Chaubet et al.(2525 Chaubet J, Pereira L, Perez AP. Temporal resolution ability in students with dyslexia and reading and writing disorders. Int Arch Otorhinolaryngol. 2014;18(2):146-9. http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465. PMid:25992081. http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465...
)
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Brasil |
Transversal |
56 participantes: 11 com dislexia, 15 com transtornos de leitura e escrita e 30 do grupo sem alteração. |
Avaliação audiológica e GIN. |
O teste GIN identificou, de forma semelhante, dificuldade em indivíduos com distúrbios de leitura e escrita e em indivíduos com dislexia. O desempenho do grupo típico foi melhor que o dos outros dois. |
Faixa etária: 10-15 anos |
Vatanabe et al.(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
)
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Brasil |
Experimental |
20 participantes: 10 com dificuldades de leitura e 10 sem dificuldades escolares. |
Avaliação inicial e após o treinamento auditivo do TPF, TPD, GIN, Protocolo de Leitura Clínica e CONFIAS. |
O treino auditivo foi efetivo para a melhora de desempenho nas habilidades auditivas temporais e de leitura em crianças que apresentavam dificuldades de leitura. |
Faixa etária: 8 anos |
Murphy-Ruiz et al.(2727 Murphy-Ruiz PC, Penaloza-Lopez YR, Garcia-Pedroza F, Poblano A. Right cerebral hemisphere and central auditory processing in children with developmental dyslexia. Arq Neuropsiquiatr. 2013;71(11):883-9. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130172. PMid:24394876. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130...
)
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México |
Transversal |
40 participantes: 20 com dislexia e 20 do grupo sem alteração. |
Avaliação da escrita e da compreensão e precisão da leitura; TPF e TPD, reconhecimento do tom musical e identificação de sons ambientais. |
Crianças com dislexia apresentaram pior desempenho em todos os testes de PAC, quando comparadas ao grupo típico, incluindo aqueles que envolvem preferencialmente o hemisfério cerebral direito. |
Faixa etária: 7-11 anos |
Oliveira et al.(2828 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...
)
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Brasil |
Transversal |
38 participantes: 22 com dislexia e 16 do grupo sem alteração. |
Avaliação audiológica completa, PEATE, teste de leitura de palavras isoladas/versão reduzida, teste de leitura de texto/adaptação, testes FR, TDD, TPF, P300. |
Os resultados sugeriram alteração nas habilidades de processamento temporal e figura-fundo em crianças com dislexia. |
Faixa etária: 9-12 anos |
Simões et al.(2929 Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):521-4. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400027. PMid:21271110. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
)
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Brasil |
Transversal |
40 participantes: 20 com dislexia e 20 com TPAC. |
Avaliação audiológica, testes FR, TDD e TPF. |
A probabilidade de alteração nos testes de FR e TDD foi maior no grupo TPAC do que no grupo com dislexia. O TPF apresentou a mesma probabilidade de alteração nos dois grupos. |
Faixa etária: 7-12 anos |
Boscariol et al.(3030 Boscariol M, Guimarães CA, Hage SRDV, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):537-42. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400030. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
)
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Brasil |
Transversal |
20 participantes: 11 com dislexia e 9 do grupo sem alteração. |
ABFW (fonologia), avaliação da leitura e da escrita (escrita espontânea, prova Perfil de Habilidades Fonológicas, PCS), TDE, velocidade de leitura oral; avaliação audiológica periférica, RGDT e/ou RGDT Expanded. |
Verificou-se que escolares com dislexia do desenvolvimento podem apresentar alterações no processamento temporal auditivo, com prejuízo no processamento fonológico. |
Faixa etária: 8-14 anos |
Pelitero et al.(3131 Pelitero TM, Manfredi AKDS, Schneck APC. Avaliação das habilidades auditivas em crianças com alterações de aprendizagem. Rev CEFAC. 2010;12(4):662-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000062. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
)
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Brasil |
Transversal |
28 participantes: 13 com alteração de aprendizagem da leitura e escrita e 15 do grupo sem alteração. |
Otoscopia, avaliação audiológica, TDE, ASPA e o Teste PSI. |
Observou-se a presença de mais alterações nos testes de PA no grupo com alteração de aprendizagem. Contudo, não houve associação com significância. |
Faixa etária: 8-12 anos |
Pinheiro et al.(3232 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.)
