Acessibilidade / Reportar erro

Doença inflamatória intestinal: perfil do paciente em tratamento ambulatorial

RESUMO

CONTEXTO

A Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa idiopática são as duas principais formas de doença inflamatória intestinal e possuem crescente incidência e prevalência, tendem a ser progressivas, cursam com recidivas frequentes e assumem formas clínicas de alta gravidade. No Brasil a escassez de dados epidemiológicos relacionados a tais agravos deixa essas pessoas em estado de vulnerabilidade e contribui para o aumento da morbidade.

OBJETIVO

Descrever o perfil dos pacientes portadores de doença inflamatória intestinal atendidos em um ambulatório de doenças inflamatórias intestinais do estado do Rio de Janeiro.

MÉTODOS

Trata-se de uma pesquisa documental retrospectiva, exploratória, descritiva em abordagem quantitativa, realizada de maio a julho de 2016, em uma policlínica universitária, localizada no Rio de Janeiro, em ambulatório de tratamento de doenças inflamatórias intestinais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição CAAE: 55179316.6.0000.5259 /2016, e contou com 556 participantes.

RESULTADOS

Os dados revelam um predomínio das doenças inflamatórias intestinais, nos pacientes do sexo feminino, de cor branca. A doença de Crohn foi diagnosticada em um maior número de indivíduos em relação a retocolite ulcerativa idiopática. Os dados do perfil de localização intestinal mostram a região ileocolônica como mais afetada na doença de Crohn. Foi evidenciado predomínio do fenótipo estenosante na doença de Crohn.

CONCLUSÃO

O predomínio do fenótipo estenosante na doença de Crohn, evidencia a necessidade de estudos aprofundados sobre a temática no Brasil. No mais, os dados obtidos demonstram um perfil epidemiológico da população semelhante ao divulgado em estudos nacionais e internacionais.

DESCRITORES
Doenças inflamatórias intestinais; Doença de Crohn; Colite Ulcerativa; Epidemiologia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br