Adrián et al. (2011)(1313 Adrián JA, González M, Buiza JJ, Sage K. Extending the use of Spanish Computer-assisted Anomia Rehabilitation Program (CARP-2) in people with aphasia. J Commun Disord. 2011;44(6):666-77. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011.06.002. PMid:21794873. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011...
)
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15 afásicos, sendo 5 com afasia mista, 2 com afasia de Broca, 4 com afasia de Wernicke, 3 com afasia anômica e 1 com afasia de condução. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Utilizaram-se 200 itens (objetos e ações,) aplicados através do Spanish Computer-assisted Anomia Rehabilitation Program (CARP-2). Três tipos de tarefas foram utilizados: nomeação somente a partir da figura; nomeação com distrator não relacionado; nomeação com um distrator semântico ou visual. |
Todos os participantes mostraram benefícios significativos nas habilidades de nomeação após a terapia. A maioria foi capaz de nomear itens não tratados. |
Akanuma et al. (2014)(1414 Akanuma K, Meguro K, Satoh M, Tashiro M, Itoh M. Singing can improve speech function in aphasics associated with intact right basal ganglia and preserve right temporal glucose metabolism: implications for singing therapy indication. Int J Neurosci. 2016;126(1):39-45. http://dx.doi.org/10.3109/00207454.2014.992068. PMid:25567372. http://dx.doi.org/10.3109/00207454.2014....
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10 afásicos, sendo 7 com afasia de Broca e 3 com afasia não identificada. |
Terapia de canto. |
Utilizou-se uma melodia familiar com uma nova letra, contendo palavras que os participantes não souberam nomear durante a avaliação. Posteriormente, realizou-se o treinamento de nomeação, a partir de figuras. |
Metade dos sujeitos melhorou sua função de fala após o treinamento, apresentando efeitos na memória semântica, além de permitir a fala de palavras usando o léxico da música. |
Altmann et al. (2014)(1515 Altmann LJP, Hazamy AA, Carvajal PJ, Benjamin M, Rosenbek JC, Crosson B. Delayed stimulus-specific improvements in discourse following anomia treatment using an intentional gesture. J Speech Lang Hear Res. 2014;57(2):439-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2013/12-0224). PMid:24129014. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2013...
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14 afásicos, sendo 5 com afasia de condução, 5 com afasia anômica, 3 com afasia de Broca e 1 com afasia transcortical motora. |
Terapia de recuperação de palavras usando gesto intencional. |
Os participantes foram divididos em dois grupos. Ambos os grupos receberam tratamento para anomia, que apresentou três fases: nomeação de 50 fotos; assuntos treinados sobre a nomeação de 50 fotos diferentes; geração de um exemplar de cada de 40 categorias diferentes. Somente em um dos grupos incorporaram-se gestos esquerdos intencionais, na terapia. |
Ambos os grupos melhoraram a nomeação de itens treinados e itens não treinados, além de apresentarem melhorias significativas no discurso. O grupo de gestos apresentou maior generalização do tratamento ao discurso. |
Best et al. (2011)(1616 Best W, Grassly J, Greenwood A, Herbert R, Hickin J, Howard D. A controlled study of changes in conversation following aphasia therapy for anomia. Disabil Rehabil. 2011;33(3):229-42. http://dx.doi.org/10.3109/09638288.2010.534230. PMid:21128833. http://dx.doi.org/10.3109/09638288.2010....
)
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13 afásicos, sendo 3 com afasia de Broca, 4 com afasia anômica, 1 com afasia mista e 5 com afasia não fluente não especificada. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Realizaram-se avaliações pré e pós-tratamento, com 200 figuras para nomeação e conversação com o parceiro, sendo esta gravada. As terapias envolveram dicas para melhorar a recuperação de substantivos (100 itens). Se os participantes não nomeassem a imagem após 5 segundos, recebiam pistas progressivas facilitadoras, ou então, recebiam a palavra para repetir na presença da imagem. Os participantes também deveriam gravar 10 minutos de conversação durante o dia. |
Houve melhora significativa na recuperação de palavras na nomeação de figuras, assim como no número de substantivos produzidos em 5 minutos e durante a conversação. |
Best et al. (2013)(1717 Best W, Greenwood A, Grassly J, Herbert R, Hickin J, Howard D. Aphasia rehabilitation: does generalisation from anomia therapy occur and is it predictable? A case series study. Cortex. 2013;49(9):2345-57. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2013.01.005. PMid:23608067. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2013....
