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Audiology - Communication Research, Volume: 29, Publicado: 2024
  • Perfil de atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento de linguagem Artigo Original

    Befi-Lopes, Débora Maria; Oliveira, João Vitor Ribeiro de; Soares, Aparecido José Couto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar os atos comunicativos de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem, verificando a quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e sua relação com a idade cronológica. Métodos Foram participantes 40 crianças de ambos os gêneros com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da linguagem com idades entre 3 anos e 2 meses e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram avaliados com a Prova de Pragmática ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em sua avaliação inicial. Especificamente para este estudo, focou-se na verificação da quantidade de atos comunicativos, atos comunicativos por minuto, atos comunicativos interativos e número de iniciativas comunicativas. Resultados Os dados indicaram que crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam alterações importantes em relação aos atos comunicativos e interações comunicativas e há correlação dessas variáveis com a idade cronológica. Conclusão Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem apresentam diminuição no número de atos comunicativos, atos comunicativos interativos e interações comunicativas, quando comparadas aos valores de referência de crianças típicas, independentemente da idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the communicative acts of children with Developmental Language Disorder, verifying the number of communicative acts, interactive communicative acts, and their relationship with chronological age. Methods Forty children of both sexes with a diagnosis of Developmental Language Disorder aged between 3 years and seven years and 11 months were subjects. All subjects were assessed with the ABFW Pragmatics Test - Child Language Test in their initial assessment. Specifically, this study focused on verifying the number of communicative acts, communicative acts per minute, interactive communicative acts, and the number of communicative initiatives. Results The data indicate that children with Developmental Language Disorder present significant alterations concerning communicative acts and communicative interactions, and there is a correlation between these variables and chronological age. Conclusion Children with Developmental Language Disorder show a decrease in the number of communicative acts, interactive communicative acts, and communicative interactions when compared to the reference values of typical children, regardless of age.
  • Tecnologia auditiva assistiva em usuários de implante coclear em ambientes reverberantes com múltiplas fontes de ruído Artigo Original

    Echegoyen, Agustina; Goffi-Gomez, Maria Valeria Schmidt; Tsuji, Robinson Koji

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a contribuição da tecnologia de escuta assistida em usuários de implante coclear (IC) em situações de reverberação e ruído. Métodos Estudo transversal prospectivo aprovado pelo Comitê de Ética Institucional (CAAE 8 3031418.4.0000.0068). Foram selecionados adolescentes e adultos usuários de IC com surdez pré ou pós-lingual. Para usuários bilaterais, cada orelha foi avaliada separadamente. O reconhecimento de fala foi avaliado por meio de listas gravadas de palavras dissílabas apresentadas a 65 dBA a 0° azimute com e sem o Mini Microfone2 (Cochlear™) conectado ao processador de fala Nucleus®6. A reverberação da sala foi medida como 550 ms. Para avaliar a contribuição do dispositivo de escuta assistida (DEA) em ambiente reverberante, o reconhecimento de fala foi avaliado no silêncio. Para avaliar a contribuição do DEA em reverberação e ruído, o reconhecimento de fala foi apresentado a 0° azimute com o ruído proveniente de 8 alto-falantes dispostos simetricamente a 2 metros de distância do centro com ruído de múltiplos falantes usando relação sinal-ruído de +10dB. Para evitar viés de aprendizado ou fadiga, a ordem dos testes foi randomizada. A comparação das médias foi analisada pelo teste t para amostras pareadas, adotando-se nível de significância de p<0,005. Resultados Dezessete pacientes com idade média de 40 anos foram convidados e concordaram em participar, sendo 2 participantes bilaterais, totalizando 19 orelhas. Houve contribuição positiva significante do Mini Mic2 na reverberação e ruído+reverberação (p<0,001). Conclusão DEA foi capaz de melhorar o reconhecimento de fala de usuários de IC tanto em situações de reverberação quanto ruidosas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to evaluate the contribution of assistive listening technology with wireless connectivity in cochlear implant (CI) users in reverberating and noise situations. Methods Prospective cross-sectional study approved by the Institutional Ethics Committee (CAAE 8 3031418.4.0000.0068). Adolescents and adults CI users with pre- or post-lingual deafness were selected. For bilateral users, each ear was assessed separately. Speech recognition was assessed using recorded lists of disyllabic words presented at 65 dBA at 0° azimuth with and without the Wireless Mini Microphone 2 (Cochlear™) connected to the Nucleus®6 speech processor. Room reverberation was measured as 550 ms. To assess the contribution of the assistive listening device (ALD) in a reverberating environment, speech recognition was assessed in quiet. To assess the contribution of the ALD in reverberation and noise, speech recognition was presented at 0° azimuth along with the noise coming from 8 loudspeakers symmetrically arranged 2 meters away from the center with multi-talker babble noise using signal to noise ratio of +10dB. To avoid learning bias or fatigue, the order of the tests was randomized. Comparison of means was analyzed by t test for paired samples, adopting significance level of p <0.005. Results Seventeen patients with a mean age of 40 years were invited and agreed to participate, with 2 bilateral participants, totaling 19 ears assessed. There was a significant positive contribution from the Mini Mic2 in reverberation, and noise+reverberation (p <0.001). Conclusion ALD was able to improve speech recognition of CI users in both reverberation and noisy situations.
  • Medidas de proteção contra a COVID-19: impactos comunicativos, sociais e emocionais em usuários de aparelhos de amplificação sonora individual Artigo Original

    Fornari, Bruna Luísa; Patatt, Fernanda Soares Aurélio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar os impactos comunicativos, sociais e emocionais gerados pela adoção de medidas protetivas contra a COVID-19 e associá-los ao grau da perda auditiva e ao tempo de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual. Métodos estudo transversal e quantitativo, com 72 indivíduos, divididos em adultos e idosos, com perda auditiva bilateral, de grau até moderadamente severo, protetizados antes da pandemia em um programa público de saúde auditiva e que mantiveram uso efetivo dos dispositivos. Os sujeitos foram convidados a participar do estudo enquanto aguardavam consulta. Os prontuários foram acessados, a fim de coletar informações sobre o perfil audiológico e adaptação/uso dos aparelhos de amplificação sonora individual. Em sala silenciosa, foi aplicado, oralmente, protocolo contendo questões objetivas e os dados foram tabulados e submetidos aos testes estatísticos Igualdade de Duas Proporções e Qui-Quadrado. Resultados nos dois grupos, um número significativo de usuários teve a comunicação impactada pelo uso de máscaras e pelo distanciamento físico, predominando, entre os adultos, a dificuldade com as tecnologias digitais (celulares/computadores), enquanto nas videochamadas, os prejuízos comunicativos foram mais experenciados pelos idosos. Os empecilhos comunicativos e sociais existiram, independentemente do perfil audiológico e do tempo de uso dos dispositivos. Quando questionados se deixaram de se comunicar e se as medidas afetaram a sua vida social, as respostas ficaram divididas entre “sim/às vezes” e “não”. Quanto ao impacto emocional das medidas protetivas, constatou-se maior repercussão entre os adultos. Conclusão as medidas protetivas afetaram a comunicação dos usuários de aparelhos de amplificação sonora individual, porém, não desencorajaram as trocas comunicativas e as interações sociais de, aproximadamente, metade da amostra, sendo o impacto emocional mais evidente nos adultos. Tais dificuldades não estiveram relacionadas ao perfil audiológico e uso diário dos dispositivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to investigate the communicative, social, and emotional impacts generated by adopting protective measures against COVID-19 and associate them with the degree of hearing loss and the time of use of hearing aids. Methods cross-sectional quantitative study, with 72 individuals, divided into adults and older adults, with bilateral hearing loss up to moderately severe degree, users of hearing aids fitted before the pandemic in a public hearing health program who had maintained effective use of the devices. The participants were invited to participate in the study while waiting for an appointment and signed the consent form. After that, medical records were accessed to collect information about audiological profiles and the fitting/use of hearing aids. Afterward, a protocol with objective questions was orally applied in a silent room. Data were tabulated and subjected to Equality of Two Proportions and Chi-Square statistical tests. Results in both groups, a significant number of users had communication impacted by the use of masks and by social distancing, with difficulty with digital technologies (cell phones/computers) predominating among adults, while older adults more commonly experienced communicative impairments during video calls. The communicative impediment existed regardless of the audiological profile and device use time. When asked if they stopped communicating and if the measures affected their social life, the sample was divided between “yes/sometimes” and “no”. As for the emotional impact of protective measures, there was a greater impact among adults. Conclusion protective measures affected the communication of hearing aids users but did not discourage communicative exchanges and social interactions for approximately half of the sample, with the emotional impact being more evident in adults. Such difficulties were not related to the audiological profile and daily use of the devices.
  • Independência funcional, aspectos clínicos e fatores sociodemográficos em pacientes na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral: uma análise de associação Artigo Original