|
Brasil |
Transversal |
40 participantes: 20 com distúrbio de aprendizagem e 20 com bom desempenho escolar. |
Avaliação audiológica básica e Testes TDD, SSW e FR. |
O grupo de escolares com distúrbio de aprendizagem apresentou desempenho inferior, em relação ao grupo sem dificuldades, refletindo dificuldades no processamento das informações auditivas. |
Faixa etária: 8-12 anos |
Abdo et al.(3333 Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):25-30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100006. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
)
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Brasil |
Transversal |
30 participantes: 10 com dislexia, 10 com TDAH e 10 do grupo sem alteração. |
Avaliação audiológica completa, testes FR, TDD e TPF. |
No TPF, crianças com dislexia apresentaram desempenho estatisticamente pior do que o grupo típico, sugerindo a existência de uma relação entre as habilidades temporais e o transtorno de leitura. |
Faixa etária: 7-12 anos |
Pinheiro et al.(3232 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.)
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Brasil |
Experimental |
40 participantes: 20 com distúrbio de aprendizagem e 20 sem dificuldades de aprendizagem. Cada grupo foi subdivido em dois e apenas metade dos participantes receberam o treinamento auditivo. |
Exame audiológico; TDD e SSW; CONFIAS. |
O desempenho em habilidades auditivas após a aplicação do programa de treinamento auditivo melhorou nos participantes com e sem dificuldades de aprendizagem. |
Faixa etária: 8-14 anos |
Foi realizado o programa de Treinamento Auditivo Audio Training®. |
Frota et al.(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.)
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Brasil |
Transversal |
60 participantes: 30 com prejuízo em, pelo menos, um dos testes de leitura e escrita e 30 do grupo sem alteração. |
Avaliação audiológica básica; Prova de Consciência Fonológica; avaliação da velocidade de leitura; prova de leitura em voz alta; avaliação da escrita com ditado de palavras reais e inventadas; avaliação da compreensão de narrativas por meio da noção linguística de figura-fundo; Teste SSW; Teste Dicótico; Teste de Sequencialização Sonora; e de Localização para Sons Não Verbais. |
Na maior parte dos testes de processamento auditivo central, o desempenho das crianças sem distúrbios na leitura e escrita foi melhor do que o desempenho do grupo com o deficit. |
Faixa etária: 9-12 anos |
Murphy et al.(3434 Murphy CFB, Schochat E. How auditory temporal processing deficits relate to dyslexia. Braz J Med Biol Res. 2009;42(7):647-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009000700009. PMid:19578644. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009...
)
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Brasil |
Transversal |
60 participantes: 33 com dislexia e 27 do grupo sem alteração. |
Otoscopia, imitanciometria e audiometria tonal e de fala; testes de discriminação de frequência e de duração, ordenação de frequência e de duração. |
O grupo com dislexia demonstrou desempenho significativamente menor em todas as situações. |
Faixa etária: 9-12 anos |
Pinheiro et al.(3535 Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.)
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Brasil |
Experimental |
40 participantes: 20 com distúrbio de aprendizagem e 20 sem dificuldades de aprendizagem. Cada grupo foi subdivido em dois e apenas metade dos participantes receberam o treinamento auditivo. |
Avaliação audiológica; testes PSI, TDD e SSW em situação de pré e pós-testagem. |
Os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentaram alterações estatisticamente significativas. O desempenho de ambos os grupos, após o treinamento auditivo, foi estatisticamente superior. |
Faixa etária: 8-14 anos |
Programa de Treinamento Auditivo Audio Training®. |
As alterações no PA interferem diretamente na recepção e na decodificação da informação, refletindo em atrasos no desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula. |
Engelmann et al.(3636 Engelmann L, Ferreira MIDC. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...
)
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Brasil |
Exploratório transversal |
21 participantes: 9 com maior fluência em leitura e 12 com menor fluência em leitura. |
Avaliação audiológica básica; avaliação da escrita; avaliação da leitura silenciosa; avaliação da fluência e da compreensão leitora; ASPA; TDD e SSW; PPS. |
O estudo identificou a memória sequencial verbal como um aspecto relevante, ao relacionar os escores dos testes de processamento auditivo central com as dificuldades de aprendizagem evidenciadas pela menor fluência em leitura. |
Faixa etária: 7-11 anos |
Germano et al.(3737 Germano GD, Pinheiro FH, Cardoso ACV, Santos LCA, Padula NAMR, Capellini SA. Relação entre achados em neuroimagem, habilidades auditivas e metafonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):315-22. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300006. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...