)
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16 afásicos, sendo 4 com afasia de Broca, 5 com afasia anômica, 2 com afasia de Wernicke, 4 com afasia não fluente não especificada e 1 com afasia fluente não especificada. |
Terapia de recuperação de palavras. |
8 participantes puderam escolher entre pistas fonológicas ou pistas ortográficas no tratamento, enquanto os outros 8 indivíduos receberam pistas fonológicas e ortográficas. Foram dadas pistas progressivas para facilitar a nomeação. Além disso, se ainda não conseguissem nomear, os participantes recebiam a palavra para repetir na presença da imagem. |
A maioria dos participantes obteve melhora significativa na nomeação de itens tratados, Apenas sujeitos com dificuldade semântica diminuída e com mais deficit fonológico generalizaram para itens não tratados. |
Carragher et al. (2013)(1818 Carragher M, Sage K, Conroy P. The effects of verb retrieval therapy for people with non-fluent aphasia: evidence from assessment tasks and conversation. Neuropsychol Rehabil. 2013;23(6):846-87. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2013.832335. PMid:24028211. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2013....
)
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9 afásicos não fluentes crônicos (não especificados). |
Terapia de recuperação de palavras. |
80 verbos foram divididos em conjunto de tratamento e conjunto controle. Os participantes foram submetidos à terapia de recuperação de verbo de múltiplos componentes, constituída de análise de características semânticas, pistas e gestos fonêmicos. |
Os participantes obtiveram ganhos significativos e sustentados na nomeação de verbos tratados. Já em verbos não tratados, os efeitos mostraram-se mais modestos. Na conversação, 3 participantes obtiveram maior recuperação de verbos, além de mudanças qualitativas relacionadas aos contextos sintáticos dos verbos recuperados. |
Carragher et al. (2015)(1919 Carragher M, Sage K, Conroy P. Outcomes of treatment targeting syntax production in people with Broca’s-type aphasia: Evidence from psycholinguistic assessment tasks and everyday conversation. Int J Lang Commun Disord. 2015;50(3):322-36. http://dx.doi.org/10.1111/1460-6984.12135. PMid:25727236. http://dx.doi.org/10.1111/1460-6984.1213...
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9 indivíduos com afasia de Broca. |
Terapia de recuperação de palavras. |
A intervenção foi dividida em 3 níveis. Para familiarizar os participantes quanto à estrutura sintática, primeiramente foi realizada uma tarefa de compreensão, administrada somente no início dos níveis 1 e 2. No nível 1, uma figura de ação foi apresentada e os participantes foram solicitados a produzir uma construção sintática reduzida (agente-verbo). No nível 2, o nível 1 foi replicado em grande parte e teve a adição de um tema. Já no nível 3, houve expansão das construções de 3 constituintes, com a adição de frases adverbiais. Tarefas de casa foram utilizadas para complementar a terapia. |
O tratamento mostrou-se positivo nas tarefas de construção de sentenças treinadas e não treinadas. Além disso, houve algumas generalizações para tarefas de reconto narrativo, enquanto na conversa cotidiana mostraram-se diminuídas. |
Choe et al. (2015)(2020 Choe YK, Foster T, Asselin A, LeVander M, Baird J. Cognitive-linguistic effort in multidisciplinary stroke rehabilitation: decreasing vs. increasing cues for word retrieval. Neuropsychol Rehabil. 2015;27(3):318-48. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2015.1078820. PMid:26366476. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2015....
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2 afásicos, sendo 1 com afasia transcortical motora e 1 com afasia de Broca. |
Terapia de recuperação de palavras. |
36 itens-alvo foram selecionados para cada participante. Na presença de um item ilustrado, os participantes receberam dicas de forma crescente e decrescente, envolvendo sugestões semânticas, fonêmicas, letra inicial, palavra escrita e modelos para nomeação verbal. Além disso, realizaram-se tarefas de membros superiores. |
Ambos os participantes apresentaram melhor desempenho em itens treinados, diante da apresentação de dicas decrescentes. |
Conroy et al. (2012)(2121 Conroy P, Scowcroft J. Decreasing cues for a dynamic list of noun and verb naming targets: a case-series aphasia therapy study. Neuropsychol Rehabil. 2012;22(2):295-318. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2011.641434. PMid:22247981. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2011....