    Oliveira, Thaline Moura de; Lemos, Stela Maris Aguiar; Teixeira, Antônio Lúcio; Braga, Marcela Aline; Mourão, Aline Mansueto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a associação da independência funcional com aspectos clínicos de comprometimento neurológico, a localização e extensão do dano neuronal e os fatores sociodemográficos em pacientes na fase aguda do AVC. Método Estudo analítico de recorte transversal, realizado com 90 pacientes adultos e idosos acometidos por AVC isquêmico, que tiveram admissão no ambiente hospitalar nas primeiras 24 horas após o evento vascular. A coleta dos dados referentes aos aspectos clínicos e fatores sociodemográficos foi realizada pelo prontuário eletrônico e/ou entrevista para descrever o perfil dos pacientes, Oxfordshire Community Stroke Project, Alberta Stroke Programme Early CT Score, National Institute of Health Stroke Scale e a Medida de Independência Funcional. Resultados O comprometimento neurológico, de acordo com a National Institute of Health Stroke Scale, foi associado à funcionalidade nas primeiras 24 horas após o AVC. Além disso, a presença de hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo e extensão do dano neuronal estiveram associados à dependência funcional, mas não permaneceram no modelo final deste estudo. Conclusão A dependência funcional está associada à hipertensão arterial, idade, trabalho inativo, tabagismo, extensão do dano neuronal e grau de comprometimento neurológico nas primeiras 24 horas após o evento vascular. Além disso, um nível mais elevado de comprometimento neurológico foi independentemente associado a níveis aumentados de dependência funcional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the association of functional independence with clinical aspects of neurological impairment, the location and extent of neuronal damage and sociodemographic factors in patients in the acute phase of stroke. Methods Analytical cross-sectional study in 90 adult and older patients affected by ischemic stroke, admitted to the hospital within 24 hours of the vascular event. Sociodemographic factors and clinical aspects data were collected from electronic medical records and/or interviews in order to depict the patients'profile, Oxfordshire Community Stroke Project, Alberta Stroke Programme Early CT Score, National Institute of Health Stroke Scale, and Functional Independence Measure. Results Neurological impairment, according to the National Institute of Health Stroke Scale, was associated with functioning in the first 24 hours after the stroke. Furthermore, the presence of arterial hypertension, age, inactive work, smoking and extent of neuronal damage were associated with functional dependence, but did not remain in the final model of this study. Conclusion Functional dependence is associated with arterial hypertension, age, inactive work, smoking, extent of neuronal damage, and degree of neurological impairment in the first 24 hours after the vascular event. Furthermore, a higher level of neurological impairment was independently associated with increased levels of functional dependence.
  • Como a judicialização da cirurgia de implante coclear impacta o Sistema Único de Saúde Artigo Original

    Godoy, Vanessa Boldarini de; Jacob, Lilian Cassia Bórnia; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o impacto da judicialização na realização da cirurgia de implante coclear no Sistema Único de Saúde do Brasil, incluindo o serviço público e a saúde suplementar. Métodos Foi realizado um levantamento documental de acórdãos de todos os tribunais nacionais e a jurisprudência dominante, voltados à cirurgia do implante coclear no Sistema Único de Saúde, no período de 2007 a 2019, por meio da Plataforma Jusbrasil, utilizando o termo “implante coclear” para realização da busca. Também foi realizado um levantamento na plataforma DATASUS (Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde) sobre quantos procedimentos de implante coclear unilateral e bilateral foram realizados no mesmo período. Resultados De acordo com o DATASUS, no período de 2008 a 2019 foram realizados 8.857 procedimentos de cirurgia de implante coclear pelos entes públicos ou pelas operadoras dos planos de saúde no país. Com relação à judicialização para solicitação da cirurgia do implante coclear, unilateral ou bilateral, foram encontrados 216 processos, representando 2,43% dos casos. Conclusão A judicialização da saúde, quando se considera a cirurgia do implante coclear, tem representado uma parcela mínima dos casos, o que demonstra baixo impacto no orçamento público e não tem expressiva ação na organização do Sistema Único de Saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the impact of Judicialization on the performance of Cochlear Implant (CI) surgery in the Brazilian Unified Health System (SUS), including the public service and supplementary health. Methods A documentary survey of judgments of all National Courts and the Dominant Jurisprudence focused on CI surgery in the SUS from 2007 to 2019 was carried out through the Jusbrasil Platform using the term “cochlear implant” to carry out the search. A survey was also carried out on the DATASUS platform on how many uni and bilateral CI procedures were performed in the same period. Results According to DATASUS, from 2008 to 2019, 8,857 CI surgery procedures were performed by Public Entities or Health Plan Operators in the country. With regard to Judicialization, for requesting unilateral or bilateral CI surgery, a total of 216 processes were found, representing a total of 2.43% of Judicialization of Cochlear Implant (CI) surgery. Conclusion In view of the data, it is possible to perceive that the Judicialization of Health when we consider the CI surgery has represented a small portion of the cases, which does not demonstrate a large impact on the public budget and does not have an impact on the organization of the SUS.
  • Evidência de validade baseada nos processos de resposta de um protocolo de análise espectrográfica da voz Artigo Original

    Silva, Allan Carlos França da; Diniz, Emmanuel Gustavo Rodrigues; Paiva, Maxsuel Avelino Alves de; Silva, Itacely Marinho da; Silva, Saulo Iordan do Nascimento; Lima Filho, Luiz Medeiros Araujo; Lopes, Leonardo Wanderley