)
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Brasil |
Transversal |
20 participantes: 10 com dislexia e 10 com bom desempenho acadêmico. |
Exame audiológico básico, ASPA, testes PSI, TDD e SSW, Prova de Consciência Fonológica. |
O desempenho do grupo com bom desempenho acadêmico foi melhor do que do grupo com dislexia. |
Faixa etária: 10 anos e 4 meses (média de idade) |
Capellini et al.(3838 Capellini SA, Germano GD, Cardoso ACV. Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimento. Rev Sem Assoc Bras Psicol Escol Educ. 2008;12(1):235-53. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008...
)
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Brasil |
Transversal |
20 participantes: 10 com dislexia e 10 com bom desempenho acadêmico. |
Exame audiológico básico; ASPA, testes PSI, TDD e SSW, Prova de Consciência Fonológica. |
Escolares com dislexia apresentaram dificuldades em habilidades auditivas de atenção, codificação, organização e integração de informações auditivas que comprometeram o uso de habilidades fonológicas, como a atenção, análise, síntese e memória de trabalho. |
Faixa etária: 10 anos e 4 meses (média de idade) |
Steinbrink et al.(1919 Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? Evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol. 2019;10(16):805. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805. PMid:31040806. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.008...
)
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Alemanha |
Transversal |
Estudo 1: 54 participantes |
Cinco tarefas musicais (habilidades musicais temporais e tonais); avaliação do processamento fonológico (consciência fonológica, memória fonológica de curto prazo e de trabalho, velocidade de nomeação). |
Em ambos os estudos, a reprodução do ritmo e a percepção do pitch revelaram-se preditores significativos da consciência fonológica. |
Faixa etária: 5 anos e 9 meses (média de idade) |
Os resultados indicaram que as habilidades de processamento musical ainda contribuíram, expressivamente, para a previsão do número de grafemas corretamente escritos, já que a reprodução do ritmo previu, significativamente, o número de grafemas escritos corretamente, bem como o uso de ortografia alfabética. |
Estudo 2: 96 participantes |
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Faixa etária: 8 anos e 9 meses (média de idade) |
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Wang et al.(3939 Wang HS, Wang NY, Chen IC, Tsao Y. Auditory identification of frequency-modulated sweeps and reading difficulties in Chinese. Res Dev Disabil. 2019;86:53-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.006. PMid:30660853. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01...
)
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Taiwan |
Caso-controle |
55 participantes: 28 com dislexia e 27 do grupo controle. |
Reconhecimento de caracteres chineses, percepção do tom lexical, discriminação de frequência e identificação de direção de varredura de FM. |
As crianças com dislexia de desenvolvimento, que usam o idioma chinês, apresentaram desempenho significativamente pior em todas as tarefas. |
Faixa etária: 9 anos (média de idade) |
O processamento deficiente da frequência auditiva pode se associar à dislexia do desenvolvimento chinesa com deficit fonológicos. |
Souza et al.(2020 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar. CoDAS. 2018;30(2):e20170102. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017102. PMid:29791619. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
)
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Brasil |
Etapa piloto de estudo transversal |
22 participantes |
Avaliação auditiva: meatoscopia, EOAT e, no caso de resultado “falha”, timpanometria; TCLPP, Testes MSV e MSNV, TPF e TPD. |
As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do TCLPP, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. |
Faixa etária: 8-10 anos |
A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. |
Vanvooren et al.(4040 Vanvooren S, Poelmans H, De Vos A, Ghesquière P, Wouters J. Do prereaders’ auditory processing and speech perception predict later literacy? Res Dev Disabil. 2017;70:138-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.09.005. PMid:28938227. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.09...
)
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Bélgica |
Longitudinal |
87 participantes: 44 com risco aumentado de dislexia e 43 de famílias com leitura normal. |
Tarefas de processamento temporal auditivo: FM, RT e DI; tarefa de percepção de fala no ruído; consciência fonológica; RAN; conhecimento de letras; testes de leitura padronizados. |
A percepção da fala no ruído demonstrou ser o fator que mais contribuiu para a consciência fonológica posterior e um preditor de leitura mediado pela associação com a fonologia. |
Faixa etária: 5 anos |
Barker et al.(4141 Barker MD, Kuruvilla-Mathew A, Purdy SC. Cortical auditory-evoked potential and behavioral evidence for differences in auditory processing between good and poor readers. J Am Acad Audiol. 2017;28(6):534-45. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.16054. PMid:28590897. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.16054...