)
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4 afásicos com dificuldade na recuperação de palavras. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Em cada sessão de terapia, 10 palavras-alvo eram introduzidas, totalizando 100 itens (50 substantivos e 50 verbos), durante 10 sessões. Foi utilizada a hierarquia decrescente de sugestões para facilitar a precisão da nomeação. |
Todos os participantes obtiveram melhorias significativas na precisão da nomeação para itens tratados da linha de base, quando comparadas com itens de controle. |
Dignam et al. (2016)(2222 Dignam J, Copland D, Rawlings A, O’Brien K, Burfein P, Rodriguez AD. The relationship between novel word learning and anomia treatment success in adults with chronic aphasia. Neuropsychologia. 2016;81:186-97. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2015.12.026. PMid:26724545. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
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28 afásicos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Os participantes realizaram um programa de 48 horas de tratamento, de forma intensiva e distribuída. Destas, 14 horas eram de terapia de comprometimento (30 itens tratados, usando análise de características semânticas e fonológicas), 14 horas de terapia funcional (prática de estratégias e habilidades de comunicação, como dramatização e treinamento de roteiro), 14 horas de terapia computacional (reforço dos itens da terapia de comprometimento) e 6 horas de terapia psicossocial (em grupo). |
23 participantes obtiveram melhora significativa na precisão de nomeação para itens tratados. Em 8 indivíduos, foram observadas melhoras significativas na precisão de nomeação para itens não tratados. A aprendizagem de novas palavras contribuiu para a aquisição de ganhos na reabilitação de anomia. Além disso, a intensidade da terapia não influenciou os resultados do tratamento. |
Dignam et al. (2017)(2323 Dignam J, Copland D, O’Brien K, Burfein P, Khan A, Rodriguez AD. Influence of cognitive ability on therapy outcomes for anomia in adults with chronic poststroke aphasia. J Speech Lang Hear Res. 2017;60(2):1-16. http://dx.doi.org/10.1044/2016_JSLHR-L-15-0384. PMid:28199471. http://dx.doi.org/10.1044/2016_JSLHR-L-1...
)
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32 afásicos crônicos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras |
Os participantes realizaram um programa de 48 horas de tratamento, de forma intensiva e distribuída. Destas, 14 horas eram de terapia de comprometimento (30 itens tratados, usando análise de características semânticas e fonológicas), 14 horas de terapia funcional (prática de estratégias e habilidades de comunicação, como dramatização e treinamento de roteiro), 14 horas de terapia computacional (reforço dos itens da terapia de comprometimento) e 6 horas de terapia psicossocial (em grupo). |
26 participantes obtiveram melhorias significativas na precisão de nomeação para itens tratados. A nomeação de itens não tratados foi observada em 9 indivíduos. Além disso, as variáveis cognitivas e de linguagem influenciaram nos ganhos da terapia. |
Faroqi-Shah et al. (2011)(2424 Faroqi-Shah Y, Graham LE. Treatment of semantic verb classes in aphasia: acquisition and generalization effects. Clin Linguist Phon. 2011;25(5):399-418. http://dx.doi.org/10.3109/02699206.2010.545964. PMid:21434812. http://dx.doi.org/10.3109/02699206.2010....
)
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2 indivíduos com afasia de Broca. |
Terapia de recuperação de palavras. |
35 verbos foram selecionados para o estudo, sendo 14 cut verbs, 14 contact verbs e 7 expressões não verbais. 7 de cada cut verbs e contact verbs foram usados no tratamento e o restante utilizado para avaliar os efeitos de generalização do tratamento. Os conjuntos de verbos apresentavam diferentes características semânticas. O tratamento foi dividido em 4 etapas: nomeação da ação em um vídeo; geração de características semânticas; análise de características semânticas e geração de sentenças. |
Ambos os participantes melhoraram nas estratégias de recuperação de verbos, embora tenham apresentado desempenho limitado nos verbos treinados. Os participantes não apresentaram generalização dentro ou fora da classe para verbos não treinados. |
Friedman et al. (2017)(2525 Friedman RB, Sulivan KL, Snider SF, Luta G, Jones KT. Leveraging the test effect to improve maintenance of the gains achieved through cognitive rehabilitation. Neuropsychology. 2017;31(2):220-8. http://dx.doi.org/10.1037/neu0000318. PMid:27732041. http://dx.doi.org/10.1037/neu0000318...
