Contexto
O tratamento cirúrgico das doenças pancreáticas apresentou uma grande evolução nos últimos anos. A cirurgia minimamente invasiva evoluiu e hoje produz menor trauma graças à utilização da videolaparoscopia com redução do número e tamanho dos trocartes. Recentemente uma nova técnica com uso de portal único foi descrita para diversos procedimentos cirúrgicos.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é apresentar o primeiro caso que se tem notícia de pancreatectomia laparoscópica com portal único do Brasil e da América Latina. Trata-se de uma pancreatectomia distal laparoscópica com preservação de baço usando esta técnica.
Métodos
Paciente de 33 anos de idade, sexo feminino, portadora de tumor neuroendócrino de pâncreas, submetida à pancreatectomia distal com preservação do baço e vasos esplênicos com portal único.
Resultados
O procedimento durou 174 minutos. A perda sanguinea estimada foi mínima e a paciente não necessitou de transfusão. Paciente evoluiu bem, sem intercorrências e recebeu alta hospitalar no quarto dia de pós operatório. Conclusão - Pancreatectomia distal com preservação do baço e vasos esplênicos com portal único é procedimento seguro desde que realizado em centros especializados e por equipes com experiência em cirurgia pancreática e laparoscopia avançada.
Pancreatectomia; Laparoscopia