)
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Nova Zelândia |
Longitudinal |
32 participantes: 15 bons leitores e 17 leitores com desempenho ruim. |
Sistema Feather Squadron: avaliação das medidas comportamentais do PA; registro dos potenciais evocados auditivos corticais (CAEPs) pela fala. |
O estudo encontrou processamento auditivo central alterado em leitores com desempenho ruim, usando medidas comportamentais do Feather Squadron e potenciais corticais evocados pela fala. |
Faixa etária: 9-11 anos |
Johnson et al.(4242 Johnson EP, Pennington BF, Lee NR, Boada R. Directional effects between rapid auditory processing and phonological awareness in children. J Child Psychol Psychiatry. 2009;50(8):902-10. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2009.02064.x. PMid:19298469. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
)
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Estados Unidos |
Longitudinal |
108 participantes, testados em dois momentos diferentes: 75 com distúrbio do som da fala e 33 do grupo controle. |
Teste Oral de Leitura Cinzenta; subtestes Leitura Básica, Ortografia e Compreensão de Leitura do Teste Wechsler; consciência fonológica; avaliação do PA rápido, por meio de uma tarefa de mascaramento auditivo com três condições. |
A análise indicou um efeito de cima para baixo, de tal forma que a consciência fonológica teve um impacto maior ao longo do tempo, do que o inverso. Regressões indicaram ausência de impacto direto do processamento auditivo central rápido na capacidade de leitura. |
Faixa etária: média de idade de 5 anos e 6 meses (tempo 1) e 8 anos e 3 meses (tempo 2) |
Regressões hierárquicas adicionais examinaram quão bem o processamento auditivo central rápido previu a capacidade de leitura, quando contabilizou a consciência fonológica e o vocabulário. |
Yalçinkaya et al.(4343 Yalçinkaya F, Muluk NB, Sahin S. Effects of listening ability on speaking, writing and reading skills of children who were suspected of auditory processing difficulty. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009;73(8):1137-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009.04.022. PMid:19477531. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009....
)
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Turquia |
Caso-controle |
67 participantes: 26 com TPAC e 41 do grupo controle. |
Escala de Avaliação Observacional (ORS), composta de quatro categorias: audição, fala, leitura e escrita. |
Concluiu-se que, para crianças em idade escolar, o TPAC pode levar ou estar associado a dificuldades na linguagem escrita. |
Faixa etária: 7-8 anos |
Dawes et al.(4444 Dawes P, Sirimanna T, Burton M, Vanniasegaram I, Tweedy F, Bishop DV. Temporal auditory and visual motion processing of children diagnosed with auditory processing disorder and dyslexia. Ear Hear. 2009;30(6):675-86. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e3181b34cc5. PMid:19672194. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e3181...
)
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Reino Unido |
Caso-controle |
139 participantes: 22 com DPAC, 19 com dislexia e 98 do grupo controle. |
Teste padronizado de PA (SCAN-C ou SCAN-A); TOWRE (avalia leitura); teste de ortografia do OSCCI; bateria de tarefas auditivas temporais. |
O desempenho psicofísico auditivo correlacionou-se positivamente com o desempenho no SCAN-C, mas não com capacidade de leitura. Não houve diferenças significativas entre o desempenho do grupo DPAC e dislexia e nenhuma evidência de comprometimento auditivo temporal específico. |
Faixa etária: 6-13 anos |
Dawes et al.(4545 Dawes P, Bishop DV. Psychometric profile of children with auditory processing disorder and children with dyslexia. Arch Dis Child. 2010;95(6):432-6. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.170118. PMid:20501538. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.17011...
)
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Reino Unido |
Caso-controle |
44 participantes: 25 com DPAC e 19 com dislexia. |
TOWRE (avalia leitura); teste de ortografia do OSCCI; teste padronizado de PA (SCAN-C e SCAN-A). |
Houve níveis igualmente altos de problemas de atenção, leitura e linguagem, em ambos os grupos. A avaliação de acompanhamento sugeriu altos níveis de características autistas, anteriormente não reconhecidas dentro do grupo DPAC. |
Faixa etária: 10 anos e 4 meses (média de idade) |
Ferguson et al.(4646 Ferguson MA, Hall RL, Riley A, Moore DR. Communication, listening, cognitive and speech perception skills in children with auditory processing disorder (APD) or Specific Language Impairment (SLI). J Speech Lang Hear Res. 2011;54(1):211-27. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/09-0167). PMid:20689032. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...
