Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre ansiedade e depressão na Doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD)

RESUMO

Contexto:

Este estudo teve como objetivo avaliar a frequência e a intensidade dos sintomas ansiosos e depressivos em pacientes com diagnóstico de doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica [do inglês: Metabolic dysfunction-associated steatotic liver disease (MASLD)].

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo e transversal, resultante do acompanhamento de 106 pacientes do Ambulatório de Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica (A2MG700) da Disciplina de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), São Paulo, Brasil, sem história de abuso de álcool, verificada pelo Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Foram avaliados os dados sociodemográficos, Escala hospitalar de ansiedade e depressão [do inglês: Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS)], Escala de avaliação de ansiedade de Hamilton [do inglês: Hamilton Anxiety Rating Scale (HAM-A)] e Escala de depressão de Hamilton [do inglês: Hamilton Depression Scale (HAM-D)].

Resultados:

Um total 69,8% dos indivíduos eram do sexo feminino com idade média de 61 anos. A maioria dos indivíduos avaliados (71,7%) descobriu a doença por meio de exames de rotina e apresentavam diabetes mellitus tipo 2 (59,4%), dislipidemia (49,1%), hipertensão arterial (68,9%), obesidade (61,3%) e síndrome metabólica [SM (63,2%)]. A análise da escala HADS demonstrou probabilidade de ansiedade em 34% dos participantes e 33% de sintomas depressivos. A escala de intensidade de Hamilton demonstrou que 63,9% dos indivíduos apresentavam ansiedade severa e 54,3% depressão severa. Observamos também relação entre ansiedade, depressão e o sexo feminino, assim como, entre depressão e SM.

Conclusão:

Nossos achados demonstram a presença de ansiedade e depressão em mais de 1/3 dos indivíduos com MASLD avaliados e a maioria apresenta sintomas graves. O grupo era composto por pacientes idosos e com comorbidades, incluindo SM. Observamos correlação positiva entre ansiedade, depressão e sexo feminino, sendo significativa entre SM e depressão.

Palavras-chave:
Ansiedade; depressão; doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br