dos indivíduos avaliados passando a apresentar
respostas normais para a avaliação do PA após o treinamento. Além desses, outros
estudos também demonstraram a eficácia do TA em crianças com TPA(44 Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. A randomized control trial of
interventions in school-aged children with auditory processing disorders. Int J
Audiol. 2012;51(7):506-18.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.670272
https://doi.org/10.3109/14992027.2012.67...
,77 Musiek FE, Schochat E. Auditory training and central auditory
processing disorders: a case study. Semin Hear.
1998;19(4):357-66.
8 Putter-Katz H, Said LA-B, Feldman I, Miran D, Kushnir D, Muchnik
C, et al. Treatment and evaluation indices of auditory processing disorder.
Seminar Hear. 2002;23(4):357-64.-99 Kozlowski L, Wiemes GMR, Magni C, Silva ALG. A efetividade do
treinamento auditivo na desordem do processamento auditivo central: estudo de
caso. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70(3):427-32.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000300023
https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
,1212 Filippini R, Befi-Lopes DM, Schochat E. Efficacy of auditory
training using the auditory brainstem response to complex sounds: auditory
processing disorder and specific language impairment. Folia Phoniatr Logop.
2012;64(5):217-26. http://dx.doi.org/10.1159/000342139
https://doi.org/10.1159/000342139...
,1313 Murphy CFB, Schochat E. Effects of different types of auditory
temporal training on language skills: a systematic review. Clinics (São Paulo).
2013;68(10):1364-70.
http://dx.doi.org/10.6061/clinics/2013(10)12
https://doi.org/10.6061/clinics/2013(10)...
).
Os testes utilizados nesta pesquisa são considerados testes estáveis, comprovados em estudo do tipo teste-reteste, em indivíduos com desenvolvimento típico(2626 Frascá MFSS, Neves-Lobo IF, Schochat E. Processamento auditivo em teste e reteste: confiabilidade da avaliação. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(1):42-8.). Assim, mudanças em suas respostas sugerem modificações no sistema e funções auditivas, consequência da reorganização celular gerada por compensação induzida por lesões, por aprendizado promovido por estimulação, ou, ainda, pela maturação natural do sistema(66 Musiek FE, Shinn JMS, Hare CMA. Plasticity, auditory training and auditory processing disorders. Semin Hear. 2002;23(4):263-75.).
Acreditamos que as mudanças observadas após a aplicação do programa de TA, neste estudo, tenham realmente ocorrido pelo processo de aprendizado auditivo induzido pelo treino, uma vez que o intervalo entre as avaliações PRÉ e PÓS-1 foi de apenas oito semanas, tempo que pode ser considerado insuficiente na faixa etária estudada, para justificar as mudanças com base apenas na maturação.
A observação de que as melhoras comportamentais obtidas permaneceram mais ou menos constantes por até três anos após o TA, é de extrema importância para a área, já que, como mencionado anteriormente, poucos estudos investigaram a manutenção dos benefícios da estimulação auditiva meses ou anos após o término do programa.
Em outro estudo(1818 Schochat E, Carvalho LZ, Megale RL. Treinamento auditivo: avaliação da manutenção das habilidades. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2002;14(1):93-8.), também foram observadas altas proporções de manutenção das melhoras obtidas após TA, por mais de seis meses (85% dos sujeitos estudados). Para os autores de tal estudo, as crianças que não mantiveram seu desempenho podem ter sofrido a interferência de fatores não auditivos na avaliação (p.ex.: alterações emocionais, cognitivas, de memória ou de atenção).
Ao analisar as respostas para testes de linguagem e de discriminação de palavras de escolares com desenvolvimento típico, após treino de discriminação auditiva, um estudo(1919 Moore DR, Rosenberg JF, Coleman JS. Discrimination training of phonemic constrasts enhances phonological processing in mainstream school children. Brain Lang. 2005;94(1):72-85.) observou melhora, tanto nas habilidades fonológicas, quanto nas habilidades auditivas avaliadas após o treino, com manutenção das mesmas após cinco ou seis semanas do término do TA.
Em contrapartida, em um estudo de caso que observou os benefícios auditivos e
cognitivos de um programa de TA em um adulto com Traumatismo Crânio
Encefálico(2020 Murphy CFB, Filippini R, Palma D, Zalcman TE, Lima JP, Schochat E.
Auditory training and cognitive functioning in adult with traumatic brain
injury. Clinics (São Paulo). 2011;66(4):713-5.
http://dx.doi.org/10.1590/S1807-59322011000400030
https://doi.org/10.1590/S1807-5932201100...
), foi
observada a manutenção das melhoras quatro meses após o treinamento auditivo, apenas
para as respostas comportamentais auditivas e não para as respostas
eletrofisiológicas, ou dos testes cognitivos. Os autores argumentaram que talvez o
paciente necessitasse mais sessões de TA, para que fosse promovida a consolidação do
aprendizado auditivo, de forma que a manutenção da melhora fosse observada em todos
os níveis de avaliação.
Conforme observado no presente estudo, três indivíduos voltaram a apresentar
resultados insatisfatórios, na avaliação PÓS-2. Um deles era uma criança com
diagnóstico de hiperatividade, e outro estava em avaliação psicológica por problemas
comportamentais e dificuldades de socialização. Considerando-se que tanto a
avaliação do PA quanto o processo de aprendizagem sofrem influencias e/ou dependem
de fatores não auditivos(1414 Wilson WJ, Arnott W, Henning C. A systematic review of
electrophysiological outcomes following auditory training in school-age children
with auditory processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(11):721-30.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2013.809484
https://doi.org/10.3109/14992027.2013.80...
,1717 Atienza M, Cantero JL, Dominguez-Marin E. The time course of
neural changes underlying auditory perceptual learning. Learn Mem.
2002;9(3):138-50. http://dx.doi.org/10.1101/lm.46502
https://doi.org/10.1101/lm.46502...
), acreditamos que, para esses
indivíduos, tais fatores, como dificuldade de atenção e desmotivação, podem ter
influenciado o seu desempenho na reavaliação PÓS-2. Outra hipótese é a de que esses
pacientes, por apresentarem claramente outras alterações não auditivas, possam ter
falhado no processo de consolidação do aprendizado, e que, talvez, fossem
beneficiados com mais sessões de treino, para que houvesse a consolidação da
reorganização celular por ele induzida.
O fato de não termos observado correlação entre o tempo de intervalo em PÓS-1 e PÓS-2 e a diferença no desempenho entre essas avaliações sugere que, após consolidadas, as mudanças obtidas durante o TA são mantidas, por, pelo menos, três anos - o intervalo máximo avaliado neste estudo.
Com base nesses resultados e na literatura analisada, podemos sugerir que as mudanças comportamentais provocadas pelo treinamento auditivo são positivas e duradouras.
CONCLUSÃO
Este estudo permitiu verificar, por meio da reavaliação comportamental do PA, que o treinamento auditivo é eficaz na intervenção dos Transtornos do Processamento Auditivo e que os benefícios obtidos após o treinamento se mantêm, mesmo após intervalos de um, dois, ou três anos do seu término.
REFERÊNCIAS
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4Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. A randomized control trial of interventions in school-aged children with auditory processing disorders. Int J Audiol. 2012;51(7):506-18. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.670272
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Estudo realizado no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Abr 2014
Histórico
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Recebido
24 Out 2013 -
Aceito
11 Fev 2014