)
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Reino Unido |
Coorte |
88 participantes: 22 com DEL, 19 com DPA e 47 do grupo controle. |
QI, amplitude de dígitos, repetição de palavras sem sentido, avaliação fonológica, leitura, gramática, sentença e inteligibilidade não verbal de VCV. |
Não houve diferença entre o desempenho das crianças com DEL e com DPA, e ambos os grupos tiveram desempenho consistente e significativamente inferior, em comparação com as crianças do grupo controle. A inteligibilidade de fala, tanto no ruído, quanto no silêncio, não foi prejudicada nos grupos DEL e DPA. |
Faixa etária: 6-13 anos |
Billiet et al.(4747 Billiet CR, Bellis TJ. The relationship between brainstem temporal processing and performance on tests of central auditory function in children with reading disorders. J Speech Lang Hear Res. 2011;54(1):228-42. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/09-0239). PMid:20689038. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...
)
|
Estados Unidos |
Coorte |
30 participantes: 10 com dislexia e tempo anormal do tronco encefálico (G1), 10 com dislexia e tempo normal do tronco encefálico (G2) e 10 controles típicos. |
Audiometria tonal e timpanometria, teste de ABR por clique e testes com BioMARK; testes TDD, TPF, FC e DFBP. |
Todos os participantes do G2 preencheram os critérios diagnósticos para distúrbio do processamento auditivo central, enquanto apenas 4 participantes do G1 preencheram os critérios. |
Faixa etária: 8-12 anos. |
Boets et al.(4848 Boets B, Vandermosten M, Poelmans H, Luts H, Wouters J, Ghesquière P. Preschool impairments in auditory processing and speech perception uniquely predict future reading problems. Res Dev Disabil. 2011;32(2):560-70. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12.020. PMid:21236633. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12...
)
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Bélgica |
Longitudinal |
62 participantes: 16 disléxicos, 20 não disléxicos com alto risco familiar de dislexia e 26 não disléxicos com baixo risco familiar. |
Teste de detecção de FM, GIN, testes de percepção de fala no ruído e percepção de fala categórica; testes de consciência fonológica; testes de alfabetização, teste de ortografia padronizado e seis testes de leitura. |
Esses dados longitudinais indicaram que alterações no processamento auditivo central de FM, na percepção da fala e na consciência fonológica, estavam presentes em conjunto nas crianças do jardim de infância que mais tarde desenvolveram dislexia. |
Faixa etária (1º, 2º e 3º momentos): 5 anos e 6 meses, 6 anos e 10 meses, 8 anos e 4 meses (média de idade). |
Miller et al.(4949 Miller CA, Wagstaff DA. Behavioral profiles associated with auditory processing disorder and specific language impairment. J Commun Disord. 2011;44(6):745-63. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011.04.001. PMid:21636094. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011...
)
|
Estados Unidos |
Observacional transversal |
64 participantes: 35 participantes com DPA e 29 em terapia para deficiência de linguagem. |
Avaliação audiológica (audiometria tonal, timpanometria e EOAPD); TPF; TPD; TDD e SSW; memória fonológica; fluência de leitura; memória operacional verbal. |
Não houve diferenças das médias entre as crianças com e sem diagnóstico clínico de DPA. Diferenças de médias do grupo em fluência de leitura foram observadas para crianças classificadas como DPA/não DPA e diferenças de médias de grupo em repetição de não palavras, memória de trabalho espacial e dois testes de PA foram observadas para crianças classificadas com DEL/não DEL. |
Faixa etária: 10 anos e 1 mês (média de idade). |
Poelmans et al.(5050 Poelmans H, Luts H, Vandermosten M, Boets B, Ghesquière P, Wouters J. Reduced sensitivity to slow-rate dynamic auditoryinformation in children with dyslexia. Res Dev Disabil. 2011;32(6):2810-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05.025. PMid:21645986. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05...
)
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Bélgica |
Caso-controle |
58 participantes: 13 com dislexia, 25 com baixo risco com leitura normal e 20 com alto risco com leitura normal. |
FM, RT, DI; testes Percepção de Palavras no Ruído e Percepção de Sentenças no Ruído; Consciência fonológica. |
As crianças com dislexia tiveram dificuldades com o processamento auditivo central dinâmico de taxa lenta e a percepção de fala no ruído. Esses problemas persistiram até o sexto ano. |
Faixa etária: 11 anos |
Messaoud-Galusi et al.(5151 Messaoud-Galusi S, Hazan V, Rosen S. Investigating speech perception in children with dyslexia: is there evidence of a consistent deficit in individuals? J Speech Lang Hear Res. 2011;54(6):1682-701. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/09-0261). PMid:21930615. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...
