Acessibilidade / Reportar erro

Achados da colonoscopia em candidatos a transplante hepático

RESUMO

Contexto

Colonoscopia mandatória em candidatos a transplante hepático (TH) é recomendada, mas ainda é controversa.

Objetivo

Investigar a frequência de lesões detectadas pela colonoscopia para endossar o screening de câncer colorretal (CCR) em uma coorte pré-TH de mundo real.

Métodos

Estudo retrospectivo conduzido em um centro único que incluiu 632 indivíduos submetidos a colonoscopia pré-TH.

Resultados

Idade mediana foi 56.9 anos (82,3% eram ≥50 anos). Colangite esclerosante primária (CEP) estava presente em 4.6%. Colonoscopia foi anormal em 438 (69,3%) por: detecção de pólipos (37,7%), alterações vasculares (29,9%), diverticulose (18,4%), características de doença inflamatória intestinal (5,2%) e CCR (0,6%). Histologia estava disponível em 66,8% dos pólipos: hiperplásicos (47,8%), displasia de baixo grau (56,6%) e displasia de alto grau (3,8%). Adenomas de alto risco ocorreram em 8,2% dos 594 indivíduos avaliados. Indivíduos ≥50 anos eram mais prováveis de apresentar colonoscopia anormal e pólipos. Displasia de alto grau e CCR foram encontrados somente em indivíduos ≥50 anos. Pacientes com adenoma de alto risco eram mais prováveis de ter ≥50 anos: não houve associação entre a detecção de adenomas de alto risco e a etiologia da hepatopatia ou o diagnóstico de CEP.

Conclusão

A maioria dos candidatos a TH apresentaram achados anormais na colonoscopia, principalmente pela presença de pólipos. Todos os casos de displasia de alto grau e CCR ocorreram em pacientes ≥50 anos, independente da etiologia da hepatopatia.

Palavras-chave:
Transplante hepático; colonoscopia; câncer colorretal; displasia; pólipos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br