)
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3 afásicos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras. |
O tratamento incluiu blocos alternados de estudos e testes. Nos blocos de estudos, as imagens foram apresentadas em uma tela com o nome escrito e a reprodução falada do nome pré-gravado da imagem. Os participantes tiveram que repetir em voz alta e depois deveriam “estudar” a imagem e a palavra. Durante os blocos de teste, os participantes eram solicitados a nomear as imagens e, logo em seguida, a palavra correta era reproduzida para fornecer um feedback. |
As palavras do bloco de teste apresentaram uma vantagem, quando comparadas com as do bloco de estudo. Todos os participantes mostraram maior manutenção para palavras que foram testadas do que para as palavras que foram superestudadas. Após o término do tratamento, este benefício persistiu em 1mês e 4 meses. |
Harnish et al. (2014)(2626 Harnish SM, Morgan J, Lundine JP, Bauer A, Singletary F, Benjamin ML, Gonzalez Rothi LJ, Crosson B. Dosing of a cued picture-naming treatment for anomia. Am J Speech Lang Pathol. 2014;23(2):285-97. http://dx.doi.org/10.1044/2014_AJSLP-13-0081. PMid:24686830. http://dx.doi.org/10.1044/2014_AJSLP-13-...
)
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8 afásicos, sendo 2 indivíduos com afasia de Wernicke, 2 com afasia de Broca, 2 com afasia anômica, 1 com afasia de condução e 1 com afasia transcortical motora. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Foram apresentados desenhos de forma aleatória, em um computador. As imagens-alvo representavam substantivos de diversas categorias semânticas. Os participantes deveriam nomear cada item, em 8 ocasiões. Em cada uma delas, era apresentada uma dica diferente: (1) nomeação sem sugestões, (2) ortográfica, (3) repetição, (4) nomeação após atraso de 3 segundos, (5) semântica, (6) fonológica, (7) repetição e (8) nomeação após atraso de 3 segundos. |
A maioria dos participantes obteve melhora significativa em itens treinados, após a primeira sessão, enquanto o restante obteve melhora significativa após a terceira sessão. 3 participantes mostraram aumento significativo em itens não treinados, entre a segunda e a sexta sessão. |
Herbert et al. (2014)(2727 Herbert R, Gregory E, Best W. Syntactic versus lexical therapy for anomia in acquired aphasia: differential effects on narrative and conversation. Int J Lang Commun Disord. 2014;49(2):162-73. http://dx.doi.org/10.1111/1460-6984.12054. PMid:24741697. http://dx.doi.org/10.1111/1460-6984.1205...
)
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1 afásico com agramatismo e anomia severa. |
Terapia de recuperação de palavras e terapia sintática de substantivo. |
A terapia lexical foi o primeiro método utilizado, composto pela utilização de pistas fonológicas para facilitar a nomeação. Posteriormente, realizou-se a terapia sintática de substantivos, com foco nas combinações de determinantes e substantivos. |
Houve melhora na nomeação de palavras tratadas, após duas terapias, porém, com a terapia lexical os ganhos foram de 23%, enquanto a terapia com sintaxe nominal apresentou 18%. Não foi observado nenhum impacto na narrativa por meio da terapia lexical, enquanto a terapia sintática levou a maior produção de substantivos na conversação. |
Kendall et al. (2015)(2828 Kendall DL, Oelke M, Brookshire CE, Nadeau SE. The influence of phonomotor treatment on word retrieval abilities in 26 individuals with chronic aphasia: an open trial diane. J Speech Lang Hear Res. 2015;58(3):798-812. http://dx.doi.org/10.1044/2015_JSLHR-L-14-0131. PMid:25766309. http://dx.doi.org/10.1044/2015_JSLHR-L-1...