)
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Reino Unido |
Caso-controle |
113 participantes: 62 com dislexia e 51 leitores médios. |
Bateria de Avaliação Fonológica; Teste Infantil de Repetição Não Espectral; Teste de Eficiência de Leitura de Palavras TOWRE; testes experimentais, utilizados para avaliar a percepção de fala no ruído e no silêncio (Continuum sintético, Tarefas de Identificação, Tarefas de Discriminação, Palavras no Ruído, Palavras no Ruído no Discurso Conectado). |
Crianças com dislexia, em média, tiveram desempenho pior do que os leitores médios na tarefa de identificação de sílabas sintéticas na discriminação silenciosa e na categoria intermediária (mas não quando testadas usando um procedimento adaptativo). A percepção de fala não se correlacionou com a leitura de pseudopalavras ou com o processamento fonológico - as principais habilidades relacionadas à dislexia. |
Faixa etária: 6 anos e 6 meses – 13 anos e 7 meses |
Vandewalle et al.(5252 Vandewalle E, Boets B, Ghesquière P, Zink I. Auditory processing and speech perception in children with specific language impairment: relations with oral language and literacy skills. Res Dev Disabil. 2012;33(2):635-44. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11.005. PMid:22155538. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11...
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Bélgica |
Longitudinal |
32 participantes: 8 com distúrbio específico de linguagem (DEL) e atraso na alfabetização, 10 com DEL e alfabetização normal e 14 com desenvolvimento típico. |
FM e detecção de gap entre canais; percepção fala no-ruído e percepção categórica; consciência fonológica, memória de curto prazo verbal, RAN; testes padronizados de leitura e ortografia. |
Ambos os grupos de leitura normal não diferiram em termos de percepção de fala ou processamento auditivo central. A percepção da fala foi significativamente relacionada à leitura e à escrita nos graus 1 e 3 e teve contribuição preditiva única para o crescimento da leitura no 3º ano, mesmo após o controle do nível de leitura, habilidade fonológica, processamento auditivo central e habilidades de linguagem oral no 1º ano. |
Faixa etária: 6 anos e 3 meses – 6 anos e 8 meses |
Georgiou et al.(5353 Georgiou GK, Papadopoulos TC, Zarouna E, Parrila R. Are auditory and visual processing deficits related to developmental dyslexia? Dyslexia. 2012;18(2):110-29. http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439. PMid:22419585. http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439...
)
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Canadá |
Caso-controle |
62 participantes: 21 com dislexia, 21 do grupo controle (idade cronológica) e 20 do grupo controle (capacidade de leitura). |
Discriminação do Tempo de Elevação da Amplitude e Tempo Simples de Reação Auditiva; Processamento Fonológico; Velocidade de Nomeação Rápida (Dígitos e Objetos); Memória Fonológica; Escolha Ortográfica e Teste Rápido de Soletração; Fluência de Leitura. |
As crianças com dislexia não apresentaram deficit no processamento auditivo central e não tiveram desempenho pior do que seus controles, de capacidade de leitura em qualquer uma das medidas de processamento cognitivo usadas no estudo. |
Faixa etária: 8-11 anos |
Chobert et al.(5454 Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004. PMid:22595658. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
)
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França |
Caso-controle |
48 participantes: 24 com leitura normal e 24 com dislexia. |
Teste de leitura de Alouette, testes de estratégia de leitura e consciência fonológica, registro eletrofisiológico (EEG e EOG); processamento pré-atencional de sons de fala usando o MMN. As crianças foram apresentadas a uma sequência de sílabas que incluiu padrões (a sílaba “ba”) e desvios na frequência vocálica, duração da vogal e tempo de início da voz (VOT), que estavam próximos ou distantes do padrão (desvios pequenos e grandes). |
Não foram encontradas diferenças entre os grupos para os desvios de frequência. Enquanto as crianças com leitura normal mostraram maiores MMNs para grandes desviantes na duração da vogal e VOT, do que para pequenos desviantes, nenhum efeito de desvio de tamanho foi encontrado em crianças com dislexia. |
Faixa etária: 9-11 anos |
Zaidan et al.(5555 Zaidan E, Baran JA. Gaps-in-noise (GIN©) test results in children with and without reading disabilities and phonological processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(2):113-23. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.733421. PMid:23167240. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012....
