Acessibilidade / Reportar erro

Comparação dos escores não endoscópicos para a previsão de resultados em doentes com sangramento gastrointestinal alto na emergência de um hospital de referência em cuidados terciários: um estudo de coorte prospectivo

RESUMO

CONTEXTO:

Tradicionalmente, a doença úlcera péptica era a causa mais comum de sangramento digestivo alto, mas com a mudança da epidemiologia, outras etiologias do sangramento do trato digestivo alto estão emergindo. Muitas pontuações têm sido descritas para prever resultados e a necessidade de intervenção na hemorragia gastrointestinal superior, mas a comparação prospectiva entre elas é escassa.

OBJETIVO:

Este estudo foi planeado para determinar o padrão etiológico de pacientes com hemorragia digestiva alta e comparar os escores de Glasgow Blatchford, o Rockall pré-endoscopia, o AIMS65 e o Early Warning modificado (MEWS) como preditores do resultado.

MÉTODOS:

Neste estudo prospetivo de coorte, 268 pacientes com sangramento digestivo alto foram acompanhados durante 8 semanas. Os escores Glasgow Blatchford, Rockall pré-endoscopia, AIMS65 e MEWS foram calculados para cada paciente, e a área sob a curva (AUC-ROC) para cada pontuação foi comparada.

RESULTADOS:

A etiologia mais comum para a hemorragia gastrointestinal alta foi varizes gastroesofágicas 150 (63,55%), seguida de úlcera péptica 29 (12,28%) e de doença erosiva de mucosa 27 (11,44%). No total, 38 (15,26%) doentes voltaram a sangrar e 71 (28,5%) doentes morreram. No total, 126 (47%) doentes necessitaram de transfusão de componentes sanguíneos, 25 (9,3%) necessitaram de ventilação mecânica e 2 (0,74%) destes doentes necessitaram de intervenção cirúrgica. O escore de Glasgow Blatchford foi o melhor na previsão da necessidade de transfusão (corte - 10, AUC-ROC =0,678). Enquanto o AIMS65 com uma pontuação de ≥2 foi o melhor na previsão de ressangramento (AUC-ROC =0,626) e mortalidade (AUC-ROC =0,725).

CONCLUSÃO:

O sangramento gastrointestinal alto mais comum é de origem varicosa em centro de referência terciária. O AIMS65 é o melhor escore simples, com uma pontuação de ≥2 para prever o ressangramento e a mortalidade.

Palavras-chave:
Sangramento digestivo alto; ressangramento; mortalidade; escore de Glasgow Blatchford, escore Rockall pré-endoscopia; AIMS65; Modified Early Warning Score

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br