)
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26 afásicos com presença de anomia. |
Terapia de recuperação de palavras |
Realizou-se um tratamento fonético de 60 horas (6 semanas; 2h/dia; 5 dias/ semana), multimodal (ortográfico, auditivo, articulatório-motor, tátil-cinestésico, visual e conceitual), utilizando fonemas isolados e sequência de fonemas de 1, 2 e 3 sílabas em combinação de palavras reais e pseudopalavras. Imagens fotográficas coloridas foram utilizadas. |
Houve melhora na nomeação de substantivos não treinados, mantida por 3 meses. Além disso, ocorreu generalização dos processos fonológicos. |
Kendall et al. (2014)(2929 Kendall D, Raymer A, Rose M, Gilbert J, Rothi LJG. Anomia treatment platform as a behavioral engine for use in research on physiological adjuvants to neurorehabilitation. J Rehabil Res Dev. 2014;51(3):391-400. http://dx.doi.org/10.1682/JRRD.2013.08.0172. PMid:25019662. http://dx.doi.org/10.1682/JRRD.2013.08.0...
)
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8 afásicos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Utilizaram-se substantivos distribuídos em 6 categorias semânticas (roupas, partes do corpo, itens domésticos, animais, transporte e escola). As figuras eram apresentadas e os participantes deveriam nomeá-las. Quando isso não ocorria, eram fornecidos sinais semânticos, fonológicos, de repetição e ortográficos. |
Todos os participantes obtiveram melhora significativa, que foi mantida 3 meses após o término do tratamento para 5 participantes. Na categoria semântica ocorreu mínima generalização. |
Kiran et al. (2011)(3030 Kiran S, Sandberg C, Sebastian R. Treatment of category generation and retrieval in aphasia: effect of typicality of category items. J Speech Lang Hear Res. 2011;54(4):1101-17. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/10-0117). PMid:21173393. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...
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6 afásicos, sendo 4 com afasia anômica e 2 com afasia de condução. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Foram selecionados 30 itens típicos e atípicos, cada um de 2 categorias. A nomeação gerativa para 2 categorias foi testada durante a linha de base e tratamento. Cada sessão de tratamento foi realizada em 4 etapas: geração de categoria, classificação de categoria, geração/seleção de características e perguntas sim/não de características. |
Itens atípicos de treinamento na categoria resultaram em generalização para itens típicos não treinados. Somente 1 paciente apresentou generalização para exemplos atípicos não treinados e 2 pacientes não apresentaram generalização para exemplos atípicos não treinados. |
Kunst et al. (2013)(3131 Kunst LR, Oliveira LD, Costa VP, Wiethan FM, Mota HB. Eficáciada fonoterapia em um caso de afasia expressiva decorrente de Acidente Vascular Encefálico. Rev CEFAC. 2013;15(6):1712-7. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000104. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012...
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1 indivíduo com afasia não fluente (não especificado). |
Terapia de recuperação de palavras. |
As atividades foram contextualizadas ao cotidiano do participante, sendo utilizadas estratégias de facilitação, evocação e articulação, com o auxílio de música e assuntos do seu interesse. Para trabalhar a produção escrita, utilizaram-se notícias e letras de músicas. |
Foram observados avanços significativos com a terapia. A intervenção fonoaudiológica precoce contribuiu de forma positiva para a reorganização da atividade linguística. |
Lavoie et al. (2016)(3232 Lavoie M, Routhier S, Légaré A, Macoir J. Treatment of verb anomia in aphasia: efficacy of self-administered therapy using a smart tablet. Neurocase. 2016;22(1):109-18. http://dx.doi.org/10.1080/13554794.2015.1051055. PMid:26007615. http://dx.doi.org/10.1080/13554794.2015....