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Estados Unidos |
Prospectivo caso-controle |
61 participantes: 31 com dislexia e deficit de consciência fonológica (G1) e 30 com habilidades normais de leitura (G2). |
Audiometria tonal e imitanciometria, teste Perfil de Habilidades Fonológicas e GIN. |
As crianças do G1 apresentaram limiares de detecção de gap mais longos e menores escores de identificação de gap, do que as crianças do G2, com diferenças significativas entre os grupos. |
Faixa etária: 8-9 anos |
Johnson et al.(5656 Johnson BW, McArthur G, Hautus M, Reid M, Brock J, Castles A, et al. Lateralized auditory brain function in children with normal reading ability and in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2013;51(4):633-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.12.015. PMid:23333528. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
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Austrália |
Caso-controle |
32 participantes: 16 com dislexia e 16 com leitura normal. |
Testes de proficiência em leitura e consciência fonológica; leitura de palavras regulares, irregulares e pseudopalavras; audiometria tonal. As respostas auditivas foram elicitadas, usando dois tipos de ruído de banda larga com duração de 500 ms, que resultaram na percepção de um ruído central e um tom lateralizado. Os estímulos de pitch dicótico foram incluídos para avaliar a possibilidade de deficit auditivos binaurais nas crianças com dislexia. |
As respostas foram fortemente lateralizadas em crianças do grupo controle. |
Faixa etária: 8-12 anos |
Crianças com dislexia mostraram significativamente menos lateralização do funcionamento auditivo cortical e um padrão diferente de desenvolvimento de lateralização auditiva, com a idade. |
Grube et al.(5757 Grube M, Cooper FE, Kumar S, Kelly T, Griffiths TD. Exploring the role of auditory analysis in atypical compared to typical language development. Hear Res. 2014;308:129-40. http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013.09.015. PMid:24112877. http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013....
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Reino Unido |
Exploratório |
201 participantes: 28 com dislexia e 173 com desenvolvimento típico. |
Decisão de rima escrita, ortografia, leitura de palavras, leitura de pseudopalavras; repetição de não palavras (da bateria de Teste de Memória de Trabalho para Crianças); recordação de dígitos invertidos; teste auditivo (4 tarefas de percepção de pitch, 4 tarefas de ritmo e tempo e 4 testes de percepção de timbre baseados em modulação). |
O grupo disléxico apresentou desempenho significativamente pior na linguagem, mas não nas medidas auditivas. Houve uma tendência a diminuir as correlações entre o processamento de sequências curtas e as habilidades de linguagem, contrastadas por aumento significativo na correlação para o processamento básico de um único som, em particular, no domínio da modulação. |
Faixa etária: 11 anos (média de idade) |
Steinbrink et al.(2121 Steinbrink C, Zimmer K, Lachmann T, Dirichs M, Kammer T. Development of rapid temporal processing and its impact on literacy skills in primary school children. Child Dev. 2014;85(4):1711-26. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208. PMid:24359600. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208...
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Alemanha |
Longitudinal |
236 participantes |
Audiometria tonal liminar; Processamento Rápido Auditivo e Visual Temporal; testes padronizados de leitura e escrita. |
Sugeriu-se que as habilidades de processamento auditivo central rápido têm influência causal no desenvolvimento da alfabetização. |
Faixa etária: 5-7 anos |
Ahmmed et al.(2222 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...
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Reino Unido |
Transversal |
110 participantes |
SCAN-C (testes de fala monoaural de baixa redundância e escuta dicótica); processamento auditivo central multicêntrico IMAP (mascaramento retrógrado, mascaramento simultâneo, discriminação de frequência, inteligência não verbal, memória de trabalho, leitura, alerta de atenção e tempo de reação motora para estímulos auditivos e visuais). |
O estudo identificou um fator geral de processamento auditivo central, além de dois outros fatores cognitivos, “memória operacional e atenção executiva” e “velocidade de processamento e atenção alerta”, para fundamentar os deficit em crianças com suspeita de DPAC. |
Faixa etária: 6-11 anos |
Indivíduos com deficiências nos testes de processamento auditivo central, juntamente com testes dos outros dois fatores cognitivos, podem explicar a coocorrência de DPA e outros distúrbios. |
Hämäläinen et al.(5858 Hämäläinen JA, Lohvansuu K, Ervast L, Leppänen PH. Event-related potentials to tones show differences between children with multiple risk factors for dyslexia and control children before the onset of formal reading instruction. Int J Psychophysiol. 2015;95(2):101-12. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2014.04.004. PMid:24746550. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.201...