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo desenvolver a etapa de validade baseada nos processos de resposta do Protocolo de Análise Espectrográfica da Voz (PAEV). Métodos foram recrutados dez fonoaudiólogos e dez alunos de graduação em Fonoaudiologia, que aplicaram o PAEV em dez espectrogramas, realizaram o julgamento dos itens do PAEV e participaram de uma entrevista cognitiva. A partir das respostas, o PAEV foi reanalisado para reformulação ou para exclusão de itens. Utilizou-se o teste Qui-Quadrado e os valores de acurácia para análise das respostas dos questionários, assim como análise qualitativa dos dados da entrevista cognitiva. Resultados os participantes obtiveram acurácia maior que 70% na maioria dos itens do PAE. Apenas sete itens alcançaram acurácia menor ou igual a 70%. Houve diferença entre as respostas de presença versus ausência de dificuldade na identificação dos itens no espectrograma. A maioria dos participantes não teve dificuldade na identificação dos itens do PAEV. Na entrevista cognitiva, apenas seis itens não obtiveram correta identificação da intenção, conforme verificado na análise qualitativa. Além disso, os participantes sugeriram exclusão de cinco itens. Conclusão após a etapa de validação baseada nos processos de resposta, o PAEV foi reformulado. Sete itens foram excluídos e dois itens foram reformulados. Dessa forma, a versão final do PAEV após essa etapa foi reduzida de 25 para 18 itens, distribuídos nos cinco domínios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop the validity step based on the response processes of the Spectrographic Analysis Protocol (SAP). Methods 10 speech therapists and 10 undergraduate students of the Speech Therapy course were recruited, who applied the SAP in 10 spectrograms, performed the evaluation of the PAE items, and participated in a cognitive interview (CI). The SAP was reanalyzed to reformulate or exclude items based on the responses. The chi-square test and the accuracy values were used to analyze the answers to the questionnaires and qualitative analysis of the CI data. Results the participants achieved accuracy > 70% in most items of the SAP. Only seven items achieved accuracy ≤ 70%. There was a difference between presence vs. absence of difficulty in identifying items in the spectrogram. Most participants had no problem identifying the SAP items. In the CI, only six items did not correctly identify the intention, verified in the qualitative analysis. In addition, participants suggested excluding five items. Conclusion After the validation step based on the response processes, the SAP is reformulated. Seven items were deleted, and two items were reformulated. Thus, the final version of the SAP after this stage was reduced from 25 to 18 items, distributed in the five domains.
  • O que cantores amadores que se apresentam em cultos religiosos conhecem sobre saúde e higiene vocal? Artigo Original

    Silva, Fernanda Roberta de Faria Rocha da; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Katia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o conhecimento de cantores amadores que se apresentam em cultos religiosos sobre saúde e higiene vocal e comparar esses achados em dois momentos distintos. Métodos Pesquisa descritiva, longitudinal, com 100 participantes que praticavam canto amador em cultos religiosos; idades entre 18 e 82 anos (média 33,72 anos), 54 mulheres e 46 homens. Os participantes responderam ao Questionário Inicial, que inclui dados pessoais e autoavaliação vocal, e ao Questionário de Saúde e Higiene Vocal, este em dois momentos, com intervalo de 20 dias e com as questões aleatorizadas. Foi dada devolutiva desse questionário após cada aplicação, por meio da apresentação das respostas corretas de cada um de seus itens. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Resultados A maior parte dos cantores referiu algum grau de alteração vocal e relatou ao menos um sintoma vocal (principalmente pigarro e falha na voz). A pontuação foi maior na segunda aplicação do questionário e não houve correlação entre a autoavaliação vocal e a pontuação obtida. Conclusão Cantores amadores de ambos os gêneros que se apresentam em cultos religiosos demonstraram conhecimento sobre saúde e higiene vocal correspondente ao de indivíduos vocalmente saudáveis, acima do ponto de corte em ambas as aplicações do Questionário de Saúde e Higiene Vocal. Contudo, a maioria referiu alterações e sintomas vocais. Verificou-se aumento do conhecimento sobre saúde e higiene vocal na segunda aplicação, ainda que discreto. O nível de conhecimento sobre saúde e higiene vocal não se correlacionou com o grau de alteração vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the knowledge of amateur singers who perform in religious services, about vocal health and hygiene, and compare these findings at two different moments. Methods Descriptive, longitudinal research with 100 participants who practice amateur singing in religious services; ages between 18 and 82 years (average 33.72 years), 54 women and 46 men. Participants answered the Initial Questionnaire (Q1), which includes personal data and vocal self-assessment, and the Vocal Health and Hygiene Questionnaire (QSHV), on two occasions with an interval of 20 days and with the questions randomized. The participants were given a feed-back of the QSHV after each application i.e. the correct answers to each item. The data were analyzed descriptively and inferentially. Results Most singers reported some degree of self-assessed vocal alteration and reported at least one vocal symptom (mainly throat clearing and voice failure). The score was higher in the second application of the QSHV and there was no correlation between the vocal self-assessment and the score obtained in the QSHV. Conclusion Amateur singers of both sexes who perform in religious services demonstrated knowledge about vocal health and hygiene corresponding to that of vocally healthy individuals, above the cutoff point in both applications; however, the majority reported vocal changes and symptoms. There was an increase in knowledge about vocal health and hygiene in the second application, however discreet. The level of knowledge about vocal health and hygiene did not correlate with the degree of vocal alteration.
  • Atuação fonoaudiológica em pacientes traqueostomizados no contexto da COVID-19 Artigo Original

    Dias, Valdani; Santos, Tamires Daros dos; Ozório, Lisiane Alves; Birrer, Jucelaine Arend; Bastilha, Gabriele Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever as contribuições da atuação fonoaudiológica em pacientes traqueostomizados no contexto da COVID-19. Métodos Estudo retrospectivo de natureza descritiva e análise quantitativa, com coleta em prontuários de variáveis clínicas e gerais dos pacientes e dos atendimentos fonoaudiológicos. Para análise estatística, foi adotado o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman e nível de significância de 5% (p< 0,05). Resultados Foram incluídos 28 prontuários de pacientes (57,1% gênero masculino) com média de idade de 52 anos e 1 mês, que permaneceram internados por, aproximadamente, 53,7 dias e evoluíram para traqueostomia após 22,1 dias de intubação orotraqueal. Foram registrados dez atendimentos fonoaudiológicos por paciente, que iniciaram, em média, 38,4 dias de internação e foram solicitados em 39,3% para progressão da traqueostomia e da dieta por via oral. O cuff da traqueostomia foi mantido desinsuflado no terceiro, sugerida a decanulação em sete dias após o início e liberada dieta por via oral com cinco atendimentos. Quando analisado o tempo de início dos atendimentos fonoaudiológicos, verificou-se correlação positiva com o tempo de internação hospitalar (p<0,0001), mas não com o processo de decanulação e com o tempo de traqueostomia. Já o número de atendimentos fonoaudiológicos teve correlação positiva com o tempo de uso da traqueostomia e até a liberação da dieta por via oral. Conclusão A atuação fonoaudiológica contribuiu para reabilitação da deglutição e retorno seguro à alimentação por via oral de pacientes internados por COVID-19 e submetidos à traqueostomia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the contributions of speech therapy performance in tracheostomized patients in the context of COVID-19. Methods Retrospective descriptive and quantitative analysis research, using medical records to collect clinical and general variables from patients and speech therapy interventions. For statistical analysis, the Pearson or Spearman correlation coefficient was adopted and a significance level of 5% (p< 0.05). Results Twenty-eight medical records of patients were included (57.1% male) and an average age of 52 years and 1 month, who were hospitalized for approximately 53.7 days and progressed to tracheostomy after 22.1 days of orotracheal intubation. There were ten speech therapy sessions per patient, which started on average 38.4 days into hospitalization and were requested in 39.3% of cases for the progression of tracheostomy and oral feeding. The tracheostomy cuff was kept deflated on the third intervention, decannulation was suggested seven days after the start an d the patient was given an oral diet after five interventions. When we analyzed the time speech therapy interventions began, it showed a positive correlation with the length of hospital stay (p<0.0001), but not with the decannulation process and the length of time with the tracheostomy. On the other hand, the number of speech therapy interventions had a positive correlation with the length of time the tracheostomy was in use and the time until the oral diet was released. Conclusion Speech therapy performance contributes to swallowing rehabilitation and the safe return to oral feeding in patients submitted to tracheostomy in the context of COVID-19.
  • Reconhecimento de emoções pela voz e expressão facial por estudantes de medicina Artigo Original