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1 indivíduo com afasia mista. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Os estímulos foram apresentados em um tablet. Trata-se de um tratamento autoadministrado, composto por tarefas de nomeação de figuras de ação e uma tarefa de produção de verbos nominais. Utilizou-se uma lista de imagens representando seres humanos executando ações. |
As estratégias de tratamento mostraram-se eficazes. Houve generalização dos efeitos do tratamento de nomeação para itens não tratados, assim como na produção de verbos, avaliada com uma tarefa de produção de substantivo para verbo. |
Macoir et al. (2012)(3333 Macoir J, Routhier S, Simard A, Picard J. Maintenance and generalization effects of semantic and phonological treatments of anomia: a case study. Comm Disord Q. 2012;33(2):119-28. http://dx.doi.org/10.1177/1525740110387412. http://dx.doi.org/10.1177/15257401103874...
)
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1 indivíduo com afasia anômica. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Envolveu tratamentos semânticos e fonológicos. 66 itens foram selecionados e divididos em 3 conjuntos de estímulos de figuras preto e branco: Conjunto A (34 estímulos); Conjunto B (25 estímulos semanticamente relacionados aos itens do conjunto A e Conjunto C (7 estímulos sem relação semântica com itens das listas A e B). As figuras eram apresentadas com o nome escrito. |
Foi verificado que, com o tratamento semântico, houve generalização para itens não tratados, intimamente relacionados, além de ser mantida pós-tratamento por, pelo menos, 3 meses. O tratamento fonológico resultou em melhora somente para estímulos tratados. |
Marangolo et al. (2013)(3434 Marangolo P, Fiori V, Caltagirone C, Marini A. How Conversational Therapy influences language recovery in chronic non-fluent aphasia. Neuropsychol Rehabil. 2013;23(5):715-31. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2013.804847. PMid:23734669. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2013....
)
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8 indivíduos com afasia de Broca. 20 indivíduos saudáveis. |
Terapia conversacional. |
Foram utilizados videoclipes de 15 minutos, reproduzindo situações da vida cotidiana. 3 destes videoclipes foram usados para promover conversas espontâneas entre o terapeuta e o paciente e os outros 3 videoclipes foram utilizados antes e depois da terapia, para controlar efeitos da generalização. Após assistir aos vídeos, cada participante os descreveu de forma livre. Este procedimento foi realizado em ambos os grupos. |
Foi possível observar um aumento significativo na capacidade de produzir verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, artigos e conjunções, além de sentenças bem formadas. Pôde-se observar generalização dos efeitos do tratamento para 3 vídeos que foram apresentados antes e depois da terapia. |
Ralph et al. (2010)(3535 Ralph MAL, Snell C, Fillingham JK, Conroy P, Sage K. Predicting the outcome of anomia therapy for people with aphasia post CVA: both language and cognitive status are key predictors. Neuropsychol Rehabil. 2010;20(2):289-305. http://dx.doi.org/10.1080/09602010903237875. PMid:20077315. http://dx.doi.org/10.1080/09602010903237...
)
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33 afásicos anômicos. |
Terapia de recuperação de palavras. |
O tratamento baseou-se em indicações fonêmicas e ortográficas progressivas. Até 4 sinais progressivamente mais longos foram fornecidos para cada figura. |
A capacidade de nomear avaliada no pré-tratamento previu o ganho após a terapia, para anomia. |
Raymer et al. (2012)(3636 Raymer AM, McHose B, Smith KG, Iman L, Ambrose A, Casselton C. Contrasting effects of errorless naming treatment and gestural facilitation for word retrieval in aphasia. Neuropsychol Rehabil. 2012;22(2):235-66. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2011.618306. PMid:22047100. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2011....
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8 afásicos, sendo 4 com afasia de Broca, 2 com afasia transcortical motora, 1 com afasia transcortical sensorial e 1 com afasia de Wernicke. |
Terapia de recuperação de palavras e facilitação gestual. |
Todos os participantes realizaram os 2 tratamentos. Utilizou-se a terapia de nomeação sem erros, em que o participante deveria responder ao estímulo somente quando estivesse confiante da palavra correta. O sujeito deveria: (1) repetir o nome correto da imagem, por 3 vezes; (2) ler em voz alta a palavra escrita, por 3 vezes; (3) a palavra escrita foi retirada e o participante deveria memorizar o nome da palavra; (4) nomear a imagem-alvo novamente, repetindo-a 3 vezes, somente se lembrasse o nome correto. Caso esquecesse, o nome era fornecido para repetir. Posteriormente, após ensaio das 24 figuras, o participante deveria produzir a palavra somente se tivesse certeza da resposta correta. Quando não sabia, a figura era colocada de lado e, no final, era dado o exemplo para repetição. No treinamento de facilitação gestual, foram utilizadas as mesmas etapas da terapia de nomeação sem erros, sendo adicionados componentes gestuais. |
Os dois tratamentos proporcionaram melhora na nomeação de palavras treinadas. 3 sujeitos apresentaram pequenos ganhos quanto à generalização. |
Routhier et al. (2015)(3737 Routhier S, Bier N, Macoir J. The contrast between cueing and/or observation in therapy for verb retrieval in post-stroke aphasia. J Commun Disord. 2015;54:43-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2015.01.003. PMid:25638465. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2015...