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Finlândia |
Caso-controle |
37 participantes: 11 com história familiar de dislexia e 26 do grupo controle. |
Conhecimento das letras do alfabeto finlandês; identificação fonológica, (tarefa de processamento fonológico); RAN. Experimento de EEG excêntrico passivo com sons sinusoidais com alterações na frequência, duração ou intensidade do som. |
As respostas aos estímulos padrão mostraram um deslocamento de voltagem negativo em crianças com risco de problemas de leitura, em comparação com crianças do grupo controle. |
Faixa etária: 5-6 anos. |
Além disso, as crianças com risco de problemas de leitura tiveram maior negatividade discriminativa tardia (LDN) na amplitude da alteração da frequência sonora, do que as crianças controle. |
Rocha-Muniz et al.(5959 Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RA, Ventura DF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders. Rev Bras Otorrinolaringol. 2014;80(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002. PMid:25153108. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.0...
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Brasil |
Prospectivo de caso-controle |
75 participantes: 25 com DEL, 25 com TPA e 25 do grupo controle. |
TFR, TDD e TPF. |
A análise intergrupos mostrou que, em todos os testes, as crianças dos grupos TPA e DEL tiveram um desempenho significativamente pior, em comparação ao grupo controle. Além disso, o grupo DEL apresentou resultados piores do que o grupo TPA. |
Faixa etária: 6-12 anos |
Calcus et al.(6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
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Bélgica |
Caso-controle |
60 participantes: 20 com dislexia fonológica, 20 do grupo controle por nível de leitura e 20 do grupo controle por idade. |
Avaliação do mascaramento informacional (IM) de sequências complexas. |
O desempenho do controle de leitura normal de crianças aumentou ao longo do experimento, atingindo um nível significativamente melhor do que os disléxicos, nos últimos blocos. |
Faixa etária: 7-11 anos |
Tomlin et al.(6161 Tomlin D, Dillon H, Sharma M, Rance G. The Impact of Auditory Processing and Cognitive Abilities in Children. Ear Hear. 2015;36(5):527-42. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000172. PMid:25951047. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
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Austrália |
Caso-controle |
155 participantes: 50 do grupo controle e 105 do grupo encaminhado para avaliação de PA. |
TPF, TDD, GIN, MLD e LiSN-S; Fluência de Leitura (Avaliação de Leitura de Passagens Wheldall). |
Nas pontuações do grupo encaminhado para avaliação do PA nos testes TDD, TPF, os resultados mostraram habilidades cognitivas significativamente mais baixas, em geral, nas crianças encaminhadas para avaliação da PA, em comparação com o grupo controle. |
Faixa etária: 7-12 anos |
Murphy et al.(6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
)
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Brasil |
Experimental |
58 participantes, distribuídos em cinco grupos: 11 (atenção), 13 (memória), 12 (sensorial), 13 (placebo) e 9 (controle). |
Os testes foram aplicados nos cinco grupos, antes e após o período de treinamento com o software Escuta Ativa. |
Todos os grupos treinados, especialmente crianças mais velhas, exibiram aprendizado significativo na tarefa treinada. Nas medidas pré e pós-treinamento, a maioria dos grupos apresentou melhorias no maior número de tarefas. |
Faixa etária: 5-8 anos |
Tarefas de spam de dígito visual, atenção sustentada auditiva, Teste Brasileiro de Fala Comprimida; Teste de Consciência Fonológica, Teste de Leitura de Palavras Isoladas. |
Carroll et al.(2323 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
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Reino Unido |
Longitudinal |
267 participantes |
Som das letras; leitura de palavras frequentes; Consciência Fonológica; RAN; Memória de Curto Prazo Verbal; processamento auditivo central (Teste DEST Sound Order); precisão de leitura de palavras (Teste de Leitura de Palavras Unicas da Escala de Habilidades Britânica). |
A memória verbal de curto prazo, a consciência fonológica e a nomeação rápida foram bons preditores de má leitura posterior. Deficit na busca visual e no processamento auditivo central também estavam presentes em minoria dos leitores pobres. |
Faixa etária: 6-8 anos |
Souza et al.(2424 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental. Audiol Commun Res. 2019;24:1-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2018. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018...
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Brasil |
Transversal |
109 participantes |
TCLPP, TDE e ASPA. |
Houve associação com significância estatística entre a competência leitora em palavras/pseudopalavras e o desempenho escolar das crianças. Contudo, não houve evidência de associação, com significância estatística, entre a competência leitora em palavras/ pseudopalavras, as variáveis sociodemográficas e as habilidades auditivas. |
Faixa etária: 7-10 anos |