Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre níveis séricos de infliximabe e recorrência endoscópica pós-operatória em pacientes com doença de Crohn submetidos a ressecções ileocólicas: uma revisão sistemática

RESUMO

CONTEXTO:

As taxas de recorrência endoscópica pós-operatória em pacientes com doença de Crohn (DC) são significativas. A terapia anti-TNF é cada vez mais usada no cenário pós-operatório, apesar da escassez de dados na literatura sobre dosagem de níveis séricos e anticorpos da droga.

OBJETIVO:

Realizou-se uma revisão sistemática com o intuito de se avaliar níveis séricos de infliximabe (IFX) em pacientes com DC submetidos a ileocolectomia e correlacionar com a presença ou não de recorrência endoscópica da doença.

MÉTODOS:

Buscou-se por estudos que avaliaram o nível sérico do IFX em pacientes com DC, submetidos a ileocolectomias, correlacionando-os à presença de recorrência endoscópica pós-operatória. Utilizou-se as bases de dados MEDLINE via PubMed e CENTRAL Cochrane Library, e após atingirem os critérios de inclusão, os estudos foram avaliados metodologicamente e foi realizada análise qualitativa dos dados.

RESULTADOS:

Um total de 155 estudos foram identificados e apenas quatro atingiram os critérios de inclusão. Um era estudo de coorte prospectivo, o segundo era um ensaio clínico randomizado e dois eram estudos de coortes retrospectivas, sendo o último exclusivamente em pacientes pediátricos. As evidências encontradas tendem a confirmar a correlação da recorrência endoscópica a baixos níveis séricos de IFX e presença de anticorpos anti-droga. A qualidade da evidência gerada variou de muito baixa a alta, devido à heterogeneidade encontrada entre os estudos e o risco de viés identificado.

CONCLUSÃO:

Baixos níveis séricos do IFX e presença de anticorpos contra a droga estão associados a probabilidade aumentada de recorrência endoscópica pós-operatória nos pacientes com DC submetidos a ileocolectomias. Ensaios clínicos controlados e randomizados com adequada qualidade metodológica são necessários para confirmar as conclusões desta revisão.

DESCRITORES:
Doença de Crohn; Recidiva; Infliximab; Monitoramento de medicamentos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br