Acessibilidade / Reportar erro

Desnutrição e complicações clínicas em pacientes cirúrgicos com doença colorretal

RESUMO

CONTEXTO:

A desnutrição é uma condição frequente entre pacientes hospitalizados e é um fator de risco para complicações pós-operatórias.

OBJETIVO:

Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da desnutrição sobre o ângulo de fase (AF), a distribuição de água corporal e complicações clínicas em pacientes cirúrgicos com doença colorretal.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo retrospectivo realizado em um hospital universitário terciário com 40 pacientes admitidos eletivamente. Na avaliação pré-operatória, foram realizadas a avaliação subjetiva global e análise de bioimpedância elétrica com a finalidade de determinarem o estado nutricional, AF, água extracelular (AEC), água intracelular (AIC) e água corporal total (ACT). Na avaliação pós-operatória, o tempo de internação hospitalar e a presença de complicações graves, segundo a classificação de Clavien-Dindo, foram determinados. O melhor ponto de corte do AF para o rastreamento de desnutrição foi obtido a partir da análise da curva ROC.

RESULTADOS:

Dezessete (42,5%) pacientes foram diagnosticados como desnutridos e 23 (57,5%), como bem nutridos de acordo com a avaliação subjetiva global. Doze (30,0%) pacientes desenvolveram complicações pós-operatórias graves. O grupo desnutrido apresentou menores valores de albumina sérica (P=0,012), hematócrito (P=0,026) e AF (P=0,002); enquanto que as relações de AEC/AIC (P=0,019) e AEC/ACT (P=0,047) estiveram elevadas. Além disso, 58,8% dos pacientes desnutridos desenvolveram complicações pós-operatórias graves em comparação a 8,7% dos pacientes bem nutridos. A desnutrição foi fator preditivo independente para o desenvolvimento de complicações pós-operatórias graves (OR=15,00, IC: 2,63-85,68; P=0,002). O melhor ponto de corte do AF obtido foi 6.0º (AUC=0,82; P=0,001) com sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo de 76,5%, 87,0%, 81,3% e 83,4%, respectivamente.

CONCLUSÃO:

A desnutrição foi fator preditivo para o desenvolvimento de complicações graves em pacientes submetidos à cirurgia eletiva coloproctológica de grande porte. Além disso, a desnutrição foi associada a menores valores de AF e maior proporção de AEC. O AF forneceu boa acurácia no rastreamento da desnutrição, sugerindo seu uso como potencial marcador de desnutrição.

DESCRITORES:
Desnutrição; Impedância elétrica; Avaliação nutricional; Cirurgia colorretal

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br