    Zambeli, João Gabriel Antunes; Lira, Antonio Alexandre de Medeiros; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo avaliar a capacidade de estudantes de medicina para reconhecer emoções pela voz e expressão facial, por meio de avaliações de percepção emocional da entonação vocal e das expressões faciais. Métodos estudo com delineamento transversal observacional. Para avaliação do reconhecimento de emoções pelas expressões faciais, utilizou-se um teste composto por 20 vídeos de microexpressões faciais e, para avaliação do reconhecimento emocional pela voz, utilizou-se o Protocolo de Reconhecimento de Emoções Prosódicas Básicas, baseado no banco de dados de Burkhardt. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Friedman, Shapiro-Wilk, teste t de Student ou Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson ou Spearman. Resultados o estudo foi composto por 38 alunos, com média de idade de 20,8 (±2,5). O reconhecimento de emoções pela voz foi significativamente superior, comparado com os resultados do teste de reconhecimento de emoções pelas expressões faciais. Houve correlação positiva entre a idade e a habilidade de reconhecer emoções pelas expressões faciais. O gênero masculino apresentou taxa significativa de acertos, superior ao gênero feminino na habilidade de reconhecer emoções pela expressão facial. As emoções com maior média de acertos pela expressão facial foram surpresa, alegria e desprezo, enquanto, por meio da voz, as emoções foram raiva, medo e tristeza. Conclusão a capacidade de reconhecimento de emoções por estudantes de medicina foi maior na avaliação de percepção emocional por meio da voz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the ability of medical students to recognize emotions through voice and facial expression through assessments of emotional perception of vocal intonation and functional expressions. Methods Observational cross-sectional study. To evaluate the recognition of emotions by facial expressions, a test composed of 20 videos of facial microexpressions was used, and to evaluate the emotional recognition by voice, the protocol of prosodic impressions of basic emotions, based on the Burkhardt database, was used. For statistical analysis, the Friedman, Shapiro-Wilk, Student t, Mann-Whitney and Pearson or Spearman correlation coefficient tests were used. Results The study consisted of 38 students, with an average age of 20.8 (±2.5). The recognition of emotions through the voice was significantly superior to the one through facial expressions. There was a positive correlation between age and the ability to recognize emotions through facial expressions. Males had a significantly higher hit rate than females in the ability to recognize emotions through facial expression. The emotions with the highest average success rates through facial expression were surprise, joy and contempt, while, through the voice, the emotions were anger, fear and sadness. Conclusion The ability to recognize emotions by medical students was greater when assessing emotional perception through the voice.
  • Aspectos vocais e emocionais relacionados à restrição das atividades de canto em coralistas amadores Artigo Original

    Andrade, Yasmim Pereira de; Nascimento, Maiara Alves do; Almeida, Anna Alice; Oliveira, Priscila

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação entre medidas de desvantagem vocal, sintomas de transtornos mentais comuns e a restrição das atividades de canto ocorrida durante a pandemia de Covid-19 em coralistas amadores. Métodos Estudo descritivo, analítico, transversal, de natureza quantitativa. Para coleta de dados, foram utilizados um questionário de caracterização inicial, o protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM) e o SRQ-20, adaptação do Self Reporting Questionnaire, todos eles disponibilizados de forma on-line. A amostra da pesquisa foi constituída por 46 participantes pertencentes aos corais amadores de duas instituições de ensino superior. Resultados As médias do escore total do IDCM e SRQ-20 foram elevadas e estiveram correlacionadas positivamente entre si. Não houve diferença entre as pontuações do IDCM e SRQ-20 para os indivíduos que referiram a infecção por Covid-19, ou não. Indivíduos que afirmaram em suas respostas que sofreram influência da restrição social causada pela pandemia apresentaram escores mais altos do que aqueles que não fizeram essa afirmação. Não houve correlação com o tempo de canto e a desvantagem vocal e a presença de sintomas de transtornos mentais, mensuradas pelo IDCM e SRQ-20, respectivamente. Coralistas que mantiveram suas atividades de canto individual ou coletivamente apresentaram menores prejuízos vocais e emocionais. Conclusão coralistas amadores relataram desvantagem vocal e transtornos mentais comuns possivelmente relacionados às restrições sociais provocadas pela pandemia de Covid-19. Os índices observados, todavia, parecem não estar associados à infecção pelo vírus em si, mas às limitações impostas pela restrição social do período pandêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association between measures of voice handicap, symptoms of common mental health disorders and the restriction of singing activities that occurred during the Covid-19 pandemic in amateur choristers. Methods This is a cross-sectional, analytical, descriptive and quantitative study. To collect data were used an initial characterization questionnaire, the Modern Singing Handicap Index (MSHI) protocol and the SRQ-20, an adaptation of the Self Reporting Questionnaire, all of which were made available online. The research sample consisted of 46 participants belonging to amateur choirs from two higher education institutions. Results The mean total score for the MSHI and SRQ-20 were high and were positively correlated with each other. There was no difference between the MSHI and SRQ-20 scores between individuals who self-reported Covid-19 infection or not. Individuals who stated that the answers offered in the survey were influenced by the social restrictions caused by the pandemic had higher scores than those who did not make this statement. There was no correlation with singing time and voice handicap and the presence of symptoms of mental health disorders, measured by the MSHI and SRQ-20, respectively. Choristers who maintained their singing activities individually or collectively showed less vocal and emotional damage. Conclusion Amateur choristers reported voice disadvantage and common mental health disorders possibly related to social restrictions caused by the Covid-19 pandemic. The observed rates, however, do not seem to be associated with the virus infection itself, but with the limitations imposed by social restrictions during the pandemic period.
  • Risco de distúrbio alimentar Pediátrico em pré-escolares nascidos prematuros Artigo Original

