Acessibilidade / Reportar erro

Revisão sistemática e meta-análise sobre técnicas de polipectomia de pólipos colorretais pequenos e diminutos

RESUMO

CONTEXTO:

A polipectomia de pólipos colorretais é a base da prevenção do câncer colorretal. A identificação da melhor técnica de polipectomia é imperativa.

OBJETIVO:

Esta revisão tem como objetivo comparar a eficácia de nove diferentes métodos de ressecção para pólipos colorretais pequenos (<10 mm).

MÉTODOS:

Pesquisamos e selecionamos apenas ensaios clínicos randomizados. O desfecho primário foi taxas de ressecção completa de pólipos pequenos por confirmação histológica. Os desfechos secundários foram: eventos adversos, taxas de falha de recuperação do espécime e duração do procedimento.

RESULTADOS:

Dezoito estudos, incluindo 3215 pacientes e 5223 pólipos foram analisados. No geral, a polipectomia a frio teve um tempo de procedimento significativamente menor do que a polipectomia a quente (RD -5,92; IC 95% -9,90 a -1,94; P<0,05), sem diferença estatística na erradicação histológica (RD 0,08; IC 95% -0,03 a 0,19; P>0,05). Em relação às técnicas de polipectomia a frio, a alça fria foi considerada superior ao uso de pinça fria nas taxas de ressecção completa e em bloco, além de um menor tempo de procedimento. Ao comparar a ressecção endoscópica da mucosa utilizando alça quente ou alça fria, esta última mostrou não-inferioridade na erradicação histológica, eventos adversos ou taxas de falha do tecido de recuperação.

CONCLUSÃO:

A polipectomia a frio mostrou ser a melhor técnica para ressecção de pequenos pólipos colorretais. Entre os métodos frios, a alça fria dedicada foi considerada superior na erradicação histológica. ressecção endoscópica da mucosa com alça fria pode ser considerado uma opção para pólipos de 5 a 9 mm.

DESCRITORES:
Pólipos do colo, cirurgia; Ressecção endoscópica de mucosa; Seguimentos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br