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2 afásicos, sendo 1 com afasia mista e 1 com afasia de Broca. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Durante as sessões de terapia, vídeos de ação de 5 segundos foram apresentados e os participantes deveriam assistí-los e nomear o verbo correspondente, em até 15 segundos. Sugestões, feedback e lista de perguntas foram oferecidas de forma crescente. |
A partir da estratégia de pistas semântico-fonológicas, os participantes obtiveram melhora significativa. Nenhuma melhora foi observada após a observação da ação. Além disso, não houve generalização para verbos não tratados. |
Silkes (2015)(3838 Silkes JP. Masked repetition priming in treatment of anomia: a phase 2 study. Am J Speech Lang Pathol. 2015;24(4):895-912. http://dx.doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-0138. PMid:26381369. http://dx.doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-...
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4 indivíduos afásicos com anomia, sendo 1 com afasia não fluente e 3 com afasia fluente, ambos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Os participantes foram orientados a apenas assistir o que aparecesse na tela e tentar nomear a imagem, quando a vissem pela quarta vez. Para cada participante, 2 categorias semânticas foram treinadas. |
Todos os participantes obtiveram alguns ganhos na nomeação de itens treinados, sendo maior do que para itens não treinados. Em relação às habilidade gerais da linguagem, observaram-se mudanças mínimas. Foi observada pouca ou nenhuma generalização para itens da mesma categoria e, em alguns participantes, observou-se generalização entre categorias. |
Silkes (2018)(3939 Silkes JP. Masked repetition priming treatment for anomia. J Speech Lang Hear Res. 2018;61(3):690-712. http://dx.doi.org/10.1044/2017_JSLHR-L-17-0192. PMid:29486491. http://dx.doi.org/10.1044/2017_JSLHR-L-1...
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6 afásicos com anomia. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Foram utilizados substantivos em 14 categorias semânticas. Para cada participante, 2 categorias semânticas foram treinadas em série. Foram usadas fotografias coloridas. As listas de estímulos foram criadas individualmente, para cada participante. |
A maioria dos participantes obteve melhora imediata na nomeação de itens treinados. Foi considerada limitada a generalização dentro e entre as categorias semânticas. |
Van Hees et al. (2013)(4040 Van Hees S, Angwin A, McMahon K, Copland D. A comparison of semantic feature analysis and phonological components analysis for the treatment of naming impairments in aphasia. Neuropsychol Rehabil. 2013;23(1):102-32. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2012.726201. PMid:23098246. http://dx.doi.org/10.1080/09602011.2012....
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8 afásicos não especificados. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Em uma tela de computador, as imagens foram apresentadas e os participantes foram convidados a nomeá-las. O tipo de tarefa de terapia foi alternado a cada sessão. Metade das sessões envolveu análise de características semânticas (SFA) e a outra metade, análise de componentes fonológicos (PCA). |
Em itens tratados com PCA, houve melhora em 7 participantes, mantendo-a no acompanhamento em 6 deles. Já nos itens tratados com SFA, 4 dos 8 participantes apresentaram melhora significativa, mantendo-a no acompanhamento em 3 deles. Foram verificados maiores benefícios com a terapia fonológica. |
Van Hees et al. (2014)(4141 Van Hees S, McMahon K, Angwin A, De Zubicaray G, Read S, Copland DA. Changes in white matter connectivity following therapy for anomia post stroke. Neurorehabil Neural Repair. 2014;28(4):325-34. http://dx.doi.org/10.1177/1545968313508654. PMid:24297762. http://dx.doi.org/10.1177/15459683135086...