    Gomes, Manoela; Bottoli, Claudiane; Pimentel, Bianca Nunes; Vargas, Camila Lenhardt; Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Weinmann, Angela Regina Meciel; Bolzan, Geovana de Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar o risco de distúrbio alimentar pediátrico em pré-escolares que nasceram prematuros e relacionar com os aspectos neonatais, de aleitamento materno e de hábitos orais. Métodos estudo descritivo e longitudinal. A amostra foi composta por pré-escolares que nasceram prematuros e que foram acompanhados até os 24 meses de idade corrigida. A coleta de dados consistiu em análise de prontuários, entrevista e aplicação da Escala Brasileira de Alimentação Infantil. Resultados participaram 19 pré-escolares, com média de idade de 5 anos e 1 mês, nascidos prematuros (idade gestacional de 32 semanas), saudáveis e com função motora oral normal aos 2 anos de idade corrigida. A aplicação da escala permitiu identificar risco de distúrbio alimentar pediátrico em 31,57% da amostra. Não houve diferença entre os grupos com e sem risco do distúrbio quanto às variáveis neonatais, de aleitamento materno e de hábitos orais. Apenas a variável tempo de transição alimentar no período de internação neonatal apresentou diferença entre os grupos, sendo maior em crianças que não apresentaram risco para o distúrbio. Conclusão O risco de distúrbio alimentar pediátrico ocorreu em quase um terço dos prematuros em idade pré-escolar. O tempo de transição alimentar no período de internação neonatal foi a única variável que apresentou diferença entre os grupos com e sem risco para o distúrbio. Assim, pode-se refletir que o momento de introdução da alimentação oral e a forma de progressão da dieta até a via oral plena na internação neonatal podem ter relação com o comportamento alimentar em outras fases do desenvolvimento infantil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the risk of pediatric eating disorders in preschoolers who were born prematurely and relate it to neonatal aspects, breastfeeding and oral habits. Methods Descriptive and longitudinal study. The sample was made up of preschoolers who were born prematurely and who were followed up until 24 months of corrected age. Data collection consisted of analysis of medical records, interviews and application of the Brazilian Infant Feeding Scale (EBAI). Results 19 preschoolers participated, with a mean age of 5.11±0.51, born prematurely (gestational age of 32.05 ± 3.26 weeks), healthy and with normal oral motor function at 2 years of corrected age. The application of the EBAI made it possible to identify the risk of pediatric eating disorders in 31.57% of the sample. There was no difference between the groups with and without risk of pediatric eating disorders regarding neonatal variables, breastfeeding and oral habits. Only the variable feeding time during the neonatal hospitalization period showed a difference between the groups, being higher in children who were not at risk for pediatric eating disorders. Conclusion The risk of pediatric eating disorders occurred in almost a third of pre-school-age premature infants. The dietary transition time during the neonatal hospitalization period was the only variable that showed a difference between the groups with and without risk of pediatric eating disorders. Thus, one may consider that, the moment of introduction of oral feeding and the way in which the diet progresses until the full oral route, during neonatal hospitalization, may be related to eating behavior in other phases of child development.
  • Análise objetiva do algoritmo de autopercepção da fala em idosos usuários de próteses auditivas Artigo Original

    Silva, Renata da; Martinelli, Maria Cecilia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar, pela verificação eletroacústica de mapeamento de fala a 65 dB NPS, o Speech Intelligibility Index, com o algoritmo de autopercepção de fala ativado e desativado em idosos usuários de próteses auditivas. Métodos Trata-se de estudo observacional transversal. Participaram 40 idosos com perda auditiva neurossensorial bilateral simétrica de grau leve a severo, idade entre 60 e 80 anos, que frequentavam um centro auditivo, usuários de dispositivos da marca Rexton, com receptor no canal, (Receiver In the Canal - RIC), plataforma My Core e com o algoritmo de autopercepção de fala. Após avaliação audiológica, as próteses auditivas foram programadas utilizando-se o método prescritivo NAL/NL2 (National Acoustic Laboratories/ Non linear 2) e ajustes finos realizados conforme necessidades individuais. O algoritmo de autopercepção de fala foi calibrado e, depois de realizada a verificação eletroacústica, foi quantificado o Speech Inteligibility Index. A verificação eletroacústica foi realizada com e sem o algoritmo de autopercepção da fala habilitado. A análise estatística foi realizada com o software SPSS Statistics, versão 28.0. O valor de significância estatística foi igual a 5% (p ≤ 0,05). Resultados Na orelha direita, sem o algoritmo ativado, o Speech Inteligibility Index médio foi de 58,9% (±14,7) e ativado, 57,85% (±14,8). Na orelha esquerda, sem ativação do algoritmo, o Speech Inteligibility Index médio foi 63,1% (±15,13) e com ativação, 61,9% (±15,2). Houve significância estatística entre o Speech Inteligibility Index obtido com o algoritmo ativado e desativado (p<0,001). Nas duas orelhas, com o algoritmo de autopercepção ativado, o Speech Inteligibility Index médio foi menor que sem o algoritmo ativado. Conclusão Há redução do Speech Inteligibility Index com algoritmo de autopercepção de fala ativado no máximo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze, by electroacoustic verification at 65 dB SPL, the Speech Intelligibility Index (SII), with the speech self-perception algorithm activated and deactivated in elderly hearing aid users. Methods This is a cross-sectional observational study. The participants were 40 older adults with mild to severe bilateral symmetrical sensorineural hearing loss, aged between 60 and 80 years, who attended a hearing center, users of Rexton receiver-in-the-canal (RIC) devices, My Core platform with speech Self-perception algorithm. After an audiological evaluation, the hearing aids were programmed using the NAL/NL2 prescriptive method and fine-tuned according to individual needs. The speech self-perception algorithm was calibrated and after performing the electroacoustic verification, the Speech Intelligibility Index was quantified. Electroacoustic verification was performed with and without the self-perception of speech algorithm enabled. Statistical analysis was performed using the SPSS Statistics software, version 28.0. The statistical significance value was equal to 5% (p ≤ 0.05). Results In the right ear, without activation of the algorithm, the average SII was 58.9% (±14.7) and with activation, 57.85% (±14.8). In the left ear, without activation of the algorithm, the SSI was 63.1% (±15.13) and with activation, 61.9% (±15.2). There was statistical significance between the SII obtained with the algorithm on and off (p<0.001). In both ears, with the self-perception activated algorithm activated, the mean SII was lower than without. Conclusion There is a reduction in SII with the self-perception of speech algorithm activated in strong mode.
  • Análise da variabilidade da frequência cardíaca para identificar a perda auditiva no primeiro ano de vida Artigo Original

    Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Jacob, Lilian Cássia Bórnia; Valenti, Vitor Engrácia; Araújo, Eliene Silva; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar a existência de associação entre a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) e a sensibilidade auditiva em crianças saudáveis no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD (Raiz Quadrada Média das Diferenças Sucessivas) e SD1 (Desvio padrão perpendicular à linha de identidade do gráfico de Poincaré). Métodos trata-se de um estudo metodológico, com a avaliação de 20 crianças, divididas em dois grupos: 10 crianças sem perda auditiva (G1) e 10 crianças com perda auditiva, independentemente do tipo e/ou do grau (G2). O estímulo clique foi apresentado nas intensidades de 30-60 dB nNA. Para a captação da VFC utilizou-se o monitor cardíaco Polar RS800CX, com taxa amostral de 1.000 Hz. Foram selecionadas séries estáveis com 60 intervalos R-R e apenas àquelas com mais de 95% de batimentos sinusais foram incluídas. A análise de variância ANOVA 2 critérios de medidas repetidas foi utilizada para avaliar os efeitos da estimulação acústica nos índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2. A análise fatorial foi aplicada para avaliar os índices com os fatores sexo, orelha testada, estado comportamental da criança e período do teste. Resultados não houve diferenças estatisticamente significantes para os índices RMSSD e SD1, no silêncio e na presença do estímulo clique, nos grupos G1 e G2, e entre ambos. Não houve interação entre os índices da VCF e todos os fatores de confusão analisados. Conclusão a associação entre a VFC e a sensibilidade auditiva pode não ser aplicável para identificar crianças com perda auditiva no primeiro ano de vida, por meio dos índices RMSSD e SD1, utilizando-se o estímulo clique nas intensidades de 30-60 dB nNA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to investigate the existence of an association between Heart Rate Variability (HRV) and hearing sensitivity in healthy children in the first year of life, using the RMSSD (Root Mean Square of Successive Differences) and SD1 (Poincaré plot standard deviation perpendicular to the line of identity) indices. Methods this is a methodological study with evaluation of 20 children divided into two groups: 10 children without hearing loss (G1) and 10 children with hearing loss, regardless of type and/or degree (G2). The click stimulus was presented at intensities of 30-60 dB nHL. To capture the HRV, a Polar RS800CX heart monitor was used, with a sample rate of 1.000 Hz. Stable sets with 60 R-R intervals were selected and only those with more than 95% sinus beats were included. The analysis of the 2-way repeated measures ANOVA test was used to evaluate the effects of acoustic stimulation on the RMSSD and SD1 indices, in silence and in the presence of the click stimulus, in groups G1 and G2. The factor analysis was applied to evaluate the indices with the factors sex, tested ear, behavioral state of the child and test period. Results there were no significant differences for the RMSSD and SD1 indices, in silence and in the presence of the click stimulus, in groups G1 and G2, and between both groups. There was no interaction between the HRV indices, and all the analyzed confounders. Conclusion there was no association between HRV and hearing sensitivity, so the HRV researched with click stimulus at intensities of 30-60 dB nHL was not effective to identify children with hearing loss in the first year of life, through the RMSSD and SD1 indices.
  • Variabilidade da velocidade de fala e habilidade articulatória de transição Artigo Original

    Peres, Larissa Maria; Juste, Fabiola; Costa, Julia Biancalana; Sassi, Fernanda Chiarion; Ritto, Ana Paula; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a velocidade de fala aplicando dois métodos distintos: análise da velocidade de fala considerando a relação tempo/trechos fluentes da amostra e considerando a relação tempo/200 sílabas fluentes. Métodos foram analisadas as amostras de fala de 73 participantes de ambos os gêneros, falantes do português brasileiro. As análises foram realizadas a partir dos parâmetros do protocolo Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto à velocidade de fala (sílabas por minuto) e ao tempo total da amostra de fala (na metodologia de referência e na metodologia proposta). Resultados As correlações positivas significativas encontradas nas três análises indicaram que as variáveis referentes à medição da velocidade de fala pelos dois métodos de análise estão relacionadas e se movem juntas. Conclusão Embora a metodologia proposta seja eficaz, revela-se desfavorável na comparação, porque reflete proporcionalmente os mesmos resultados da metodologia tradicional, porém demanda maior tempo e recursos manuais para sua realização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze speech rate by applying two different methods: speech rate analysis considering the ratio of time/ fluent stretches of the sample and considering the ratio of time/200 fluent syllables Methods The speech samples from 73 participants of both genders, Brazilian Portuguese speakers, were analyzed. The analysis was carried out based on the parameters of Fluency Profile Assessment Protocol and compared regarding: speech rate (syllables per minute) and total time of the speech sample (in both reference and proposed methodology). Results The significant positive correlations found in the three analyses indicate that the variables concerning the measurement of speech rate by the two methods of analysis are related and move together. Conclusion Although the proposed methodology has proven to be effective, it proved unfavorable in comparison because it reflects proportionally the same results as the traditional methodology, but demands more time and manual resources.
  • Análise da restrição de participação e da audiometria de altas frequências em adultos e idosos com perda auditiva leve Artigo Original

    Dias, Lurdiana Guimarães; Alves, Heloisa de Miranda Cantuaria; Castiquini, Eliane Aparecida Techi; Paranhos Netto, Marisa; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo comparar as respostas de adultos e idosos com perda auditiva de grau leve no inventário de restrição de participação e relacionar o grau de restrição com a perda auditiva em altas frequências, bem como avaliar se há diferença entre as respostas de homens e mulheres em relação à restrição de participação. Métodos a amostra foi composta por 38 adultos e idosos, com média de 67 anos de idade, de ambos os gêneros, matriculados em um serviço de saúde auditiva. Foi realizada audiometria de altas frequências e foram aplicados os questionários Hearing Handicap Inventory for Adults ou Hearing Handicap Inventory for Elderly. Os estudos estatísticos aplicados foram o teste de Mann-Whitney, análise de variância unidirecional e teste Qui-Quadrado. Resultados foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de idosos e adultos em relação ao grau de restrição de participação, mas não foram encontradas correlações entre a audiometria de altas frequências e o grau de restrição de participação. Ainda, foi possível observar que as mulheres apresentaram maior grau de restrição de participação que os homens. Conclusão adultos apresentam maiores índices de percepção de restrição de participação quando comparados com idosos e há diferença entre a percepção do handicap conforme o gênero, porém, os resultados dos questionários não estão relacionados com a perda auditiva em altas frequências na população estudada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to compare the responses of adults and elderly people with mild hearing loss in the participation restriction inventory and relate the degree of restriction with hearing loss at high frequencies, as well as to evaluate whether there is a difference between the responses of men and women in relation to participation restrictions. Methods the sample of 38 participants was made up of adults and elderly people with an average of 67 years of age, of both sexes, enrolled in a hearing health service. High Frequency Audiometry was performed and the Hearing Handicap Inventory for Adults or Hearing Handicap Inventory for Elderly questionnaires were administered. The statistical study applied to the data was the Mann-Whitney test, oneway analysis of variance and Chi-Square. Results significant differences were found between the elderly and adult groups in relation to the degree of participation restriction, but no correlations were found between high frequency audiometry and the degree of participation restriction. It was also possible to observe that women have a greater degree of participation restriction than men. Conclusion adults have higher rates of perception of participation restrictions when compared to the elderly and there is a difference between the perception of handicap according to gender, but the results of the questionnaires are not related to hearing loss in high frequencies in this population.
  • Associação entre limitação no trabalho por causa da voz, condições de trabalho e vulnerabilidade social de escolas metropolitanas no Brasil Artigo Original