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8 afásicos, sendo 2 com afasia de condução e 6 com afasia anômica. 14 indivíduos saudáveis |
Terapia de recuperação de palavras. |
Para melhorar a nomeação dos indivíduos afásicos utilizaram-se tarefas semânticas e fonológicas. 120 itens foram selecionados para cada participante. Destes itens, 30 eram nomeados corretamente em avaliações prévias com a bateria de nomeação e 90 eram nomeados incorretamente, sendo este último dividido em 3 conjuntos: um conjunto foi tratado com a terapia de análise de componentes fonológicos, um conjunto com a terapia de análise de características semânticas e um conjunto não foi tratado. Além das avaliações linguísticas, foi realizada ressonância magnética em ambos os grupos. |
Após o tratamento para anomia, observou-se melhora na integridade da matéria branca, conectando regiões de linguagem cortical. |
Wambaugh et al. (2013)(4242 Wambaugh JL, Mauszycki S, Cameron R, Wright S, Nesslera C. Semantic feature analysis: incorporating typicality treatment and mediating strategy training to promote generalization. Am J Speech-Lang Pathol. 2013;22(2):S334-69.)
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9 afásicos, sendo 6 com afasia de Broca, 2 com afasia anômica e 1 com afasia de Wernicke. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Foi utilizada uma versão modificada da terapia de análise de características semânticas e uma tarefa de julgamento semântico, sendo apresentadas 15 questões sim/não referentes às características semânticas de um item-alvo. |
8 participantes obtiveram melhorias na nomeação de estímulos treinados. Houve generalização de resposta para 5 participantes. Não ocorreu generalização para palavras não tratadas. |
Yeung et al. (2010)(4343 Yeung O, Law SP. Executive functions and aphasia treatment outcomes: data from an ortho-phonological cueing therapy for anomia in Chinese. Int J Speech Lang Pathol. 2010;12(6):529-44. http://dx.doi.org/10.3109/17549507.2011.516840. PMid:21080778. http://dx.doi.org/10.3109/17549507.2011....
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12 indivíduos com afasia moderada e severa (não especificadas). |
Terapia de recuperação de palavras |
Método de marcação ortofonológica para facilitar a nomeação em 4 fases de nomeação: pré-tratamento, treinamento, tratamento e manutenção. Na linha de base, cada participante deveria nomear todas as figuras, pelo menos 3 vezes. Uma mudança de menos de 10% na taxa de erro, ao longo de 3 sessões foi alcançada. Esses itens foram materiais para o tratamento. Cada participante teve 14 ou 15 estímulos de treinamento. Durante o treinamento do pré-tratamento, os participantes eram ensinados a autogerar pistas silábicas. No tratamento, os participantes deveriam nomear os estímulos apresentados sem o feedback do clínico. Caso não conseguissem, pistas hierárquicas eram fornecidas para facilitar a nomeação do nome. |
Verificou-se que 10 participantes apresentaram melhora significativa na nomeação dos itens tratados. 8 participantes conseguiram manter os ganhos de tratamento por pelo menos um mês. Efeitos de generalização fonológica foram observados em 2 participantes. |
Yeung et al. (2009)(4444 Yeung O, Law SP, Yau M. Treatment generalization and executive control processes: preliminary data from Chinese anomic individuals Short Report. Int J Lang Commun Disord. 2009;44(5):784-94. http://dx.doi.org/10.1080/13682820902929081. PMid:19565397. http://dx.doi.org/10.1080/13682820902929...
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5 afásicos anômicos. |
Terapia de recuperação de palavras. |
Foi utilizada uma linha de base, em que os participantes deveriam nomear os objetos desenhados. 15 itens tratados foram escolhidos para cada participante. Foi utilizado um protocolo de tratamento, usando o alfabeto inglês, como dicas de fonemas, para facilitar a recuperação do nome. |
Todos os participantes obtiveram melhorias na nomeação de itens tratados, porém, somente 2 apresentaram ganhos significativos na nomeação de itens não treinados e fonologicamente relacionados. |