    Araújo, Andrezza Maynara Vieira; Antunes, Talisson Farley Evangelista; Rezende, Bárbara Antunes; Medeiros, Adriane Mesquita de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a prevalência de limitação no trabalho por causa da voz de professores brasileiros da educação básica das escolas metropolitanas e a associação com a jornada de trabalho, ruído autorreferido e Índice de Vulnerabilidade Social das escolas. Métodos Estudo observacional transversal com amostra probabilística de professores brasileiros. Participaram 4979 professores de escolas metropolitanas e foram analisadas as seguintes variáveis: idade, gênero, nível de ensino, jornada de trabalho por 40 horas semanais ou mais, percepção do ruído intenso com necessidade de elevar a voz e Índice de Vulnerabilidade Social do município. Foi realizada análise descritiva e modelo multivariado de regressão de Poisson, com variância robusta e nível de significância de 5%. Resultados A prevalência brasileira de limitação no trabalho por causa da voz foi de 20,37%. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre limitação no trabalho por causa da voz e ser do gênero feminino, nível de ensino fundamental ou níveis combinados, jornada de trabalho de 40 horas ou mais, percepção de elevar a voz na presença de ruído intenso no trabalho e Índice de Vulnerabilidade Social médio e alto/muito alto. Conclusão A cada 100 professores, aproximadamente 20 relataram limitação no trabalho por causa da voz no Brasil e, considerando as unidades federativas, observou-se maior prevalência nas Regiões Norte e Nordeste. Ser do gênero feminino, trabalhar 40 horas semanais ou mais, lecionar para o ensino fundamental ou em níveis combinados, perceber necessidade de elevar a voz devido ao ruído intenso e trabalhar em escolas localizadas em regiões com Índice de Vulnerabilidade Social médio, alto/muito alto foram aspectos que evidenciaram o aumento da prevalência de percepção de limitação no trabalho devido a problemas vocais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the prevalence of limitations at work due to the voice of Brazilian basic education teachers in metropolitan schools and the association with working hours, self-reported noise and Social Vulnerability Index (SVI) in schools. Methods Cross-sectional observational study with a probabilistic sample of Brazilian teachers. A total of 4979 teachers from metropolitan schools participated and the following variables were analyzed: age, gender, level of education, workday for 40 hours/week or more, perception of intense noise with the need to raise the voice and SVI of the municipality. Descriptive analysis and multivariate Poisson regression model with robust variance were performed and a significance level of 5%. Results The Brazilian prevalence of limitation at work due to voice was 20.37%. It was found that there was a statistically significant difference between limitation at work due to voice and being female, elementary school level or combined levels, 40 or more working hours , perception of raising one’s voice in the presence of intense noise at work and medium and high/very high SVI. Conclusion Of every 100 teachers, approximately 20 reported limitations at work due to voice in Brazil, and considering the federative units, higher prevalences were observed in the North and Northeast regions. Being female, working 40 hours or more per week, teaching elementary school or at combined levels, perceiving raising one’s voice due to intense noise, and working in schools located in regions with medium, high/very high SVI increased the prevalence of perception of limitation at work due to vocal problems.
  • Tradução e validação do instrumento Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents para a língua portuguesa brasileira Artigo Original

    Moraes, Adriéli Bettini de; Paccola, Elaine Cristina Moreto; Salimon, Amanda; Moret, Adriane Lima Mortari; Frederigue-Lopes, Natália Barreto; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo traduzir e validar para o português brasileiro o instrumento Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents, visando apoiar a comunicação entre profissionais de saúde e famílias de crianças com perda auditiva no Brasil. Métodos abordagem metodológica compreendendo a tradução e adaptação transcultural do instrumento, seguida de validação por meio de um processo iterativo que envolveu especialistas e o público-alvo. A tradução foi realizada por tradutores bilíngues, com subsequente retrotradução e revisão por um comitê de especialistas, para assegurar a equivalência conceitual e cultural. A validação envolveu a coleta e análise de feedback de pais de crianças com perda auditiva e profissionais fonoaudiólogos, utilizando o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar a adequação do instrumento. Resultados a análise indicou aceitação positiva do instrumento traduzido, com a maioria dos itens atingindo Índice de Validade de Conteúdo acima do limiar de 0,78, refletindo a relevância e compreensibilidade do instrumento no contexto brasileiro. Um item específico não atingiu o índice desejado, destacando a necessidade de revisão adicional para otimizar a clareza e pertinência. Conclusão o Childhood Hearing Loss Question Prompt List for Parents traduzido e validado demonstrou ser uma ferramenta eficaz para o contexto brasileiro, facilitando a comunicação centrada na família e o envolvimento em cuidados auditivos pediátricos. Este estudo reforça a importância de adaptar e validar instrumentos de avaliação para refletir as especificidades culturais e linguísticas, assegurando a aplicabilidade e eficácia no atendimento às famílias de crianças com perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to translate and validate the Childhood Hearing Loss Question Prompt List (CHLQPL) for Parents into Brazilian Portuguese, supporting communication between healthcare professionals and families of children with hearing loss in Brazil. Methods A methodological approach was employed, comprising the translation and cross-cultural adaptation of the instrument, followed by validation through an iterative process involving experts and the target audience. The translation was conducted by bilingual translators, with subsequent back-translation and review by an expert committee to ensure conceptual and cultural equivalence. Validation involved collecting and analyzing feedback from parents of children with hearing loss and audiologists, using the Content Validity Index (CVI) to assess the instrument’s appropriateness. Results The analysis indicated positive acceptance of the translated instrument, with most items achieving a CVI above the threshold of 0.78, reflecting the instrument’s relevance and comprehensibility in the Brazilian context. One specific item did not reach the desired CVI, highlighting the need for further revision to optimize clarity and relevance. Conclusion The translated and validated CHLQPL proved to be an effective tool for the Brazilian context, facilitating family-centered communication and involvement in pediatric auditory care. This study reinforces the importance of adapting and validating assessment instruments to reflect cultural and linguistic specificities, ensuring applicability and effectiveness in assistingfamilies of children with hearing loss.
  • Adaptação e validade de conteúdo do instrumento de percepção do contraste mínimo para a Língua de Sinais Chilena Artigo Original

    González Herrera, Carlos; Kessler, Themis Maria; Pagliarin, Karina Carlesso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Adaptar e validar um instrumento para avaliar a percepção de pares de contraste mínimo na língua de sinais chilena (ChSL). Método Este estudo foi desenvolvido em sete etapas, sendo a primeira delas a identificação dos pares de contraste mínimo na língua de sinais (Etapa 1). Posteriormente, esses pares foram avaliados por quatro juízes especialistas (Etapa 2). Na Etapa 3, um ilustrador profissional criou os desenhos correspondentes a cada par. Na Etapa 4, os pares foram avaliados por juízes não especialistas. A Etapa 5 envolveu o desenvolvimento de materiais do teste. Na Etapa 6, foi produzida uma gravação em vídeo dos estímulos-teste. Na Etapa 7, foi realizado um estudo piloto envolvendo seis crianças e adolescentes surdos. Resultados Na Etapa 1, foram identificados 69 pares de contraste mínimo. Na Etapa 2, os juízes alcançaram taxas de concordância aceitáveis em 46 (CVR ≥ 0,95; AC1=0,659, considerado substancial). Após avaliar sua relevância e presença no vocabulário infantil, os juízes selecionaram 29 pares. Isso foi seguido por uma avaliação de representatividade, que reduziu os estímulos a 24 pares. Na Etapa 3, foram elaborados desenhos para representar cada item dos 24 pares. Os juízes não especialistas (Etapa 4) revelaram a necessidade de redesenhar seis pares. Nas Etapas 5 e 6, as ilustrações foram ajustadas e um vídeo foi gravado para exibir as instruções do teste. Na Etapa 7, a amostra piloto entendeu o teste e o concluiu com sucesso em sua totalidade. Conclusão O instrumento para avaliação da percepção de pares de contraste mínimo em ChSL foi adaptado com sucesso e apresentou validade de conteúdo adequada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to adapt and assess content validity of the the Minimal Contrasts Perception instrument to Chilean sign language (ChSL). Methods this study was conducted in seven stages: stage 1: identification of minimal contrast pairs in sign language. Stage 2: Jugment by four expert judges. Stage 3: Drawings creation. Stage 4: the pairs were assessed by non-expert judges. Stage 5: development of test materials. Stage 6: a video recording of the test stimuli was produced. Stage 7: a pilot study was conducted. Results in Stage 1, 69 minimal contrast pairs were identified. In Stage 2, the judges achieved acceptable agreement rates on 46 (CVR ≥ 0.95; AC1=0.659). After assessing their relevance and presence in children’s vocabulary, the judges selected 29 pairs. This was followed by an assessment of representativeness, which narrowed down the stimuli to 24 pairs. In Stage 3, drawings of the 24 pairs were created. Non-specialist judges in Stage 4 revealed the need for six pairs to be re-drawn. Stages 5 and 6, the illustrations were adjusted, and a video was recorded to display the test instructions. In Stage 7, the pilot sample understood and completed the test successfully. Conclusion the instrument was adapted and displayed adequate content validity.
  • Distúrbio de voz e fatores de risco em profissionais da voz falada: uma revisão integrativa Revisão De Literatura

    Martins, Luyênia Kérlia Gomes; Mendes, Amanda Louize Félix; Oliveira, Priscila; Almeida, Anna Alice

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar evidências científicas sobre o distúrbio de voz relacionado ao trabalho e fatores de risco, além de apontar os sintomas vocais, instrumentos e métodos de avaliação em profissionais da voz falada. Estratégia de pesquisa Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE/PubMed e Scopus. Critérios de seleção Artigos com profissionais da voz falada, que abordassem os fatores de riscos individuais, organizacionais e/ou ambientais vinculados aos sintomas e/ou distúrbios de voz, estudos observacionais, disponíveis na íntegra, sem restrição ao idioma e ano de publicação. Resultados Foram incluídos 58 estudos, maior publicação entre os anos de 2014 e 2022, predominantemente no Brasil, em destaque, o professor. O método de avaliação mais utilizado foi autoavaliação com o uso dos protocolos, seguido da avaliação perceptivo-auditiva e do exame laringológico. Os fatores de risco mais identificados foram os individuais, seguidos dos organizacionais e ambientais, além de terem sido relatados os sintomas vocais sensoriais e auditivos. Conclusão Os fatores mais autorreferidos são ruído, uso intenso da voz, alterações respiratórias, ser do gênero feminino e práticas vocais inadequadas. Quanto aos sintomas vocais sensoriais, destacam-se garganta seca, pigarro e fadiga vocal, e quanto aos auditivos, rouquidão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify scientific evidence about (Work-Related Voice Disorder) and risk factors, as well as to point out vocal symptoms, instruments and evaluation methods in spoken voice professionals. Research strategy Integrative literature review carried out in LILACS, SciELO, MEDLINE/PubMed and Scopus databases. Selection criteria Articles with spoken voice professionals, which addressed individual, organizational and/or environmental risk factors linked to symptoms and/or voice disorders, observational studies, fully available, without restriction to language and year of publication. Results 58 papers were included, the largest publication between the years 2014 and 2022, predominantly in Brazil, with emphasis on the teacher. The most used evaluation method was vocal assessment using self-assessment protocols, followed by auditory-perceptual assessment and laryngological examination. The mostly identified risk factors were individual ones, followed by organizational and environmental ones, in addition to sensory and auditory vocal symptoms having been reported. Conclusion The most often self-reported factors were noise, intense voice use, respiratory changes, being female and inappropriate vocal practices. For sensory vocal symptoms, dry throat, throat clearing and vocal fatigue stand out, and for auditory symptoms, hoarseness.
  • Disfagia orofaríngea na malformação de Chiari tipo I: série de casos clínicos Relato De Caso

    Araújo, Ramon Cipriano Pacheco de; Macedo, Ana Karoliny Pizate de; Godoy, Cynthia Meira de Almeida; Godoy, Juliana Fernandes; Magalhães, Hipólito

    Resumo em Português:

    RESUMO A malformação de Chiari tipo I é uma condição geralmente congênita de herniação das tonsilas cerebelares abaixo do forame magno, que pode levar à compressão das estruturas próximas da fossa craniana posterior ou à obstrução do fluxo do líquido cefalorraquidiano ventril. O tipo I, apesar de raro, é o mais comumente encontrado na população. Este estudo teve como objetivo relatar os achados da videoendoscopia da deglutição, avaliação fonoaudiológica, nível de ingestão oral, risco nutricional e o planejamento terapêutico em três casos de malformação de Chiari tipo I na fase adulta. Foram coletados dados com relação à avaliação fonoaudiológica de mobilidade e força de língua, Tempo Máximo de Fonação, eficiência da tosse e o Índice de Eichner. Foram analisados o nível de ingestão oral e os sinais faríngeos de disfagia em quatro consistências alimentares, de acordo com a classificação da International Dysphagia Diet Standartisation Initiative), por meio da videoendoscopia da deglutição. Para análise e classificação dos resíduos faríngeos, foi utilizado o Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale, enquanto que, para rastrear o risco nutricional, foi utilizado o Malnutrition Screening Tool. Observou-se redução mobilidade e força de língua e no Tempo Máximo de Fonação, enquanto que os sinais faríngeos variaram entre os casos, com presença de fechamento glótico incompleto, escape oral posterior, deglutições múltiplas, resíduos faríngeos e penetração laríngea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Type I Chiari malformation (MCI) is a generally congenital condition of herniation of the cerebellar tonsils below the foramen magnum, which can lead to compression of structures close to the posterior cranial fossa or obstruction of the flow of ventral cerebrospinal fluid. Type I, although rare, is the most commonly found in the population. This study aimed to report the findings of video endoscopy of swallowing, speech assessment, level of oral intake, nutritional risk and therapeutic planning in three cases of Type I Chiari malformation. Data were collected regarding the assessment of mobility and strength of tongue, Maximum Phonation Time (MPT), cough efficiency and the Eichner Index. The level of oral intake and pharyngeal signs of dysphagia were analyzed in four food consistencies, according to the International Dysphagia Diet Standardization Initiative (IDDSI) classification, using swallowing video endoscopy. For analysis and classification of pharyngeal residues, the Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale (YPRSRS) was used, while the Malnutrition Screening Tool (MST) was used to track nutritional risk. Reduced tongue mobility and strength and reduced MPT were observed, while pharyngeal signs varied between cases, with the presence of incomplete glottic closure, posterior oral escape, multiple swallows, pharyngeal residues and laryngeal penetration.
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